sexta-feira, 2 de maio de 2008

Casas do PSH 2007 estão em construção em Severiano Melo

As casas do Programa de Subsídio a habitação (PSH) 2007, já iniciaram em Severiano Melo. A informação é do Presidente do SINTRAF-OESTE, João Batista de Carvalho, que visitou as construções nesta tarde. Segundo João, as casas de Francisca Jarqueline, Washington Luiz e Maria de Fátima, Maria Neta, Maria Inácia, Maria Eliete, Anny Caroliny e Maria de lourdes, todas da comunidade da Ipoeira, já tiveram suas obras iniciadas e estão em avançado estado de construção.
Ele ainda informa que parte do material, como: Cimento, areia fina, areia grossa e pedra marroada, tijolo e madeira já foram entregues em todos os locais de construção, podendo, portanto, ser começada a construção coletiva de todas as unidades habitacionais.
As casas ora faladas, tiveram seus contratos assinados em março de 2007, o que gerou, com a demora, muita especulação e desconfiança por toda a comunidade. O Presidente comenta, que algumas pessoas chegaram a agredi-lo com expressões xulas, onde diziam que o mesmo havia “pegado o dinheiro do povo” e não teria casa nenhuma. “Passamos por maus bocados durante esse processo, pois as pessoas ainda não têm consciência da sistemática democrática do trabalho do movimento social organizado, e por isso, muitos não acreditam na nossa boa vontade”, desabafa João Batista.
Apesar de saber que o trabalho não é fácil, João Batista diz que continuará desenvolvendo este estilo de atividade por acreditar que pode contribuir com a melhoria do mundo, sobretudo com os mais carentes.
Chegarão nos próximos dias mais tijolos, e o restante do material será entregue paulatinamente, de acordo com a necessidade de cada obra. Ocorreu um leve atraso em função das chuvas terem destruído parte das estradas que dão acesso às comunidades, mas com a trégua, o processo está a caminho.

terça-feira, 29 de abril de 2008

Ainda sobre os frutos da Viagem em Brasília...


Presidente do Sintraf-Oeste conversa com Presidente do INCRA
Por ocasião da viagem à Brasília, o Presidente do Sintraf-Oeste teve a oportunidade de se encontrar com O Presidente em exercício do Incra, Roberto Kiel. Na oportunidade João Batista abordou o drama vivido pelas 98 famílias da Boa Vista que estão cadastradas no Incra há mais de cinco anos e ainda não conseguiram uma terra para plantar e morar.
Presidente do Sintraf-Oeste em conversa com Kiel
João Batista entregou ao Presidente um documento contendo a relação de todos os agricultores(as) que estão esperando uma decisão da instituição. O mesmo ainda pediu a Roberto Kiel que agilizasse institucionalmente para que estes agricultores pudessem ser colocados em uma situação onde pudessem ter acesso a terra.
Roberto Kiel ainda parabenizou João Batista pela iniciativa da criação do Sintraf-Oeste e mais ainda, pelo fato de estar lutando pela melhoria dos agricultores sem terra da nossa região, coisa que outros sindicatos não fazem.