sexta-feira, 31 de julho de 2009

Dirigentes do PT em todo o Estado se reunirão hoje e amanhã em Natal
Os Dirigentes do Partido dos Trabalhadores de todo o Estado estarão reunidos em Natal hoje apartir das 19:00 horas, no auditório do Sindicato dos Previdenciários, e amanhã o dia todo para debaterem questões relacionadas a eleição 2010, além de outros assuntos.

Futura Presidente participará de evento do PT em Natal

Além de seus dirigentes, o Partido dos Trabalhadores convidou os quatro pré-candidatos a governador pela base governista – Iberê Ferreira, Robinson Faria, João Maia e Carlos Eduardo. Na ocasião, cada um dos pré-candidatos disporá de 15 minutos para falar sobre os seus projetos de candidatura.“Nós queremos saber quais as bases políticas de cada um dos quatro pré-candidatos ao Governo”, afirma o presidente estadual do PT, Geraldo Pinto.
De Severiano Melo participarão João do PT, atual Presidente da sigla, e Damiana Feitosa, futura Presidente do PT em Severiano Melo.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Especialistas afirmam que vírus H1N1 fará vítimas no RN


Fotos: Gabriela Duarte

“Essa doença não tem fronteiras", afirma Kleber Nunes.
O vírus H1N1 está se disseminando cada dia mais rápido pelo mundo, atingindo milhares de pessoas e vitimando algumas delas. No Rio Grande do Norte, o vírus ainda não fez nenhuma vítima fatal, mas segundo declarações do infectologista Kleber Nunes e a coordenadora da secretaria de saúde, Juliana Araújo, em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM nesta quinta-feira (30), a letalidade no Estado é uma questão de tempo.

“Essa doença não tem fronteiras. Ela chegará no nosso bairro, na nossa rua, na escola e as pessoas não tem defesa sob esse vírus”, afirma Kleber Nunes.

A coordenadora do setor de epidemiologia, Juliana Araújo, destaca a mortalidade da doença no futuro. “Vai chegar um ponto que vamos ter vitimas fatais aqui no Estado”, frisa.

A pandemia do vírus já está presente em vários países do mundo e é caracterizado pela combinação de três vírus: o suíno, o das aves e dos humanos que se combinaram, gerando um novo vírus nos porcos.
A diferença da gripe do frango é a transmissão interpessoal. “A diferença da gripe suína é que a transmissão pode ser feita de homem pra homem”, responde o infectologista.

Atualmente, a letalidade da doença atinge 1 a cada 300 pessoas. “Os grandes grupos populacionais tem taxa de 0,3% e 0,4% a cada pessoa. Os cientistas não tem absoluto conhecimento dos casos e como prevenir, mas as secretarias estão fazendo um trabalho para conter a entrada do vírus nos estados do Brasil”, aponta Juliana.
No Rio Grande do Norte, a coordenadora destaca o trabalho conjunto das secretarias. “A ação conjunta com as secretarias dos municípios do Estado, reunindo as regionais de saúde dos municípios para descentralizar o atendimento e definir se os pacientes são de risco ou não para encaminhar para os procedimentos corretos”, detalha a coordenadora.

Os atendimentos no Rio Grande do Norte são feitos Giselda Trigueiro, no Maria Alice e no Santa Catarina.
O infectologista Kleber Nunes destaca os sintomas da doença. “A doença tem sintomas súbitos, com febre elevada, dores no corpo – muscular e nas juntas -, dor de cabeça, sintomas respiratórios e manifestação no trato digestivo, como diarréia, náusea e vomito”, destaca.
“Se uma pessoa tem só tosse e espirro, pode ser outros tipos de resfriado, comum. A doença (H1N1) tem tratamento com drogas e pode ser combatida”, afirma o médico.

Juliana lembra que atualmente a taxa de cura é de 99,6% para os pacientes que fazem o tratamento com o medicamento Tamiflu.
Já o médico, explica os cuidados para não contrair a doença. “A gripe chega de toda maneira e não adianta fechar as escolas, tem que arejar as salas, abrir janelas e evitar lugares fechados”, conta.
Perguntada sobre qual o melhor procedimento para constatar a doença, Juliana Araújo informa. “As pessoas devem procurar as unidades de saúde e contar o que estão sentindo. Se forem passageiros, é importante que eles passem por uma triagem na Anvisa para explicar como aconteceu”, frisa.
O infectologista Kleber afirmou ainda que os pacientes com maiores riscos são as mulheres grávidas, os obesos e as crianças. “Porque toda doença infecciosa como gripe, meningite, grávidas tem um índice de mortalidade maior do que os demais”, declara o médico.
O monitoramento da doença pode ser feito pelo tira-dúvida da Secretaria Estadual de Saúde, no número 0800 281 2801.
ESPIRITISMO E PSICOLOGIA

A partir de 1989 o meio acadêmico foi surpreendido com uma série de livros espíritas trazendo apontamentos psicológicos. As obras passaram a ser conhecidas como "A Séria Psicológica de Joanna de Ângelis".

O médium espírita Divaldo Franco, após psicografar o livro “O Homem Integral”, de autoria do espírito Joanna de Ângelis, ficou impressionado com o conteúdo do qual era intermediário. Desconhecia muitos dos termos utilizados, como também a profundidade da análise feita por Joanna. À época, ela esclareceu-lhe que se tratava de um esboço de um conjunto de obras que estabeleceriam uma ponte entre a psicologia do ponto de vista acadêmico, e a psicologia com um olhar Espírita.

Preocupado com o impacto que esses livros poderiam causar, Divaldo consultou um amigo especialista em Psicologia e Psiquiatria. Este ficou deslumbrado. Tanto os conceitos estavam corretos do ponto de vista acadêmico, quanto apresentavam uma análise especial de correlações com a Doutrina Espírita. Mesmo convencido da validade das obras, Divaldo questionou Joanna de Ângelis, como é que ela tendo desencarnado em 1822, poderia escrever assuntos da atualidade e fazer referências a autores e escritores, a psicólogos, psicanalistas e psiquiatras do século 20. Ela explicou-lhe que o conhecimento sempre flui do mundo espiritual para o terreno. Muitos daqueles que trouxeram diversas correntes psicológicas para a Terra passaram por uma preparação prévia e estiveram em convívio com ela e outros espíritos debatendo e construindo o que aqui apresentariam. Muitos estudiosos do comportamento humano reencar-naram sob a assistência desse grupo espiritual.

Esclarece Joanna que a tarefa da psicologia espírita é tornar-se ponte entre o pensamento espiritista e as notáveis contribuições dos estudos do passado apresentados por eminentes psicólogos. Oferece-lhes um elo que ilumina os recantos e os abismos do inconsciente individual e coletivo, as imagens psíquicas, os impulsos e tendências, os conflitos, os ideais, a busca da plenitude de cada ser na sua larga caminhada reencarnacionista. Mostra também que Jesus era o mais profundo conhecedor da psique.

Atualmente, além dos psicólogos transpessoais e analíticos, outras correntes também examinam a produção mediúnica de caráter psicológico e comprovam sua validade.

A Séria Psicológica do Espírito Joanna de Ângelis, psicografada pelo médium espírita Divaldo Franco atualmente é composta por 15 livros. Em ordem cronológica, são eles: “Jesus e Atualidade”, “O Homem Integral”, “Plenitude”, ‘Momentos de Saúde”, “O Ser Consciente”, “Autodescobrimento: Uma Busca Interior”, “Desperte e Seja Feliz”, “Vida: Desafios e Soluções”, “Amor, Imbatível Amor”, “O Despertar do Espírito”, “Jesus e o Evangelho à Luz da Psicologia Profunda”, “Triunfo Pessoal”, “Conflitos Existenciais”, “Encontro com a Paz e a Saúde” e “Em Busca da Verdade”.

Francinaldo

MOVA-Brasil será avaliado por Fetraf-Médio Oeste em Itaú hoje

Os representantes de Sindicatos e Fóruns da Agricultura Familiar dos municípios de Janduis, Governador Dix-sept Rosado, Itaú, Severiano Melo, Messias Targino, Apodi, Parau, Triunfo Potiguar, Patu e Campo Grande, ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN) da região do Médio Oeste, estarão reunidos nesta quinta-feira dia (30), no município de Itau, para discutir e avaliar as ações do Programa Mova Brasil nos municípios da região do médio oeste.

Segundo informou Pôla Pinto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Messias Targino, a reunião acontecerá na sede do sindicato dos servidores públicos municipais de Itaú e Severiano Melo - Sindserpis, apartir das 8;30 da manhã. Pôla Pinto disse que o principal objetivo da reunião é discutir os impactos que teve o programa na vida dos agricultores que foram alfabetizados na região, as dificuldades e os desafios. Além dos dirigentes estarão participando do encontro monitores e coordenadores locais dos municípios de atuação da FETRAF-RN.
Nota Minha
De Severiano Melo estarão participando o Ex Coordenador Local do Projeto e Presidente do Sintraf-Oeste, João Batista; as monitoras da recente fase: Maria Lidiana, Maria Lúcia e Lúcia de fátima.
Segundo João Batista, este momento será de fundamental importância para que nós possamos avaliar o impacto que o projeto teve na vida das comunidades envolvidas.
Ziulkoski: Governo cumpriu o que disse sobre a compensação ao FPM
“O governo cumpriu até agora o que disse, que faria uma compensação mês a mês”, disse o presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, em relação à complementação da União ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A afirmação foi feita em entrevista ao jornal O Globo, publicado na quinta-feira, 23 de julho, na matéria Governo desembolsa quase R$ 1 bilhão para compensar perda de municípios.

Com base nos estudos desenvolvidos pela Confederação, o presidente afirmou que é normal, ou sazonal, a redução no FPM em julho e agosto, por causa da restituição do IR, e que o repasse começa a melhorar em setembro, atingindo o pico em dezembro. “Devido à crise, essa sazonalidade é reforçada”, avaliou Ziulkoski.
Presidente da Confederação Nacional dos Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski
No inicio do ano, o governo se comprometeu em repassar aos Municípios durante todo o ano R$ 1 bilhão para compensar, de acordo com os valores repassados em 2008, a redução no repasse FPM. O fundo teve impacto com a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de alguns produtos. A redução do IPI foi prorrogada pelo governo por tempo indeterminado.

Previsão
Ziulkoski ponderou que dos recursos previstos, mais de R$ 970 milhões já foram repassados. Porém, de acordo com o último levantamento divulgado pela CNM, o FPM de julho apontou redução de 13,46% em relação ao mesmo período de 2008 (em valores nominais), se confirmado o valor projetado pelo Tesouro para o atual mês.

Para a CNM, a redução está totalmente ligada às desonerações feitas pelo governo envolvendo o IPI e o início do pagamento das restituições do Imposto de Renda

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Presidente do Sintraf-Oeste participou de reunião do Pólo do Biodisel do Sertão do Apodi

O presidente do Sintraf-Oeste, João do PT, participou nesta terça-feira (28), em Caraúbas, da reunião no Pólo do Biodisel do Sertão do Apodi com representantes de prefeituras e entidades não governamentais dos municípios de Janduis, Campo Grande, Caraúbas, Umarizal, Itau, Rafael Godeiro, Apodi, Severiano Melo e Messias Targino.

Superintendente do Projeto Biodiesel nos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte, Edmilson da Cruz

A reunião foi coordenada pelo Superintendente do Projeto Biodiesel nos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte, Edmilson da Cruz. Na abertura da reunião foi feita a Exposição sobre o PNPB, além da apresentação aos participantes do novo articulador do Pólo, que é Antonio Francisco, do município de Campo Grande. Outro ponto discutido foi a reestruturação do GT (Grupo de Trabalho), que terão novos membros que será oficializado junto ao Polo.
João do PT participou da reunião em Caraúbas.

Os técnicos e representantes de ONGs na reunião fizeram vários relatos do desenvolvimento da cultura do girassol pelas empresas de ASTEC. “Foi também discutido a elaboração de um Projeto para o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) que será elaborado por uma equipe de técnicos, garantindo a participação de dirigentes da Fetraf/RN e Fetarn”, esclareceu o sindicalista João do PT que esteve na reunião. Ficou definido que no dia 18 de agosto, será realizado um seminário regional para avaliar as dificuldades, os avanços e os desafios da implantação das ações do novo articulador do Pólo, Antonio Francisco. O seminário será realizado no município de Campo Grande.


Antonio Francisco novo articulador do Pólo

O novo articulador do Pólo, Antonio Francisco, vai visitar todos os municípios que fazem parte do pólo, para apresentar o projeto e definir a realização de seminários municipais. No dia 10 de agosto ele visitará o município de Severiano Melo, onde estará discutindo com os atores locais sobre as questões do biodíeesel em Severiano Melo. Os participantes do Pólo do Biodisel do Sertão do Apodi estarão participando de um Intercâmbio, no Estado do Ceará, para conhecer as expriências, envolvendo a questão do biodisel. A próxima reunião do pólo será dia 25, em Apodi.

De Severiano Melo ainda participaram da reunião, o Secretário de Agricultura Aldessandro Morais e Libério, ambos fazem parte da Ecoeste.




Um pouco sobre o biodiesel

Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido p or diferentes processos tais como o craque amento, a esterificação ou pela transesterificação. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. A mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.

Segundo a Lei nº 11.097, de 13 de janeiro de 2005, biodiesel é um “biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento, para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustível de origem fóssil”.



A transesterificação é processo mais utilizado atualmente para a produção de biodiesel. Consiste numa reação química dos óleos vegetais ou gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador, da qual também se extrai a glicerina, produto com aplicações diversas na indústria química.Além da glicerina, a cadeia produtiva do biodiesel gera uma série de outros co-produtos (torta, farelo etc.) que podem agregar valor e se constituir em outras fontes de renda importantes para os produtores.
STR de Janduis comemorou Dia do Trabalhador da Agricultura Familiar
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduis realizou na segunda-feira (27) um grande evento para comemorar o Dia do Trabalhador Rural. Participaram mais de 35 instuições ligados a agricultura famíliar ,agricultores e agricultoras do município, representantes da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN no Médio Oeste, Deputado Estadual Fernando Mineiro (PT), Geraldo Pinto Presidente estadual do PT, lideranças estaduais entre autoridades da Região. Liderança de Raimundo de Brito em Janduís e no Estado foi destacada durante evento.

Chicão da permissão foi homenageado
Para Raimundo Canuto, o evento foi um sucesso já que discuitu à importância do trabalho no campo para o desenvolvimento da agricultura familiar e principalmente para a economia do município. "Mesmo enfrentando dificuldades, os agricultores e agricultoras de Janduís vêm cultivando suas terras, produzindo e gerando renda e alimentos para seu consumo e comercialização. Temos que cada vez mais valorizar o trabalho desenvolvido pela agricultura familiar para melhoria da qualidade de vida da população janduiense", destacou o sindicalista.
Geraldo Pinto presidente estadual do PT
Além do momento festivo, a diretoria do Sindicato realizou a entrega de uma Comenda, denominada de Sindicalista Raimundo Canuto de Brito. A comenda foi entregue a ex-dirigentes do sindicato, entidades parcerias do movimento social no município e entre outros homenageados, somando um total de mais 40 homenageados.
Deputado Estadual Fernando Mineiro (PT)
O Sindicato Regional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura familiar dos Municipios de Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes, Taboleiro Grande, São Francisco do Oeste e riacho da Cruz - SINTRAF-OESTE, foi um dos homenagiado pela comenda. O presidente do Sintraf-Oeste, João do PT, comenta a importancia da liderança do sindicalista Raimundo Canto de Brito na região e no Estado.”Raimundo Canuto é um exemplo que deve ser seguido por todo nós, não podemos esquecer a contribuição gigantsca que ele nos deu para a fundação do primeiro Sintraf do Estado”, disse João do PT. “É impossível se falar em movimento social sem falar em Raimundo canuto”, completou.
O Sintraf-Oeste foi homenageado

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Sindicato de Janduis promoverá, hoje ,evento para comemorar dia do Trabalhador Rural.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduis realiza hoje, 27, evento para comemorar o dia do Trabalhador Rural. Segundo informou o presidente da entidade Raimundo Canuto de Brito, o objetivo é promover uma confraternização entre os agricultores familiares do municipio de Janduís.
A comemoração acontecerá na Casa da Música, apartir das 9;00, onde participarão agricultores familiares, dirigentes de associações rurais, lideranças locais, representantes da FETRAF do Médio Oeste, Deputado Estadual Fernando Mineiro (PT) entre outros convidados.
Presidente da entidade Raimundo Canuto de Brito
Segundo o Presidente da entidade, a data remete à importância do trabalho no campo para o desenvolvimento da agricultura. “Mesmo enfrentando dificuldades os agricultores familiares vem cultivando suas terras, produzindo e gerando renda e alimentos para seu consumo”, destaca.
Além do momento festivo, a diretoria do Sindicato estará realizando a entregua da Comenda que foi denominada de Sindicalista Raimundo Canuto de Brito, a ex-dirigentes do Sindicato, entidades parcerias do movimento social no município, entre outros homenageados.
Do Sintraf-Oeste, participarão o seu Presidente João Batista e o Tesoureiro, Branco Basílio. O Sintraf-Oeste será homenageado com a comenda Raimundo Canuto de Brito.