quinta-feira, 20 de março de 2008

O aniversariante

Feliz aniversário João Cabral
Ao longo do dia, descobri que tenho um leque de amigos de uma extensão singular. Dentro desta plêiade de luz, encontro João Cabral de Lira, que por coincidência, aniversaria no mesmo dia que Pôla Pinto, portanto, hoje.
A vida deste cidadão tem sido um palco iluminado, onde os refletores transbordam luz que são aspergidas em direção às pessoas que se encontram ao seu redor.
Agricultor inveterado, defensor contumaz do novo sindicalismo, da liberdade de expressão e da igualdade entre os homens, este homem sempre honrou os compromissos assumidos.
A Fetraf/RN está de parabéns por ter um diretor de tamanha grandeza, que por ser assim, inunda as mentes dos seus seguidores com idéias propositivas, rumo à reconstrução de um mundo, sobremaneira, destruido pela desigualdade social.

Parabenizo João Cabral de Lira, mas nós é que comemoramos pelo presente que Deus nos deu, pois, este sim, é um cidadão de valor.


João Batista - Presidente do Sintraf-Oeste
Pôla, o aniversariante do dia
Espaço para um amigo especial
Existem pessoas no mundo, que parecem ter vindo iluminadas e destinadas a servir ao próximo.
A principal meta, consiste em aglutinar os conhecimentos acerca da vida e destiná-los em prol de outrem. Nunca podemos presumir os atos de alguém que tem em mente o bem ao próximo, a competência, a responsabilidade o desejo de servir como princípios e ideais de vida.
Genésio Francisco Pinto Neto (Pôla Pinto) resume tudo isso em sua prática diária. Pois, pelo tempo de convivência que tenho com o mesmo nas lidas diárias do movimento social, percebo que Pôla se destaca como sendo algúem que contribuiu e contribuirá para a melhoria, tão sonhada do nosso mundo.

A Cidade de Messias Targino, está de parabéns por ter um filho tão especial como Pôla Pinto. A Câmara Municipal e a Prefeitura, igualmente, devem se orgulhar desta importante e participante personalidade política, já que o memso tem sido essencial na condução da política local.

Como amigo e conhecedor da sua luta, indicaria sem pestanejar, à Prefeita Shirley Targino, o nome do nosso nobre amigo Pôla para assumir a função de Vice Prefeito na chapa vencedora do Próximo pleito eleitoral, pois entendo que todos ganhariam com esta iniciativa de tão estimada grandeza.

Parabéns Pôla Pinto, e que a Paz possa perdurar na sua família durante a sua existencia aqui na terra.

terça-feira, 18 de março de 2008


Equívocos da malhação de Judas


Costume trazido pelos portugueses e espanhóis, ainda persiste nos dias atuais a famigerada malhação do Judas. Através dela, exteriora-se os sentimentos de violência, vingança, condenação, que ainda persistem no íntimo de muita gente. Refletindo sobre os ensinamentos de Jesus, qualquer pessoa vai lembrar que em nenhum momento Ele condenou alguém.
Judas Iscariotes, um dos doze apóstolos de Jesus, era o tesoureiro do grupo, numa demonstração de confiança que tinham nele. Antes de ser apóstolo era negociante, habituado a vender mercadorias e receber pagamentos. Judas tem sido censurado ao longo dos anos em virtude do seu ato de ter traído Jesus. Mas, um detalhe precisa ser lembrado: Jesus sabia antecipadamente do que ocorreria. É tanto que na ceia da Páscoa, comentou: - "Um de vós me trairá". Mesmo assim, até o ultimo instante, proporcionou ao discípulo inquieto oportunidade ao bem. Por trinta moedas, Judas entregou o Amigo aos adversários, mas logo em seguida fez consciência de culpa. Sem estrutura para enfrentar-se e conviver com os amigos, tentou fugir de si mesmo através da morte.
A história e o inconsciente coletivo, bem como a imaginação da sociedade, condenam de forma intensa Judas e o seu ato. Até os dias atuais, homens ensinam seus filhos a destruir bonecos, com atos de selvageria, na famigerada malhação do Judas. Dessa forma, acabam tirando a oportunidade para uma melhor análise do feito e da pessoa, que resultariam em importante aprendizado. Acerca dos perigos do julgamento de atitudes alheias, o Espírito Joanna de Ângelis nos alerta que os dados disponíveis são sempre deficientes. E a alta carga emocional de simpatia ou antipatia pessoal, responde pelo que se examina, de forma benigna ou maligna. E recomenda ainda que nos envolvamos de amor pelos ingratos, os fracos, os caídos, os delinqüentes, os perversos, lembrando que na medida em que julgarmos seremos julgados. Esclarecem os Espíritos Superiores que Jesus antes de aparecer às mulheres que foram ao túmulo vazio, descera às regiões de sofrimento onde Judas se encontrava após a morte do corpo físico. Fora resgatar o amigo, levando confortando e incentivo para libertar-se da culpa e recuperar-se. Afirmou que nunca o deixaria ou o condenaria.
Judas fechou seu ciclo de dolorosas reencarnações na Terra no século XV. Havia reencarnando na França como Joana D'arc, aquela jovem que ouvia as vozes do além e conduziu exércitos a vitórias. Sofreu traições e perseguições que eram impostas aos adeptos de Jesus, e suas provas culminaram quando ela foi queimada viva na fogueira da inquisição.
Não faz sentido a humanidade continuar condenando Judas. Relembrando aquela época, ele narra: "Olho complacentemente aos que me acusam, sem refletir se podem atirar a primeira pedra!".

segunda-feira, 17 de março de 2008

Participantes do Seminário
Seminário de Economia Solidária aconteceu em Caraúbas
Neste sábado (15), aconteceu em Caraúbas o Seminário de Economia Solidária. O encontro foi organizado pela CUT/RN com a colaboração das coordenadoras e monitoras do programa Todas as Letras.
Estiveram presentes Diretores da CUT/RN, da escola Nordeste, de agricultores, de representantes de associações, de sindicatos e ONGs de diversos municípios da região, além de monitores(as) e alunos do “Todas as Letras”.
As explanações foram voltadas para a economia solidária, onde se produz e se comercializa conjuntamente, respeitando os espaços individuais e de forma agroecológica. Tudo isto foi coroado com a apresentação de diversas experiências de economia solidária, como a de um grupo de jovens que produz produtos de beleza a partir do mel de abelha e a de um grupo e mulheres de Apodi que produz artesanato de palha de forma solidária.

Paulo Bandeira - Diretor da CUT

Paulo Bandeira (Diretor da CUT/RN), destacou a importância que o governo federal tem dado ao campo e a economia solidária. De acordo com Paulo, “o governo tem dado oportunidade para quem produz neste País, o que falta, é a organização em massa da classe produtiva, sobretudo os que o fazem de forma solidária e respeitando a natureza”.
Do Sintraf-Oeste estiveram Presentes, o Presidente João Batista, além de diversos diretores de Severiano Melo, Itaú e Rodolfo Fernandes, que repassarão os conhecimentos adquiridos em oficinas que o Sintraf-Oeste realizará nos municípios de sua base de atuação.