sábado, 23 de maio de 2009

Nas pegadas de Lampião foi lançado em Apodi

Na noite de quinta feira, 21, foi lançado na Casa da Cultura em Apodi, o Projeto “Nas pegadas de Lampião”. A solenidade contou com a presença de autoridades importantes, como é o caso do Vice-Governador do Estado, Iberê Ferreira, da Prefeita de Messias Targino, Shirley Targino, da Prefeita de Rodolfo Fernandes, Bernadete Queiróz, da direção nacional do Sebrae, de representantes de diversos municípios, além do Ator Global, Marcos Palmeira.

O Projeto está sendo implantado em toda a região que compreende o Território da cidadania Sertão do Apodi, que abrange os municípios de Mossoró, Governador Dix-sept Rosado, Campo Grande, Caraúbas, Janduis, Messias targino, Patú, Rafael Godeiro, Olho D’água do Borges,Umarizal, Itaú, Rodolfo Fernandes, Severiano Melo, Apodi e Felipe Guerra. Porém, a rota de Lampião está limitada aos municípios de Mossoró, Governador Dix-sept Rosado, Apodi, Itaú, Umarizal, Martins, Pau dos Ferros, Serrinha dos Pintos, Marcelino Vieira e Luiz Gomes, que serão as cidades onde devem ser exploradas as potencialidades com mais intensidade levando uma proposta de desenvolvimento territorial, tendo a economia da cultura, do turismo e do artesanato com inspiração na estética do cangaço e do sertão para criar novos produtos e novas oportunidades de negócios. Considerando ainda, as vocações e as atividades já existentes no referido território, será através do estímulo ao empreendedorismo, da capacitação, da qualificação e da gestão desses negócios que buscaremos o desenvolvimento da região.

No seu pronunciamento Marcos Palmeira reconheceu a importância do Projeto para a região. “Nas pegadas de Lampião é um projeto que traz o reconhecimento pela história de uma importante personalidade brasileira. Não julgo se Lampião foi herói ou bandido. A questão é que o cangaço, em especial Lampião, tem um forte apelo cultural e histórico para os nordestinos. Por isso é fundamental esse projeto para resgatar a história da região e criar uma identidade cultural", destaca o ator global.

O Vice Governador Iberê cobrou mais empenho dos Prefeitos , pois segundo ele , este projeto traz novos horizontes para a economia deste municípios. Dos 17 municípios, apenas dois tiveram seus chefes do executivo na solenidade.

O Prefeito de Severiano Melo foi representado pelo Professor Alderi

Fazendo parte da equipe que representou o município de Severiano Melo, o Professor Alderi Gomes, representou o Prefeito Silvestre Monteiro, que estava em outra atividade. O Professor recebeu das mãos do Ator Global Marcos Palmeira, um kit do Projeto que será usado para divulgá-lo no âmbito municipal.

Para Alderi, o momento foi de suma importância, uma vez que o Projeto é muito promissor e trará muitas oportunidades para os empreendedores, além de oportunizar o enriquecimento pedagógico, haja vista Lampião ser considerado um ícone na cultura popular nordestina.

ABDA discutui projeto “Conte sua História” com equipe da Secretaria de Educação

O Presidente da ABDA – Agência Brasileira de Desenvolvimento Sócio ambiental, José Salim, esteve em Severiano Melo, nesta quinta feira (21), acompanhado de sua Assessora Maize Pinheiro, onde reuniram-se com a equipe da Secretaria de educação de Severiano Melo. O foco desta reunião foi a apresentação do Projeto “Conte sua História”.


O “Conte sua História”, visa resgatar a identidade do município através de diversos ângulos, uma vez que toda região tem peculiaridades próprias de sua cultura. Fatos históricos marcantes , histórias e lendas criadas e contadas pelos antepassados, assim como as mais recentes, são levadas em conta no momento da construção historica de um povo.

A Secretária de Educação, Maria Antonia comenta que o Município tem um acervo guardado. “Severiano Melo tem uma riqueza cultural imensa, porém, está adormecida por falta incentivo direto para a revivescência deste acervo”, diz a Secretária.

Segundo José Salim, este Projeto já está sendo desenvolvido em diversos municípios e conta com as parcerias do Governo federal, Governo do Estado, banco do Brasil, Banco do Nordeste, sindicatos, Associações, Prefeituras, além de outras.

Em Severiano Melo, o Projeto foi recebido com muito entusiasmo por todos os participantes da reunião, uma vez que o município necessita dar uma alavancada nas questões culturais, além de contribuir para a melhoria do nível educacional dos alunos, uma vez que o projeto visa preparar um material didático de forma contextualizada para ser utilizado nas escolas municipais.

PT amplia liderança partidária e Dilma já ultrapassa 20% de intenção de voto

Pesquisa do instituto Vox Populi realizada entre os dias 2 e 7 de maio mostra que a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, já tem entre 19% e 25% de intenção de votos para a Presidência da República, caso seja candidata em 2010.

O levantamento, que ouviu duas mil pessoas em todas as regiões do país, mostra ainda que o PT continua sendo o partido de maior preferência da população. O índice, que era de 25% em maio de 2008, saltou para 29% agora. Em seguida, vêm PMDB, com 8%; e PSDB, com 7%. O DEM, ex-PFL, tem apenas 1%.

Os números mostram que 59% dos entrevistados têm muita ou alguma simpatia pelo PT. Para 70%, o PT ajuda o Brasil a cerscer.

Encomendada pelo PT, a pesquisa mostra também um quadro de ampla aprovação popular ao governo Lula. A avaliação positiva do presidente (considerando os índices de ótimo, bom e regular positivo) chega a 87%. Para 60%, o Brasil melhorou nos últimos dois anos, enquanto 67% se dizem satisfeitos ou muito satisfeitos com o país.

O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini, comemorou os resultados do levantamento.

“A pesquisa mostra um quadro muito positivo, pois o PT ampliou seu percentual de preferência partidária junto à população, com atributos positivos em vários aspectos. Nosso governo está com mais de 80% de aprovação. Isso mostra o acerto da condução partidária e das medidas de enfrentamento à crise mundial”, afirmou.

Berzoini também destacou a subida de Dilma na sondagem eleitoral. "O desempenho da Ministra Dilma é consistente, levando-se em conta que boa parte da população não a conhece e não sabe ainda que Lula e o PT a apóiam. Vamos apresentar um Programa com mais avanços e novas conquistas para as eleições de 2010, para trabalhar a ampla aprovação da maioria da população ao projeto em andamento no país"

Veja abaixo os principais números da pesquisa, que tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais:

BRASIL

67% estão satisfeitos ou muito satisfeitos, igual a maio de 2008

27% estão insatisfeitos; 5% muito insatisfeitos

Para 60%, Brasil melhorou nos últimos anos

Para 14%, piorou

Para 56%, vai melhorar nos próximos 2 anos

Para 13%, vai piorar

PARTIDOS

Preferência

PT tem 29% da preferência partidária; alta de 4 pontos em relação a 2008 e de 10 pontos sobre 2004.

PMDB tem 8%; PSDB tem 7%; e DEM tem 1%

Eleitores sem preferência: 49%, queda de 15 pontos em relação a 2004 (64%)

Rejeição

PT tem 8% de rejeição, estável em relação a 2008

PMDB tem 5%; PSDB tem 5%; e DEM tem 3%

67% não rejeitam nenhum partido, queda de 2 pontos em relação a 2008 (69%)

Imagem

Primeiro partido que vem à cabeça: PT, 35%; PMDB, 24%; PSDB, 14%.

AVALIAÇÃO DO PT

59% têm muita ou alguma simpatia pelo PT, aumento de 12 pontos sobre 2008

81% acham o PT forte ou muito forte, aumento de 5 pontos em relação a 2008

65% consideram positiva a atuação do PT na política, aumento de 5 pontos sobre 2008

Para 70%, o PT ajuda o Brasil a crescer, aumento de 5 pontos sobre 2008

Opiniões sobre o PT

É dinâmico e trabalhador: 75%, contra 69% em 2008

É moderno, com idéias novas: 75%, contra 69% em 2008

Deve ter candidato próprio à Presidência: 68%, contra 67% em 2008

GOVERNO LULA

Desempenho do presidente

Avaliação positiva: 87% (ótimo, bom e regular positivo), contra 84% em 2008

Avaliação negativa: 13% (ruim, péssimo e regular negativo), contra 15% em 2008

Melhores ações do governo

Programas sociais, 36%; política econômica, 19%; Educação, 8%; Habitação, 7%

ELEIÇÕES

Partido do próximo presidente

Para 34%, próximo presidente deve ser do PT

Projeto de país

Para 73%, próximo presidente deve continuar com todas ou com a maioria das atuais políticas, contra 68% em 2008.

Candidato apoiado por Lula

23% votam com certeza no candidato apoiado por Lula

41% pode votar, dependendo do candidato

10% não votam

22% não levam isso em consideração

INTENÇÃO DE VOTO PARA PRESIDENTE, 1º turno, estimulada

Cenário 1

Ciro Gomes (PSB), Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Heloísa Helena (Psol)

Ciro, 23%; Dilma, 21%; Aécio, 18%; Heloísa, 10%; Branco/Nulo/NS, 18%

Cenário 2

Ciro Gomes (PSB), Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Heloísa Helena (Psol)

Serra, 36%; Dilma, 19%; Ciro, 17%; Heloísa, 8%; Branco/Nulo/NS, 19%

Comparativo: Em relação a maio de 2008, Dilma subiu 10 pontos; Serra caiu 10 pontos; e Ciro caiu 6 pontos.

Cenário 3

Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Heloísa Helena (Psol)

Dilma, 25%; Aécio, 20%; Heloísa, 16%; Brancos/Nulos/NS, 40%

Cenário 4

Dilma Rousseff (PT), José Serra (PSDB) e Heloísa Helena (Psol)

Serra, 43%; Dilma, 22%; Heloísa, 11%; Branco/Nulo/NS, 24%

Cenário 5

Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB)

Serra, 48%; Dilma, 25%; Branco/Nulo/NS, 37%

Rejeição

Heloísa, 17%; Aécio, 13%; Serra, 12%; Dilma, 11%; Ciro, 9%.

Veja a pesquisa na íntegra em www.pt.org.br

quarta-feira, 20 de maio de 2009

Associação da Ipoeira entregou Subprojeto ontem em Pau dos Ferros

A Sethas vem realizando uma verdadeira maratona para arrecadar os subprojetos ao PDS. Ontem e hoje a equipe está de plantão em Pau dos Ferros onde as associações levam os seus subprojetos para serem avaliados preliminarmente.

Ontem o Presidente da AAFI – Associação dos Agricultores(as) Familiares da Ipoeira, Pedro Lucena, entregou o subprojeto da Horta Orgânica Comunitária, , que beneficiará mais de 20 famílias da comunidade.

O empreendimento consiste na perfuração de um poço tubular, na construção de uma cisterna com capacidade para armazenar 50 mil litros de água e na construção de uma horta orgânica comunitária com cerca de 400m².

Com a horta orgânica, a comunidade da Ipoeira terá a oportunidade de ampliar o trabalho realizado no ano de 2008, quando esta mesma comunidade teve um curso de economia solidária e montou um experimento deste tipo e obteve muito sucesso.

De acordo com a análise preliminar, tudo foi entregue conforme rezam as regras do programa.

Vereador destaca a importância da horta orgânica comunitária

O Vereador João do PT destaca a importância que o subprojeto da horta orgânica tem para a comunidade da Ipoeira. De acordo com João esta comunidade já luta por uma oportunidade destas há mais de dez anos e só agora será beneficiada.

O vereador comenta que ações como estas ajudam a reduzir a pobreza rural, pois reinsere o agricultor familiar na condição de gerador/ampliador de renda para o sustento de sua família, além de propiciar uma melhor qualidade de vida através da inserção de alimentos orgânicos em sua mesa.

João ainda informa que o Sintraf-Oeste continuará lutando pela organização de outras comunidades afim de pleitear recursos para elas também.