
sábado, 4 de abril de 2009

quinta-feira, 2 de abril de 2009
Em época onde a consciência ambiental e a necessidade de se proteger contra dengue estão em alta, a Secretaria Municipal de Saúde de Severiano Melo realizou uma campanha de prevenção a dengue.
O Movimento ganhou a adesão da Escola Municipal Ricardo Sérgio de Holanda, da Escola Zilda Algusta, da equipe do Projovem, da equipe do PETI, da equipe de agentes comunitários de saúde, da equipe de agentes de endemias, enfermeiras, Secretaria de Educação, Secretaria de Comunicação e Eventos, do Poder Executivo e da comunidade em geral.
Equipe da Secretaria de Saúde
De acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Isabelle Cavalcante, foram juntados quase 01 tonelada de entulho. “Conseguimos juntar muito lixo. Orientamos as pessoas, que tudo o que juntasse água, deveria ser recolhido e as pessoas entenderam o objetivo, pois trouxeram uma montanha de entulho, livrando assim, a nossa comunidade do risco de contrair a doença”, diz Isabelle.
Montanha de entulho recolhido
Isabelle ainda comenta sobre a real situação do municio em relação a dengue. “Em Severiano Melo as equipes de agentes de endemias encontraram 89 focos de reprodução do aedes aegypty. Por isso, entramos em estado de alerta e resolvemos agir realizando esta campanha de conscientização que surte um excelente efeito”, conclui a Secretária.
O Secretário de comunicação e Eventos, João Batista, destaca a importância deste evento para o município. Segundo o Secretário, ações como esta, deveriam acontecer com mais freqüência, pois são com estas ações que começamos a mostrar para as pessoas, principalmente as crianças, que a melhor forma de se livrar da dengue é cuidando do ambiente doméstico, ou seja, fazendo a limpeza e retirando o material que acumula água.
Secretário de Comunicação e Eventos
João ainda comentou que além da prevenção a dengue, tem outro fator muito importante. “Não podemos esquecer da questão ambiental, já que a maior parte do material que foi recolhido prejudica o meio ambiente, uma vez que leva muito tempo pra se degradar. Sem sombra de dúvidas, estamos fazendo um grande bem à natureza”, conclui o Secretário.
O Prefeito Silvestre Monteiro teceu comentários positivos acerca da ação realizada pela Secretaria de Saúde do Município. Para o Prefeito, a equipe da Secretária, Isabelle Cavalcante, está de parabéns por ter realizado um evento de inestimável valor. Silvestre comenta, ainda que ações como estas terão sempre o apoio do executivo municipal.
Sivestre Monteiro achou a ação positiva
O Prefeito comenta que sente-se incomodado com o número de focos do aedes aegypty. “Quando se trata de saúde pública eu tenho uma preocupação muito grande, visto que este assunto deve ser tratado com muita atenção. No caso dos focos do mosquito, vamos agir com firmeza para que possamos exterminar o mais rápido possível a ameaça de dengue no nosso município”, conclui Sivestre.Para estimular mais ainda a coleta dos entulhos, a Secretaria de saúde divulgou que premiaria as pessoas ou equipes que trouxessem a maior quantidade de entulho. O responsável pela conferência foi o Sr. Francisco Salustiano (cearense), que disponibilizou uma balança para pesar o entulho recolhido pela comunidade.
Cearense informou que muito do que foi juntado serve para mandar para a reciclagem, e ele mesmo se encarrega disto, visto que já tem experiência de compra deste material.
Cearense pesou todo o material
Segundo Cearense, a equipe que trouxe a maior quantidade de entulho foi a do Projovem com 482 kg, seguida da equipe do Peti com 408kg de material.
Equipe do Projovem
Com o resultado em mãos, a Secretária Isabelle Cavalcante, entregou um ventilador para cada equipe. As demais pessoas receberam cestas básicas e a criançada foi premiada com ovos de páscoa.
Equipe do Peti
Isabelle comenta a importância da premiação; “É uma forma de valorizar o trabalho e empenho das pessoas que participaram”, finaliza Isabelle.
quarta-feira, 1 de abril de 2009

segunda-feira, 30 de março de 2009
A Secretaria Municipal de Saúde de Severiano Melo lançou uma grande campanha de combate ao Aedes aegypti, que é o mosquito transmissor da dengue. A informação é da Secretária de Saúde, Isabelle Cavalcante que está empolgada com o sucesso do seu trabalho nesta Secretaria.

Aedes aegypti
De acordo com a Secretária, foram mobilizadas as escolas, todas as Secretarias municipais, as Igrejas, entidades da sociedade Civil, as escolas das redes municipal, estadual e particular de ensino, e a população de um modo geral.
Isabelle Cavalcante
Isabelle comenta que a campanha consiste em fazer uma limpeza geral na sede do município, e para isso, está sendo organizado um mutirão popular onde cada cidadão deve recolher o seu lixo reciclável e apresentá-lo à equipe da Secretaria de Saúde que estará de plantão na praça pública no dia 02 (quinta feira), onde, de posse deste material, dará um destino correto para os plásticos, metais, pneus ou qualquer tipo de material que possa acumular água. Após este primeiro evento, a equipe da Secretaria fará um rodízio em todas as comunidades, reproduzindo e multiplicando esta ação de limpeza e cidadania.
Segundo a Secretária, foram encontrados 89 focos do mosquito no município, ocasionando um estado de alerta. “Tivemos 01 caso confirmado da doença e mais 06 pessoas com suspeita procuraram atendimento médico onde colheram material para exames e esperam pelo resultado do laboratório. Não podemos ficar de braços cruzados esperando que o vilão da dengue nos ataque, esta campanha mostra que podemos resolver este problema com atitude”, conclui Isabelle.