domingo, 29 de maio de 2011

Associação faz o lançamento oficial do Nome da Banda Filarmônica de Severiano Melo
A Associação Severianense Recreativa de Desporto e Cultura  fez em solenidade na noite de sexta feira (27), o lançamento oficial do nome da Banda. Segundo João Batista de Carvalho, que é o Presidente da Associação, a banda chamar-se-á, a partir de agora, “Banda Filarmônica Maria Augusta de Macedo”. Maria Augusta, que era extensionista da Emater, e hoje  está aposentada,  viveu no município na década de 70 e  em apenas cinco anos, revolucionou a cultura do lugar. Dentre as ações realizadas por augusta destacamos a criação da CNEC – Campanha Nacional de Escolas da comunidade, incentivo aos movimentos populares com danças folclóricas como a  dança do camaleão, dança da Araruna. Dança do  pastoril, além de outras.
Maestro Aglailson, Maria Augusta, D. Mariano Manzana, João Batista, Padre Flávio e os músicos da Banda
Para contar a historia de Maria Augusta de Macedo, foi lido um cordel pela Professora Maria Antonia, de autoria de um cordelista da terra.
Maria Augusta de Macedo
De acordo com Dona Maria Salete, que foi contemporânea de Augusta, ela sempre foi um exemplo de dedicação e zelo pela cultura popular, por isso merece a homenagem. “Augusta foi quem incentivou as festas juninas no município, levou o nome de Severiano Melo para outras regiões. Poderíamos dizer que ela contribui para um salto  de uns 20 anos em apenas cinco,  em termos de evolução cultural, de forma que a homenagem é mais do que justa. É o mínimo que poderíamos  fazer por alguém tão especial”, comenta Dona Salete.
Augusta em seu pronunciamento emocionado comentou que ficou muito feliz, apesar de saber que tudo o que foi feito no período que esteve aqui, não foi só mérito seu e sim de pessoas que muito contribuíram para que as coisas acontecessem. “Não posso ser injusta e querer dizer que tudo aconteceu só por minha causa, pois não podemos esquecer da Professora Titica, de Salete de Bevé,  de Conceição Melo,  de Dadá Melo, de Cleonice Holanda, de Cecília Holanda, Ah meu Deus, de tantas outras pessoas... contemporâneas. Eu era extensionista da Emater e vivia constantemente em convívio com todas as comunidades, e isto me ajudou a desenvolver o que queria junto com estas pessoas que são ou foram tão importantes como eu neste processo de construção social”, falou emocionada Augusta.
A Banda filarmônica Maria Augusta de Macêdo, fez apresentação de quatro musicas para um público de mais de 300 pessoas.

Bispo Dom Mariano Abençoou a Banda de Música de Severiano Melo
Na solenidade de lançamento do nome da Banda Filarmônica Maria Augusta de Macedo, o Bispo da Diocese de Santa Luzia  deu benção para a referida Banda. Em seu pronunciamento, o Bispo comentou que ficou muito emocionado com o trabalho que está sendo desenvolvido pela ASERDEC – Associação Severianense Recreativa de Desporto e Cultura, visto que, ações como essa proporcionam mais oportunidades para o desenvolvimento cultural  do lugar, e quem sabe se não seremos contemplados com artistas de destaque daqui há algum tempo.
Para o Presidente da Associação, Sr. João Batista de Carvalho, a benção do Bispo foi mesmo providencial, pois não poderia existir melhor momento para os músicos, visto que agora já receberam as bênçãos divina vindas pelo Bispo Dom Mariano Manzana.

INTERTV Cabugi exibiu reportagem sobre horta de Severiano Melo

A INTERTV Cabugi, afiliada da Rede Globo no Rio Grande do Norte, exibiu no dia 13 do mês corrente, uma reportagem sobre a Horta Organica Comunitária da Associação dos Agricultores e Agricultoras familiares de Ipoeira. A referida reportagem foi gravada no local onde são cultivadas as hortaliças da Associação.
Segundo João do PT, um dos entrevistados pela reportagem, este momento é de fundamental importância, pois mostra o quanto o projeto é importante para a comunidade e para o município. “estamos muito felizes com o desenrolar deste processo, pois a horta orgânica da Ipoeira já transpôs barreiras estaduais. Hoje o nosso projeto é visto por milhares de pessoas no Estado, através da TV local e no Mundo, através da internet”, comenta João. João ainda diz que este projeto mudou a realidade das famílias envolvidas, visto que são mais de 20 pessoas trabalhando diariamente na horta e mais de 800 familias que recebem o alimento através do PAA – Doação simultânea da CONAB. “´´E o governo federal contribuindo para o desenvolvimento da Agricultura familiar”, diz João.
O projeto tem o apoio do Sintraf – Severiano Melo e da Fetraf/RN, que estão implantando um novo sindicalismo, com incentivo às boas práticas da agricultura familiar.
A reportagem está disponível no site da Inter tv Cabugi no seguinte endereço: http://in360.globo.com/rn/noticias.php?id=8707