domingo, 29 de maio de 2011

Associação faz o lançamento oficial do Nome da Banda Filarmônica de Severiano Melo
A Associação Severianense Recreativa de Desporto e Cultura  fez em solenidade na noite de sexta feira (27), o lançamento oficial do nome da Banda. Segundo João Batista de Carvalho, que é o Presidente da Associação, a banda chamar-se-á, a partir de agora, “Banda Filarmônica Maria Augusta de Macedo”. Maria Augusta, que era extensionista da Emater, e hoje  está aposentada,  viveu no município na década de 70 e  em apenas cinco anos, revolucionou a cultura do lugar. Dentre as ações realizadas por augusta destacamos a criação da CNEC – Campanha Nacional de Escolas da comunidade, incentivo aos movimentos populares com danças folclóricas como a  dança do camaleão, dança da Araruna. Dança do  pastoril, além de outras.
Maestro Aglailson, Maria Augusta, D. Mariano Manzana, João Batista, Padre Flávio e os músicos da Banda
Para contar a historia de Maria Augusta de Macedo, foi lido um cordel pela Professora Maria Antonia, de autoria de um cordelista da terra.
Maria Augusta de Macedo
De acordo com Dona Maria Salete, que foi contemporânea de Augusta, ela sempre foi um exemplo de dedicação e zelo pela cultura popular, por isso merece a homenagem. “Augusta foi quem incentivou as festas juninas no município, levou o nome de Severiano Melo para outras regiões. Poderíamos dizer que ela contribui para um salto  de uns 20 anos em apenas cinco,  em termos de evolução cultural, de forma que a homenagem é mais do que justa. É o mínimo que poderíamos  fazer por alguém tão especial”, comenta Dona Salete.
Augusta em seu pronunciamento emocionado comentou que ficou muito feliz, apesar de saber que tudo o que foi feito no período que esteve aqui, não foi só mérito seu e sim de pessoas que muito contribuíram para que as coisas acontecessem. “Não posso ser injusta e querer dizer que tudo aconteceu só por minha causa, pois não podemos esquecer da Professora Titica, de Salete de Bevé,  de Conceição Melo,  de Dadá Melo, de Cleonice Holanda, de Cecília Holanda, Ah meu Deus, de tantas outras pessoas... contemporâneas. Eu era extensionista da Emater e vivia constantemente em convívio com todas as comunidades, e isto me ajudou a desenvolver o que queria junto com estas pessoas que são ou foram tão importantes como eu neste processo de construção social”, falou emocionada Augusta.
A Banda filarmônica Maria Augusta de Macêdo, fez apresentação de quatro musicas para um público de mais de 300 pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário