sábado, 16 de abril de 2011

    Governo Federal recebe Fetraf

Foto: Ubirajara Machado / MDA

Governo Federal recebe Fetraf
Os ministros da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e do Desenvolvimento Agrário (MDA), Afonso Florence, receberam nesta sexta-feira (15), no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), a pauta da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (Fetraf). O documento entregue pela coordenadora geral da Fetraf, Elisângela Araújo, aborda temas como acesso à terra e renda da agricultura familiar e reforma agrária e desenvolvimento de políticas para juventude, mulheres, meio ambiente, saúde e educação no campo.
O ministro Gilberto Carvalho destacou a abrangência da pauta, que faz parte da Sétima Jornada de Luta da  Fetraf. O Ministro Afonso Florence reforçou: “São itens estratégicos, que ampliam o debate para o fortalecimento da agricultura familiar e da reforma agrária no Brasil”.
Florence lembrou que o encontro com a Fetraf faz parte do processo nacional de negociação do governo federal com movimentos da agricultura familiar e reforma agrária. Desde fevereiro foram recebidos o Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo e a Via Campesina, a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Contag), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Movimento de Libertação dos Trabalhadores Sem Terra (MLST), o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a Confederação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq) e Fórum Nacional pela Integração dos Povos.
Também participaram da reunião a secretária-executiva do MDA, Márcia Quadrado; os secretários de Agricultura Familiar, Laudemir Müller, de Reordenamento Agrário, Adhemar Lopes, e de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Souza, e a diretora de Políticas para as Mulheres Rurais e Quilombolas, Andrea Butto.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

1º Encontro de Vereadores e Vereadoras do PT será realizado neste sábado.


Os mandatos dos vereadores, Raimundo Canuto de Brito (Janduís), Lucélia Ribeiro Dantas (Patu) e de Pôla Pinto (Messias Targino) do Partido dos Trabalhadores (PT) vão realizar neste sábado (9), no Santuário do Lima, em Patu/RN, o 1º Encontro de Vereadores e Vereadoras do Partido dos Trabalhadores das Regiões Alto e Médio Oeste do Estado.


Segundo o vereador Pôla Pinto, o encontro terá como principal objetivo promover o intercâmbio entre os mandatos dos vereadores através de relatos de experiências vivenciadas pelos edis em seus respectivos municípios. Deverão participar do evento 23 vereadores de 13 municípios das duas regiões.
Sindicatos e Fóruns ligados a FETRAF-RN vão se reunir nesta sexta-feira em Triunfo Potiguar


Os representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais dos municípios de Upanema, Janduis, Governador Dix-sept Rosado, Apodi, Messias Targino, dos Sintrafs de Campo Grande e Severiano Melo e dos Fóruns da Agricultura Familiar dos municípios de Paraú, Patu e Itaú ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN), da região do Médio Oeste, vão se reunir nesta sexta-feira (15), no município de Triunfo Potiguar.

Segundo o presidente do Sintraf de Messias Targino e Coordenador Estadual de Formação Sindical e Profissional da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte - FETRAF/RN, Pôla Pinto a reunião será na sede da Câmara de vereadores de Triunfo, a partir das 8:30h .


O principal ponto de discussão da reunião será a 6ª Jornada de Luta da Agricultura Potiguar Familiar Nacional, Regional e Estadual, que está sendo organizada pela FETRAF/RN.

Reunião da FETRAFRN Regional será em Triunfo Potiguar.



Para o dia 19 deste mês, a pauta será entregue nos órgãos federais, como Caixa Econômica e Ministério do Desenvolvimento Agrário MDA. No mesmo dia também será feita a entrega da pauta em várias secretarias do governo do estado.


No dia 3 de maio, uma representação de FETRA/RN com 50 pessoas entre agricultores familiares e dirigentes da federação vão participarem em Fortaleza (CE), da 6ª Jornada de Luta da Agricultura Familiar do Nordeste com a participação de representantes de 9 estados.

No estado do Rio Grande do Norte, a 6ª Jornada de Luta da Agricultura Familiar Potiguar será dia 18 de maio, onde estão sendo mobilizados pela FETRAF/RN, 2 mil agricultores de todas as regiões do estado para participar deste evento.João Cabral coordenador da FETRAFRN


Também na reunião será discutido e avaliado pelos dirigentes o funcionamento do PNAE na base da federação na região.

Ainda deverão participar da reunião representantes dos municípios de São Francisco do Oeste, Rafael Godeiro, Almino Afonso, Olho D´Agua dos Borges e Frutuoso Gomes.