sexta-feira, 4 de abril de 2008

Agricultores(as) familiares demonstram confiança no novo sindicalismo
O novo sindicalismo praticado na região, com vários resultados concretos, vem recebendo o apoio dos Agricultores(as) familiares dos municípios.
A questão da previdência social é também uma das prioridades que vem sendo trabalhadas pela entidade. Segundo João Batista, o principal desafio é realizar um trabalho para que todos os agricultores(as) familiares tenham seus direitos previdenciários assegurados. Uma das medidas adotadas é o cadastramento do(a) agricultor(a) familiar na previdência no ato da sua filiação ao Sindicato.
Esta semana a concessão da primeira aposentadoria por idade encaminhada pelo sintraf-Oeste repercutiu positivamente na base. “Além deste já concedido, temos mais de 70 benefícios para serem encaminhados ao INSS. Isto prova que o Sintraf-Oeste tem trabalhado para melhorar a vida do(a) Agricultor(a) familiar”, diz o Presidente João Batista.
INSS concedeu o beneficio de imediato
João ainda informa que diretoria do Sintraf-Oeste já se reuniu com o diretor do INSS em Pau dos Ferros e em breve estará se reunindo com o de Apodi para agilizar os encaminhamentos dos benefícios previdenciários.
Novo modelo de sindicalismo é destaque na região

Dentro do processo do novo sindicalismo que está sendo trabalhado pela Fetraf/RN, a criação do Sintraf-Oeste contribuiu de forma gigantesca para a construção de um novo modelo organizacional da região, inclusive já sendo considerado como experiência modelo em todo Estado e servindo como discussão para outras regiões.

Fundação
O Sintraf-Oeste (Sindicato Regional dos Agricultores(as) familiares de Severiano Melo, Itaú, Taboleiro Grande, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste e Riacho da cruz), foi criado no dia 08 de dezembro de 2007 por ocasião da realização do I Congresso regional da Agricultura familiar, ocorrido em Severiano melo. Em torno de 400 agricultores(as) Familiares oriundos destes 06 municípios, formaram o corpo de delegados ao congresso e que deliberaram pela criação do Sindicato. O processo de discussão do Sintraf-Oeste durou 02 anos, pelo fato de ser o primeiro no Estado e também por ter uma abrangência regional.

Congresso de Fundação do Sintraf-Oeste
Na última reunião da fetraf, discutiu-se a criação de outros Sintraf’s regionais, principalmente nas regiões do Vale do Açu e no entorno de Campo grande.

Meta
Segundo o sindicalista, João Batista, a primeira meta do Sintraf-Oeste foi desenvolver várias atividades voltadas para a formação, priorizando a questão da identidade do novo sindicalismo, que consiste na participação efetiva do(a) agricultor(a) familiar nas decisões da instituição e, sobretudo, na prática da produção agroecológica.


Ações do Sintraf-Oeste

Hoje o Sintraf-Oeste está totalmente legalizado e habilitado para desenvolver diversas políticas públicas. Algumas já estão em andamento, como:


Habitação
- Habitação, onde já temos 14 casas (10 em Severiano Melo e 04 em Itaú) em processo de construção e mais 115 cadastros oriundos dos municípios da base, que já estão na Cooperhaf/RN para serem aprovados;


Cisternas de placas
- Mobilização de famílias para a construção de 135 cisternas de placas do programa P1MC, além de outras que foram mobilizadas em parceria com o FUMAC para a construção de outras 80 cisternas;


Conab
- Organização dos agricultores(as) familiares para a compra da produção pela Conab;


Feira
- O Sintraf-Oeste conseguiu uma verba de R$ 30.000,00, advinda do Programa Territórios da Cidadania, que será destinada a construção da feira agroecológica do Município de Severiano Melo.
STR e CAIC abrigam famílias desabrigadas em Apodi
O sindicato dos trabalhadores rurais de Apodi e o CAIC estão servindo de abrigo para algumas famílias que tiveram suas casas invadidas pela força das águas.

Sindicato recebeu as famílias desabrigadas
A solidariedade das pessoas está contribuindo de forma decisiva, para que estas pessoas ganhem força para superar as dificuldades enfrentadas.


Famílias Desabrigadas
Entidades, políticos, populares estão solidárias as pessoas desabrigadas, ajudando com alimento, roupas e outras coisas, amenizando assim o sofrimento dessas pessoas.

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Barragem de Santa Cruz tranborda com mais de 01 metro de lâmina
A Barragem de Santa Cruz que iniciou sua sangria onde por volta das 00:05hs está tranasbordando com uma lâmina de mais de 01 metro de altura
Água em abundância

Barracas estão inundadas

Ontem ao meio dia
Os estragos causados pela violência da água são enormes. A começar pelos barraqueiros que normalmente recebem os turista logo atraz da sangria,~tiveram suas barracas alagadas.


Ponte da entrada de Apodi

quarta-feira, 2 de abril de 2008



Federação realiza Seminários em todas as regiões


A Fetraf/RN está realizando seminários em todas as regiões de sua base de atuação. Seguindo uma agenda proposta no Seminário Estadual de Auto-Sustentação financeira, realizado em Natal, no início de março, a instituição já realizou três eventos deste tipo nas regiões: Canavieira, Mato grande e Potengi.
Hoje será realizado mais um. Desta feita, em Governador Dix-Sept- Rosado, onde teremos a participação de dirigentes sindicais de 14 municípios do Alto e Médio-Oeste ligados a Fetraf/RN.
A região do Médio-Oeste destaca-se pelo nível de organização dos seus sindicatos, que vem realizando um trabalho muito importante frente à organização do movimento social. De acordo com o dirigente sindical Pôla Pinto, de Messias Targino, o trabalho realizado por este grupo tem ganhado os espaços da mídia falada e escrita do nosso Estado, principalmente pela seriedade que é desenvolvido e pela importância que o mesmo representa frente ao desenvolvimento da região.
No seminário de hoje, será deliberado sobre finanças, e há uma convicção de que, com a capacidade de diálogo dos dirigentes da região, e da eficiência da coordenação da Fetraf/RN, conseguir-se-á encaminhar propostas de auto-sustentação para a esta região.
Do sintraf-Oeste participarão o Presidente da entidade, assim como o tesoureiro e mais os coordenadores de assuntos financeiros de cada município da base do sindicato.

terça-feira, 1 de abril de 2008

22 estudantes de Severiano Melo foram aprovados no vestibular da UERN

Um fato importante vem acontecendo nos últimos anos em Severiano Melo. Muitos jovens estão sendo aprovados nos concursos vestibulares. Segundo o Professor Leonildes Oliveira, este fenômeno tem uma explicação lógica: Com a realização do concurso realizado pela prefeitura no ano 2000, muitos professores comprometidos com a educação foram contratados, e com isto, houve uma verdadeira revolução que só conseguimos perceber agora.
No ano passado tivemos 18 jovens aprovados no vestibular da UERN, neste ano, o numero subiu pra 22, suparando as outras cidades circunvizinhas.
Este blog parabeniza os aprovados e deseja que a educação no nosso município continue sendo tratada com o devido respeito e comprometimento que merece.

A grande verdade
Contrariando a tradição da data, eis aqui uma grande verdade! Há exatos cinco anos, publicávamos neste espaço, o primeiro, de uma série de artigos com temática espiritista. Ato de pioneirismo do O Mossoroense, a quem seremos sempre gratos, concedendo aos seus leitores a oportunidade de tomar conhecimento do que ensina a Doutrina Espírita, esse manancial de bênçãos que ao longo dos anos tem esclarecido curiosos e aliviado aflitos.
Conjunto de princípios e leis revelados pelos Espíritos Superiores, o Espiritismo é também uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos e suas relações com o mundo corporal. Proporciona uma visão mais ampla ao conhecimento das coisas, permitindo que as pessoas saibam de onde vêm, para onde vão e porque estão na Terra.
Os ensinamentos básicos da Doutrina Espírita estão dispostos em cinco livros, chamados de Codificação Espírita. O Livro dos Espíritos é a primeiro deles. De autoria dos Espíritos Superiores e organizado por Allan Kardec - O Codificador -, traz um conjunto de informações através de mil e dezenove perguntas e respostas, acerca das causas primárias, do mundo dos Espíritos, das leis morais e das esperanças e consolações. A segunda obra, O Livro dos Médiuns, é um tratado sobre mediunidade, indispensável a todos que se interessam pelo conhecimento e pela realização de trabalhos mediúnicos. Aqui cabe um esclarecimento: prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina e dentro da moral cristã. O Evangelho Segundo o Espiritismo é a terceira obra da Codificação. Revive os ensinamentos de Jesus, especialmente os de ordem moral, sem a forma alegórica e a linguagem mística usuais no tempo em que foram escritos os Evangelhos, e sem os desvios interpretativos, os acréscimos e supressões nas idéias originais, muitas vezes dando sentido a interesses pessoais. Alerta o Espírito de Verdade que "no Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele enraizaram". Na seqüência, vem O Céu e o Inferno, contendo o exame comparativo sobre a passagem da vida corporal para a vida espiritual, as penas e recompensas futuras, os anjos e os demônios e principalmente esclarecendo que céu e inferno não existem: são estados de consciência. Por último, A Gênese, mais um passo adiante nas conseqüências e aplicações do Espiritismo. Tem por objetivo o estudo de três pontos: A Gênese, os milagres e as predições ou profecias.
Através do Espiritismo, em termos claros e compreensíveis para as pessoas comuns, sem necessidade de intermediários exclusivistas, há uma nova ligação da criatura com o Criador. O Espiritismo consola os humildes de coração e dá força aos que procuram o caminho da conduta equilibrada. Mostra o sentido da vida, não somente na realidade do mundo em que vivemos, mas também nas esferas espirituais que nos esperam. É uma orientação permanente para as almas enfermas e sofredoras, conduzindo-as à certeza de dias melhores, desde que seja cultivado o propósito de amor a Deus e ao próximo.

segunda-feira, 31 de março de 2008

Nassif revela evidências de ''dedo tucano'' no suposto dossiê

O jornalista Luis Nassif conseguiu informações de bastidores que indicam a participação de tucanos na elaboração do suposto dossiê que a revista Veja e o jornal Folha de S. Paulo --coincidentemente, dois veículos simpáticos ao tucanato-- andaram divulgando na última semana. Segundo informação postada no blog do Nassif, há inúmeras indicações que o suposto dossiê foi produzido por membros do governo Fernando Henrique para causar um ''fato político'' que estourasse no colo do Palácio do Planalto.

No sábado (22), mesmo dia que a revista Veja chegou às bancas com a ''notícia'' sobre o suposto dossiê, o Vermelho publicou matéria do jornalista Cláudio Gonzalez que também levantava a hipótese do documento ser obra da própria direita, interessada em reeditar o episódio ocorrido às vésperas das eleições de 2006. (Leia aqui <
http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=34588)

Agora, Nassif traz novos indícios que fortalecem esta hipótese. Ele mesmo diz estar convencido de que o tal dossiê é uma armação. ''Não é a primeira vez que sigo a intuição e aposto em uma direção. Se estiver errado, pago o pato: me penitenciarei publicamente aqui no Blog e me exporei aos ataques dos adversários. Mas minha convicção sobre a natureza do suposto dossiê está
mais forte'', diz ele.

''Tanto na matéria da Folha quanto da Veja, não havia uma indicação nem de onde veio o tal dossiê, nem quem foi chantageado por ele. E essa ausência absoluta de informações acende a luz amarela em qualquer jornalista com experiência em reportagem investigativa'', explica Nassif.

Francisco Gilberto