sexta-feira, 28 de março de 2008

Hoje é mais um dia feliz

Hoje quero pedir licença aos meus caros leitores, para falar de algo muito especial para mim. Nada melhor do que amanhecer o dia com a sensação de alegria, de felicidade, de júbilo pela passagem de mais um ano de vida. É assim que me sinto ao completar mais um aniversário.
Quero aproveitar este momento sublime, para dizer, do âmago do meu ser, que hoje, 28 de março de 2008, me sinto realizado pelas conquistas obtidas, e pelos percalços passados que serviram de aprendizado na minha vida.
Nasci em uma família humilde, onde a disciplina, o respeito e o amor ao próximo, sempre estiveram presentes como princípios fundamentais. A minha mãe, que se mudou para o plano espiritual há 19 anos, ensinou-me que para viver feliz, faz-se necessário transmitir felicidade antes de tudo; para ser amado, é necessário amar sem esperar o retorno imediato e, para ser servido, é preciso servir sem cessar.
Tenho lutado incessantemente para que estes ensinamentos sejam colocados em prática no labor diário. Com isto, o sentimento de vitória está presente rotineiramente, levando-me a confirmação de que a minha genitora tinha razão.

Aparecida e João Batista
Jamais esquecerei de lembrar que nesta data, alguém por quem tenho um amor sublime, também aniversaria. A minha irmã Aparecida Oliveira merece um destaque especial, pois teria dificuldades para descrever, como seria a minha vida sem a presença deste ser angelical, iluminado. “Saiba Minha linda princesa, sem você, o mundo seria opaco”.
Tenho construído muitas amizades, e desejo sinceramente, continuar a serviço do bem, pois entendo que só assim, ajudarei a melhorar o mundo.

João Batista de carvalho.

quarta-feira, 26 de março de 2008

A difícil renúncia

Eis que um moço rico aproxima-se de Jesus e pergunta-Lhe o que deve fazer para adquirir a vida eterna. Recomendou-lhe Jesus que guardasse os mandamentos. O jovem replicou-O dizendo que já fazia isso desde que chegou à mocidade. Perguntou então o que mais faltava fazer. Disse-lhe Jesus: "Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá-o aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me". Conforme narra o Espírito Amélia Rodrigues (Primícias do Reino - psicografia Divaldo Franco), as palavras doces e enérgicas de Jesus causaram-lhe agitação. Vivia na riqueza, mas faltava-lhe algo. Podia segui-Lo, mas... Era jovem vigoroso, competidor nas corridas de bigas, que lhe davam honras, vaidades atendidas, bajulações. Queria primeiramente disputar os triunfos dos jogos. Ante a negativa do Mestre, foi-se embora, tristonho.
Assim como o moço rico, todos os dias travamos batalhas interiores. Dificilmente queremos abrir mão de situações que se observadas mais atentamente não nos acrescentam nada. Diz o Espírito Joanna de Ângelis (Jesus e o Evangelho à luz da psicologia profunda - psicografia Divaldo Franco) que a superioridade do ego conduzindo o indivíduo faz com que este se apegue às paixões primitivas, que geram ambições descabidas, interesses mesquinhos, incoerências. A necessidade de impor-se, de destacar-se no grupo social anula a capacidade de análise sensata, abrindo o campo mental e emocional para usufruir de gozos e lucros pessoais sempre. Certas atitudes, se concretizadas, conduziriam os indivíduos mais rapidamente a melhores caminhos: renunciar a insensatez, a falta de compreensão, ao pessimismo, nunca perdendo a oportunidade de ser aquele que serve sem cobrar nada em troca, que silencia ao mal, que perdoa sempre, que nunca cansa de confiar em Deus.
Quando Jesus propôs ao moço rico desfazer-se de todos os bens e segui-Lo, certamente não pretendeu estabelecer que fosse princípio único para cada criatura abrir mão do que possui e só assim conquistar a evolução. Quis mostrar que o apego aos bens materiais é obstáculo. O abuso é que torna as riquezas maléficas. Compete ao homem usá-las corretamente, trabalhando para a melhoria material do planeta. Não se pode esquecer que as vitórias de um dia, no outro passam.
Uma semana depois daquele encontro, diz Amélia Rodrigues, Cesaréia era a capital do ócio, do prazer. Ao som alegre das fanfarras, começavam as festas públicas. Aquele jovem impetuoso estava presente à competição de bigas, com seus cavalos magníficos. Ao sinal, competidores e seus carros saem em disparada. Numa manobra menos feliz, um carro vira e um corpo tomba na arena, despedaçado pelas patas velozes. Apesar da respiração agonizante, o corpo ensangüentado, as dores lancinantes, ele consegue fugir mentalmente da cena brutal e entre a névoa que lhe envolve os olhos parece ver Jesus e escutá-Lo: "Renuncia a ti mesmo, vem, segue-me". Dois braços o envolvem veludosos e transparentes. O corpo já sem vida dá a impressão de sorrir.

terça-feira, 25 de março de 2008

Chuvas abalam estrutura de Severiano Melo

As chuvas dos últimos dias causaram estragos de grandesproporções em Severiano Melo. Este ano choveu 585mm no município, e só neste mês de março, já ocorreu a precipitação de 421mm. Com a intensidade das ultimas chuvas, algumas estruturas não suportaram e desabaram.



Passagem molhada deteriorada
Na sede do município, ruíram os muros do Cemitério e do Posto de saúde, além da estação de tratamento de esgotos ter sido avariada. Mas é na zona rural que o estrago é maior. A passagem molhada que dar acesso à maioria das comunidades rurais afundou, e para ampliar o problema dos transeuntes, as estradas estão totalmente deterioradas pela ação das enchentes e alagamentos causadas pelos arrombamentos de cinco açudes.

Estrada que dar acesso à maioria das comunidades rurais

Não é possível calcular a dimensão dos prejuízos, mas sabemos que parte da lavoura está comprometida, pelo fato de ter sido carregada pelas águas, além de animais que morreram com a incidência de raios. Tudo isso causou um transtorno sem igual para os munícipes que ficaram sem serviços essenciais como: atendimento médico, educação e trafegabilidade.

A comunidade de Santo Antonio está ilhada
De acordo com o Prefeito Silvestre Monteiro, o município não tem condições de arcar sozinho com os prejuízos, e por isso, esta decretando estado de calamidade pública. “Gostaríamos muito de resolver toda essa problemática sem precisar de ajuda, mas sabemos que é impossível um município que tem uma arrecadação pequena como o nosso, assumir uma responsabilidade tão grande como esta. Esperamos que a Defesa Civil possa se sensibilizar com tamanho estrago, e ajude-nos”, comenta Silvestre.
Até o muro do cemitério ruiu
Pelo fato do município fazer parte do semi-árido brasileiro, a média pluviométrica é em torno de 700mm por ano. Sempre que ocorre uma maior incidência de chuvas e de forma intensa, ocorre estes transtornos.

segunda-feira, 24 de março de 2008


Alguns participantes da reunião do PT

PT - Médio Oeste realizou encontro ontem

Dirigentes do PT da Região Médio Oeste se reuniram ontem (23) em Umarizal. O encontro contou com uma pauta extensa, e nela estavam contidos assuntos referentes ao pleito 2008, sobretudo nas questões dos possíveis espaços que o Partido pode ocupr a partir de 01 de janeiro próximo nos muncípios.

João Batista e Deovânia - Pré- candidatos a Vereança

Algumas situações merecem destaque nesse processo. Temos o caso de Itaú, onde tem grandes chances de se configurar uma aliança do PT com o PMDB, onde Leonildes Basílio seria o possível candidato a Vice Prefeito com o Dr. Neuremberg Prefeito. Em Campo Grande, percebemos o PT em rítmo de crescimento, sinalizando portanto, com uma candidatura na majoritária, tendo a indicação do companheiro Caramuru Paiva como possível candidato a Prefeito e com o indicativo de garantir vagas na proporcional. Em Janduis, o Partido estuda a possibilidade de ter uma chapa puro sangue (só do PT), inclusive, tendo o companheiro Raimundo Canuto como o melhor nome dentro da agremiação, para Vice Prefeito daquela cidade. Nos demais municípios, rola um clima de euforia e animação com os pré candidatos que sonham, e desta vez com grandes chances de exito, com os espaços nas Câmaras Municipais, como no caso de Severiano Melo, onde o Presidente do PT, João Batista, diz que hoje o Partido está numa situação confortável junto a Administração do município e não terá dificuldades em indicar e eleger pelo menos uma vaga no legislativo local. "Tenho conversado com o Prefeito Silvestre e o mesmo já consegue entender a importancia de ter um representante desse Partido na Câmara", diz O Presidente.
O encontro foi propositivo, pois nos encaminhamentos ficou deliberado que será solicitado ao PT estadual, pesquisas nos municípios onde a situação exija a complementação de dados para se tomar decisões coerentes com o que o povo quer.
Com esse pensamento, Severiano Melo terá João Batista como pré candidato a Vereador e estuda-se os nomes de Deovânia ou Deó para completar as intenções.