sábado, 19 de janeiro de 2008

NOSSA HOMENAGEM


NOSSA HOMENAGEM

Nesta edição decidimos prestar uma homenagem mais do que justa ao Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís, Raimundo Canuto de Brito(foto), que completa e comemora hoje dia 19/01/2008, 44 ANOS DE VIDA E 24 DE MILITÂNCIA SOCIAL E SINDICAL. Nesse sentido procuramos destacar sua atuação, como sindicalista, líder comunitário e acima de tudo como pessoa humana da mais alta estima. Todo esse material está no Informativo O TRABALHADOR que está sendo lançado durante a confraternização que acontecerá na sua residência no sítio Permissão em Janduis, onde Raimundo reúne, como tradicionalmente faz no seu aniversário, os familiares, parentes, amigos, dirigentes sindicais e partidários.

Esse humilde Blogger, sente-se lisonjeado de fazer parte desse grupo seleto de amigos, e por isto, presta esta humilde homenagem, republicando o material do informativo, na íntegra.

Parabéns Raimundo Canuto, Que a Paz possa reinar em toda a sua vida, e que continue prestando serviços aos mais humildes, pois só assim, prestamos serviços a Deus.

João do PT.

Uma vida de dedicação as lutas sindicais e sociais em prol de melhorias para o campo

Desde cedo Raimundo Canuto de Brito, mas conhecido como Raimundo do Sindicato, iniciou sua vida de militância. Suas primeiras experiências aconteceram nos grupos de jovens nas comunidades rurais, pertencentes á Pastoral da Juventude da Diocese de Mossoró. As comunidades Eclesiais de Base também foi um espaço onde o mesmo atuou a nível regional, no ano de 1988 e também iniciou sua militância no movimento Sindical Rural. Nesse período foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís. Ele também foi um dos principais responsável e articuladores da reorganização do movimento sindical na região através da criação do pólo Sindical, atualmente o sindicalista é coordenador de Formação da Federação dos Trabalhadores (a) na Agricultura Familiar, alem de diretor executivo da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RN).

A disposição de Raimundo do Sindicato também foi decisiva para a criação e consolidação da CREDIOESTE –SOL, Cooperativa de Credito Solidário para a Agricultura Familiar do Médio Oeste Potiguar. Que tem atuação em 12 municípios. A Cooperativa é hoje uma realidade na vida dos agricultores(a) familiares onde já vem sendo trabalhados duas linhas de credito.Atualmente o sindicalista é vice presidente da CREDIOESTE. A militância política também faz parte de sua vida desde a infância. Inicialmente se filou ao PMDB, onde militou no PMDB Jovem até o ano de 1988. A partir daí decidiu e se filiou ao Partido dos Trabalhadores(PT), onde participou de todos as direções municipais como presidente em dois mandatos inclusive participando da direção estadual do PT onde atualmente é secretario de Formação Política .
A dedicação diária de Raimundo Canuto de Brito a esses movimentos tem sido também a forma encontrada por ele para mudar a difícil realidade de vida do seu povo.

Sindicato de Janduís se destaca em todo Estado.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís, além de ter uma atuação de destaque no município pelas varias ações em defesa da Agricultura familiar, é hoje uma entidade que se destaca em todo o Rio Grande do Norte, por sua atuação junto aos demais sindicatos e entidades voltadas para o apoio ao trabalhar rural da região do Médio Oeste do Estado. Essa condição tem possibilitado a entidade a formação de varias parcerias com diversas entidades e ONG,s para implementação de inúmeras políticas públicas no município de Janduís. O reconhecimento e a credibilidade são outras conquistas obtidas pela entidade que a cada dia vem se consolidando e se fortalecendo, não apenas no plano local, mas também a nível regional e estadual. Isso tudo conquistado pelo esforço e trabalho incansável do presidente, Raimundo Canuto de Brito e seus auxiliares.
Atualmente o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís tem membros de sua direção atuando a nível estadual do movimento sindical rural, e também a nível nacional com representação na direção executiva da Central Única dos Trabalhadores(CUT). “Isso é resultado da união de forças em torno de um propósito. Melhorar as condições de vida do trabalhador e da trabalhadora rural”, enfatiza Raimundo Canuto.

Sindicato Trabalha desenvolvimento em Comunidades Rurais.


Sindicato Trabalha desenvolvimento em Comunidades Rurais.


O município de Janduis a cada dia se destaca pelo bom nível de organização e desenvolvimento em suas comunidades rurais. Isso em virtude da atuação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que tem tido uma participação direta e decisiva tanto no processo de organização como na implantação de diversas políticas publicas para a zona rural do município. A atuação do Sindicato tem gerado um desenvolvimento econômico e social voltado para a economia solidária de Janduís. Atualmente são 19 Associações rurais que se organizam através do Fórum Municipal dos Movimentos Populares de Janduis. Esse movimento organizado já conseguiu mais de 270 cisternas de placas através do P1MC, e a Perfuração de cinco poços manual rasos, duas barragens subterrâneas e duas cisternas de 50 mil litros de água, cada uma dessas cisternas através do programa Água é vida.
“Temos priorizado a questão Hídrica tendo em vista as dificuldades que enfrenta as comunidades em relação a questão da água”, destaca o sindicalista Raimundo Canuto de Brito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais..

A formação e a capacitação dos agricultores e dirigentes tem sido outra prioridade do sindicalista dentro do seu modelo administrativo. Isso vem acontecendo em todas as comunidades rurais sobre o comando do STR, e os bons resultados desse processo tem possibilitado uma maior intervenção e participação dos agricultores no processo de definição das políticas públicas e no próprio fortalecimento das Associações Rurais. Outra conquista tem sido o aumento no numero de acesso por parte dos agricultores familiares aos financiamentos no programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar “PRONAF”, na avaliação do Presidente do STR Raimundo Canuto de Brito, o aumento no acesso se deu com a fundação da ONG , Centro Padre Pedro Neefs que vem trabalhando as políticas de créditos o CCP, que também é parceiro do Projeto Dom Helder Câmara que atua nas comunidades Rurais de Arrimo , Verruma e Assentamento Pau de Leite, com 65 famílias nas três comunidades . O Centro Padre Pedro que surgiu com a iniciativa do STR e de um grupo de técnicos com atuação em vários segmentos, e ainda desenvolve outros projetos como, o Semeando a Agroecologia em parceria com a rede Pardal , o Projeto Saf-MDA que trabalhou vários aspectos da economia popular solidária como a experiências de hortas orgânica e discussão do sistema de agrofloresta no semi-árido e o programa em experiências piloto onde apenas dois municípios foram contemplados sendo Janduis um deles .

O Sindicato ainda tem participado na mobilização para que outras políticas também possam chegar á zona rural. Entre essas políticas, estão a Compra direta, garantia safra, Mova Brasil, Luz para Todos, Programa de Desenvolvimento Solidário, melhoramento Genético do rebanho Bovino e Caprino, campanha de documentação e outros, projetos e programas também foram articulados pela Prefeitura Municipal, parceira do Sindicato e um dos principais parceiros do projeto PDA Carnaúba, da Visão Mundial,que também tem atuação no município.

Sindicalista deverá disputar eleições Municipais


Sindicalista deverá disputar eleições Municipais

Embora ainda não tenham sido iniciadas as articulações políticas no âmbito do partido dos Trabalhadores o nome do sindicalista, Raimundo Canuto de Brito vem sendo lembrado dentro e fora do PT para disputar as eleições municipais deste ano, pelo partido. O nome de Raimundo vem sendo cogitado como um possível candidato a vice-prefeito e também como opção para disputar uma vaga na Câmara Municipal de Janduis-RN. Mesmo atuando como dirigente partidário desde 1988, essa poderá ser a primeira vez que Raimundo Canuto de Brito disputará um mandato político, mesmo ainda não tendo definição sobre a que cargo estará sendo candidato, ele já conta com o apoio do presidente estadual do PT Geraldo Pinto, do deputado estadual Fernando Mineiro e de varias lideranças do PT da região. Por enquanto, Raimundo prefere aguarda as definições dentro do partido, para só assim anunciar sua candidatura. A prudência e o senso coletivo sempre foram uma marca em sua trajetória de vida.

Raimundo Canuto Recebeu Comendas

A Luta do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduis, Raimundo Canuto de Brito, além de render vários benefícios aos agricultores familiares do município, tem sido motivo de reconhecimento não só em Janduis, mas na região do Médio Oeste do Rio Grande do Norte. No ano de 2007 o sindicalista foi homenageado em Janduís, no Vale do Açu e em Upanema . A primeira comenda recebida foi entregue por Eliane Bandeira no Vale do Açu, pela atuação do sindicalista no apoio ao programa Mova-Brasil. A segunda comenda de destaque pelos serviços prestados, foi do município de Janduis, oferecida pelo Presidente da Câmara Municipal, Vereador Braga, e a comenda denominada Padre Pedro Neefs, no município de Upanema pelas vereadoras Adelcina Bezerra e Maria Jose Bezerra.” Estou muito feliz que nossa atuação venha repercutir não só no município de Janduis mas em toda região”, enfatizou o Sindicalista.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

Chove 08mm em Severiano Melo

Chove 08mm em Severiano Melo

A nossa região há muito esperava o primeiro sinal do inverno, e este veio ontem com uma chuva de 08mm que caiu sobre o Severiano Melo e outras cidades circunvizinhas.
Embora de pequena intensidade, a chuva trouxe alegria e esperança para o sertanejo.O tempo fechou e vieram em seguidas os relâmpagos, trovoadas e a chuva, trazendo um sentimento de festa para os nossos agricultores(as) já que os clarões e estrondos naturais causados pelos choques das nuvens no céu, funcionam como concerto aos ouvidos do povo do sertão.
Hoje, o dia amanheceu diferente. Os pássaros estão cantando mais, parece até que a natureza, como nós, estão em festa. De acordo com os profetas do sertão (homens e mulheres que observam a natureza), este ano teremos inverno e boa colheita. Esperamos que estes adivinhos naturais não estejam enganados e que as chuvas venham para amenizar a estiagem do nosso sertão.