sábado, 3 de novembro de 2007

Festa do P1MC



Hoje é dia de confraternização do P1MC em Severiano Melo



Acontecerá hoje a partir das 17:00 hs, a festa de confraternização das famílias beneficiadas com as cisternas do P1MC nas comuidades de Gitirana, Alto Alegre e Pitombeiras.

O evento vem sendo programado e aguardado há mais de dois meses. Foram feitas reuniões com as comunidades, afim de se organizarem em torno de uma festa em comemoração pelas cisternas que foram conseguidas através do P1MC. Durante essse tempo os agricultores(as) familiares programaram com detalhes, pois entenderam que tinham que comemorar esta conquista tão preciosa para a comunidade.

Para João do PT, que é coordenador do Fórum das Associações de Severiano Melo, hoje estas comunidades podem comemorar, pois a situação que estas famílias enfrentavam com a falta d'água era deveras sofrida, uma vez que o acesso a água ainda é um dos maiores problemas enfrentados na região. "Fico muito feliz de ter contribuído com esta gente. São pessoas simples que nos tratam com hospitalidade, e o mínimo que podemos fazer, é entrarmos na luta pelos seus direitos e conquistar, junto com eles, os benefícios que eles almejam", diz João do PT.

"Sempre lutei para fazer um depósito de água aqui em casa, mas nunca podia. Com o P1MC nós onseguimos, não só pra mim, mas pra toda a comunidade. E o melhor de tudo isso, é que não tem politicagem, todo mundo é igual. Aqui não tem dedo de Prefeito ou Vereador, aqui é o povo quem decide junto com o fórum, diz a beneficiária Maria Neta (foto).

Foram 70 cisternas construídas pelo P1MC, que acumulam, juntas, 1.120.000 (um milhão cento e vinte mil) litros de água potável que já beneficiam mais de 500 (quinhentas) pessoas das tres comunidades citadas.








sexta-feira, 2 de novembro de 2007

DIA DE FINADOS

A legislação em vigor, respeitosamente, declara o dia 2 de novembro feriado nacional, com a finalidade de que as pessoas possam prestar homenagens aos seus entes queridos já desencarnados. Como os espíritas naturalmente são questionados a respeito do assunto, traçamos aqui algumas considerações que achamos pertinentes.
O respeito instintivo do ser humano com os desencarnados demonstra uma intuição natural que as pessoas têm de sua vivência futura. Não faria nenhum sentido homenagear ou respeitar os "mortos", se, no fundo, o homem não acreditasse que aqueles seres queridos continuassem vivendo de alguma forma. Como a noção da imortalidade ainda é confusa para a maioria das pessoas, isso faz com que multidões se encaminhem para os cemitérios nesta data.
Visitar o túmulo é a exteriorização da lembrança, uma forma de manifestar a saudade, o carinho. Desde que realizada com boa intenção, sem se tornar uma obrigação social, ou uma ocasião de cobranças, desespero e acusações ao falecido, a visitação não é reprovável.
O Espiritismo ensina o respeito aos desencarnados, como dever de fraternidade; mas esclarece que os gestos de carinho não precisam ser somente em data exclusiva ou no cemitério, pois não é lá a morada eterna daqueles que já pereceram. É preciso entender que são nossas preces, ditadas pelo coração, que alcançam os espíritos, e estes a recebem com prazer e alegria, podendo até vir ao nosso encontro, dependendo da sua condição. Não importa o lugar, desde que seja feito com o coração.
Mas, alguém pode perguntar: como ficam os Espíritos esquecidos, cujos túmulos não são visitados? Isso depende muito do estado do Espírito. Muitos já reconhecem que a visita ao túmulo não é fundamental, por se sentirem amados. Outros, no entanto, comparecem aos cemitérios na esperança de encontrarem alguém a se lembrar deles, e se entristecem quando se vêem sozinhos.
Outro fato interessante é com relação ao túmulo. Somente os Espíritos ainda muito ligados à matéria dão alguma importância ao estado de conservação, enfeites, velas. Mas, mesmo estes, acabam percebendo a inutilidade em termos espirituais de tais detalhes. A forma como são cuidados os túmulos só tem algum sentido para os encarnados, que devem se precaver para não criar um estranho tipo de culto. Precisa-se ter a prudência de não transformar tal lugar em demonstrativo de ostentação de posses materiais.
Enfim, todos somos livres para exercermos nossas demonstrações de afeto aos que já se foram. Mas é interessante pensar aonde você preferiria ser convidado para uma recepção: num cemitério ou numa casa arejada com sentimentos de amor?


OS MORTOS VIVEM

A comemoração dos mortos, hoje denominada Dia de Finados, tem origem na antiga Gália, no território europeu.É comum no dia de hoje a intensa visitação aos túmulos. E se observam cenas interessantes. Existem os que se sentam sobre os túmulos dos seus amados, e ali passam o dia. Para lhes fazer companhia. Como se, em verdade, eles ali estivessem encerrados. Outros lhes levam comidas e bebidas. Para que se alimentem. Como se o Espírito disso necessitasse. Outros ainda gastam verdadeiras fortunas em flores raras e ornamentações vistosas. Decoram o túmulo como se devesse ser a morada do seu afeto. Tais procedimentos podem condicionar o Espírito, se não for decategoria lúcida, consciente, mantendo-o ligado aos seusdespojos, ao seu túmulo. Como cristãos, aprendemos com Jesus que a morte não existe. Assim, nossos mortos não estão mortos, nem dormem. Cumprem tarefas e distendem mãos auxiliadoras aos que permanecem no casulo carnal. Prosseguem no seu auto-aprimoramento, construindo e reformulando o mundo íntimo, na disciplina das emoções. E continuam a nos amar. A mudança de estado vibratório não os furta aos sentimentos doces, cultivados na etapa terrena. São pais e mães queridas, arrebatados pelo inesperado da desencarnação. Filhos, irmãos, esposos – seres amados. O vazio da saudade alugou as dependências de nosso coração e a angústia transferiu residência para as vizinhanças de nossa alma. É hora de nos curvarmos à majestade da Lei Divina e orarmos. A prece é perfume de flor que se eleva e funde abraços e beijos, a saudade e o amor. Para os nossos afetos que partiram para o Mundo Espiritual, a melhor conduta é a lembrança das suas virtudes, dos seus atos bons, dos momentos de alegria juntos vividos. A prece que lhes refrigera a alma e lhes fala dos nossos sentimentos. Não há necessidade de se ter dinheiro para honrar com fervor cristão os nossos mortos. Nem absoluta necessidade de nossas presenças ao lado das suas tumbas. Eles não estão lá. Espíritos libertos, vivem no Mundo Espiritual tanto quanto estão ao nosso lado, muitas vezes, nos dizendo da sua igual saudade e de seu amor.

* * *
Se desejas honrar teus mortos, transforma em pães e peças de vestuário para crianças e gestantes pobres as quantias amoedadas que gastarias na ornamentação dos túmulos e em flores.
Oferta-as em nome e por teus amados.

Redação do Momento Espírita.

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Farmacêutico de Chapadinha é condenado por prática de aborto

O promotor de justiça de Chapadinha (a 170 km de São Luís), Fábio Menezes de Miranda, obteve duas condenações em júris realizados nos últimos dias 24 e 25 naquele município. Os réus João Marques de Andrade e Armando Alves Teixeira foram condenados, respectivamente, a 10 meses e quatro anos de reclusão.No primeiro júri, ocorrido no dia 24, o farmacêutico João Marques de Andrade, 71, conhecido como João Sobrinho, foi condenado pelo crime de aborto, cometido em 2006 na farmácia de sua propriedade.Sobrinho era acusado de dois outros abortos cuja realização não se confirmou. Pesaram como atenuantes da pena recebida pelo farmacêutico sua idade e o fato de ter confessado a conduta ilegal.

Comunidades comemorarão cisternas do P1MC

As comunidades de Gitirana, Pitombeiras e alto Alegre em Severiano Melo e Itaú respectivamente estão em polvorosas com a festa de comemoração das setenta cisternas de placa que foram construídas pelo Programa P1MC em parceria com o Fórum das Associações de Severiano Melo, sob a coordenação de João Batista (João do PT).
A confraternização acontecerá neste sábado dia 03 a partir das 17:00 hs na comunidade de Gitirana, onde teremos uma solenidade de abertura com a presença da executora local (Oeste Vivo) assim como da UGM (Centro terra Viva), alem de algumas personalidades do Movimento Social Organizado da região.
Os moradores estão se organizando para que a festa seja um sucesso, pois como dizem os próprios comunitários: “não podemos ficar sempre lutando sem festejar nossas vitórias. Essas cisternas vieram pra melhorar nossa vida aqui na comunidade, e por isso vamos comemorar”.
As cisternas de placas fazem parte de um trabalho árduo que a coordenação do fórum vem desempenhando ao longo do tempo no município. “Não tem sido fácil conseguir todos estes benefícios, mas com persistência nós lutamos juntos com as comunidades, fazendo com que as coisas aconteçam, pois temos o entendimento de que alguém tem que contribuir com o desenvolvimento do nosso município”, diz João do PT.
Cada cisterna do P1MC tem a capacidade de armazenar 16.000 litros de água da chuva que serão usados para beber e cozinhar durante o período da estiagem, sendo assim conseguiremos acumular, no próximo inverno, 1.120.000 litros de água nas residências das pessoas da comunidade. Isto é, sem sobra de dúvidas, uma conquista importantíssima para o povo que tanto sofre com a seca naquelas comuidades.

quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Asa Microregional discutiu agroecologia


Em reunião realizada no ultimo dia 26 em Janduis, a ASA micro regional discutiu sobre vários asuntos, mas o mais importante foi sobre a agroecologia. Políticas de Convivência com o Semi-Árido como Programa Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC) e o Programa de Monitoramento Participativo realizado pela Terra Viva em convênio com a OXFAM, tiveram espaço também no debate.
A reunião do dia 26 foi coordenada por Cristiano Ferreira, Técnico do Centro Terra Viva, e contou com participação de lideranças dos municípios de Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Janduís, Messias Targino, Campo Grande, Patu, e Governador Dix-sept Rosado.
O assunto agroecologia foi abordado por Raimundo Canuto que é o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís. O mesmo fez um relato detalhado da situação das feiras agroecológicas da agricultura familiar desenvolvidas nos municípios de Janduís e Apodi, onde o processo já está bem avançado, além de discorrer acerca da realidade das famílias do seu município, onde foi feito um trabalho de visitas a todos os recantos da base territorial de Janduis visando o reconhecimento da situação local. Após a abordagem, o tema foi bastane discutido pelos presentes. Da discussão, foram tirados vários encaminhamentos como por exemplo, a manutenção do tema em todas as reuniões da ASA e a elaboração de uma cartilha sobre Agroecologia, além do incentivo à criação de novas feiras agroecologicas da agricultura familiar nos municípios e a convocação de um representante da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) para aprofundar a discusão sobre o tema.

Para João do PT (foto), o tema agroecologia deve ser aprofundadpo em todos os municípios que fazem parte da nossa microrregional, pois ainda existe uma carência muito grande de conhecimentos acerca do tema. "Não podemos esperar que o agricultor familiar entenda de assuntos que nunca foram abordados na comunidade. Por isso devemos expandir este debate para para além fronteiras, objetivando uma ampla divulgação e posterior prática do mesmo", completa João do PT.

terça-feira, 30 de outubro de 2007





Movimento Social faz abaixo-assinados em Severiano Melo

Em função do grave problema porque passa o município de Severiano Melo no que se refere a diminuição da sua população constatada pelo IBGE no último senso, onde o município teve sua população drasticamente reduzida, O Fórum das Associações e o SINDISERPIS (Sindicato dos Servidores Municipais de Itaú e Severiano Melo), com o apoio da Prefeitura, estão na luta para conseguir o máximo de assinturas dos munícipes em uma abaixo-assinados.
Severiano Melo apresentava até o senso de 2001 uma população de 10.579 habitantes. Sendo que na última contagem esse número foi reduzido para 5.651. Isso se deu em função da conferencia ter sido feita através de instrumentos de alta precisão geográfica (GPS), onde foram contadas apenas as pessoas que residem na área exata do município, já que nas contagens anteriores, eram incluídos moradores das comunidades de Floresta, Baixa Vermelha, Parte do Cuvico, Baixa dos Cabras, Altos, Parte da Boa Vista II, parte da Gitirana, Parte da Malhada Vermelha, dentre outras, que são geograficamente pertencentes aos municípios de Apodi, Itaú, Taboleiro do Norte, Potiretama e Alto santos.
O curioso de tudo isso é que nessas comunidades , todos os investimentos básicos feitos nas áreas de saúde, educação, segurança, enfim, tudo o que é feito é com recursos do Município de Severiano Melo, inclusive todas as propriedades são registradas como sendo pertencentes a Severiano Melo. Desta forma, com a população reduzida, diminuirão os repasse do FPM, que inclusive é sua a principal fonte de renda. Diminuindo os recursos, o município não terá como conduzir as políticas públicas para regiões que não pertencem a sua base territorial, além de ter que reduzir o número de agentes de saúde, PSF, assim como outros servidores, ficando asim essas comunidades desassitidas, uma vez que os prefeitos das outras cidades nunca se dedicaram e nem têm interesse nelas.
Fato é que a população não pode ficar parada, e por isso, o Fórum da Asociações e o Sindserpis sairam na frente nesa batalha.
Resta agora a população aderir!

domingo, 28 de outubro de 2007

Congresso regional discutirá agricultura familiar, políticas públicas e inclusão social


OS Fóruns das Associações de Severiano Melo e Itaú realizarão no dia 08 de Dezembro o I Congresso da Agricultura Familiar de Severiano Melo e Região. O Objetivo principal é disseminar estudos relacionados à agricultura familiar, políticas públicas e inclusão social, além de outros assuntos relacionados a categoria. O evento está programado para acontecer na sede do CCI em Severiano Melo. A apresentação de experiências locais e discussão das políticas públicas para os agricultores, será o carro chefe das discussões que permearão o encontro.
A Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte – FETRAF-RN, através do coordenador João Cabral, esteve neste sábado(27), em Severiano Melo, discutindo com os agricultores dos municípios de Itaú, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Riacho da Cruz, Tabuleiro Grande e São Francisco do Oeste a realização desse congresso.
Para tanto, foi eleita uma comissão de organização com membros de todos os municípios, que tem como função inicial, realizar reuniões em cada um dos municípios para aprofundar a discussão e convidar os agricultores familiares para participarem do acontecimento.
Para o Coordenador do Fórum das Associações de Severiano Melo, este evento oportunizará os agricultores a se apropriarem mais ainda dos seus direitos e deveres enquanto cidadãos, além de tomarem conhecimento acerca das políticas públicas voltadas para esta categoria. Afinal,como diz o slogan "Agricultura Familiar, as mãos que alimentam a nação", somos primordiais para o desenvolvimento, conclui João do PT (foto).