quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Asa Microregional discutiu agroecologia


Em reunião realizada no ultimo dia 26 em Janduis, a ASA micro regional discutiu sobre vários asuntos, mas o mais importante foi sobre a agroecologia. Políticas de Convivência com o Semi-Árido como Programa Um Milhão de Cisternas Rurais (P1MC) e o Programa de Monitoramento Participativo realizado pela Terra Viva em convênio com a OXFAM, tiveram espaço também no debate.
A reunião do dia 26 foi coordenada por Cristiano Ferreira, Técnico do Centro Terra Viva, e contou com participação de lideranças dos municípios de Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Janduís, Messias Targino, Campo Grande, Patu, e Governador Dix-sept Rosado.
O assunto agroecologia foi abordado por Raimundo Canuto que é o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís. O mesmo fez um relato detalhado da situação das feiras agroecológicas da agricultura familiar desenvolvidas nos municípios de Janduís e Apodi, onde o processo já está bem avançado, além de discorrer acerca da realidade das famílias do seu município, onde foi feito um trabalho de visitas a todos os recantos da base territorial de Janduis visando o reconhecimento da situação local. Após a abordagem, o tema foi bastane discutido pelos presentes. Da discussão, foram tirados vários encaminhamentos como por exemplo, a manutenção do tema em todas as reuniões da ASA e a elaboração de uma cartilha sobre Agroecologia, além do incentivo à criação de novas feiras agroecologicas da agricultura familiar nos municípios e a convocação de um representante da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) para aprofundar a discusão sobre o tema.

Para João do PT (foto), o tema agroecologia deve ser aprofundadpo em todos os municípios que fazem parte da nossa microrregional, pois ainda existe uma carência muito grande de conhecimentos acerca do tema. "Não podemos esperar que o agricultor familiar entenda de assuntos que nunca foram abordados na comunidade. Por isso devemos expandir este debate para para além fronteiras, objetivando uma ampla divulgação e posterior prática do mesmo", completa João do PT.

Nenhum comentário:

Postar um comentário