sábado, 16 de fevereiro de 2008



Berzoini: PT é instituição da democracia e do trabalhador brasileiro


A festa dos 28 anos do Partido dos Trabalhadores, realizada em Brasília na noite desta quarta-feira (13), na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), uniu o sentimento de celebração pelas vitórias políticas e avanços sociais conquistados, com o desafio de enfrentar a oposição ao projeto petista. O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, resumiu este sentimento ao afirmar o papel do partido como instituição da democracia brasileira. “Esse projeto é uma instituição de todo trabalhador brasileiro que confia, acredita e constrói o PT”, afirmou.
A festa contou com a presença de cerca de mil e quinhentas pessoas, entre militantes, dirigentes, lideranças políticas e sindicais, convidados internacionais, parlamentares e ministros.
Participaram da confraternização, que também reuniu representantes de outros partidos da base aliada, o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP); os ministros Patrus Ananias, Luiz Dulci, Paulo Bernardo, Dilma Roussef, Marta Suplicy, Altemir Gregolim e Martvs das Chagas; o governador de Sergipe, Marcelo Deda; os ex-presidentes do PT José Dirceu e José Genoíno e o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique.
A festa teve, também, o sentido duplo de celebrar os 25 anos da primeira administração do PT, em Diadema. Foi exibido um filme sobre as mudanças dramáticas ocorridas no município que tinha os piores índices humanos da Grande São Paulo e hoje é referência internacional em políticas públicas eficientes e criativas. Berzoini considerou importante comemorar em conjunto, “para lembrar a importância que aquela luta, aquela conquista e aquela história têm para o PT”.
“Quando debatíamos políticas públicas em todo o país, o que víamos eram os avanços que, mesmo com as dificuldades iniciais, a administração rapidamente mostrou”, lembrou Berzoini. Segundo ele, era uma forma diferente e participativa, colocando os interesses populares no centro da administração, que conseguiu produzir mudanças sociais e estruturais significativas. “Essa referência foi fundamental para manter acesa a chama, construir outras referências administrativas e viabilizar o que nós somos hoje”.
“Até hoje, o PT continua sendo uma força viva de conscientização ideológica”, diz o dirigente petista. Em sua opinião, o PT é uma referência completa, não apenas teórica, mas uma vivência, uma referência prática de defesa dos interesses dos trabalhadores.
Berzoini ressaltou a importância do debate ocorrido em 2007, durante o processo do 3º. Congresso, para rediscutir e reconstruir suas teses partidárias e restabelecer seu objetivos. Segundo lembrou ele, este processo culminou com a eleição interna que, “mais uma vez, contrariando a expectativa de muita gente pessimista”, mobilizou 320 mil pessoas em todo o Brasil.
Berzoini garantiu que, neste ano, com as eleições municipais, os “pessimistas” vão assistir à construção de mais um crescimento vigoroso do partido nas urnas.
“O povo, que não é bobo, sabe que, a cada passo que nossos governos e os movimentos sociais dão, é construído um pais cada vez mais democrático e acessível ao cidadão comum, que pode ter acesso aos direitos fundamentais. Cada boa política pública vale mais que dez toneladas de visão neoliberal”, declarou o líder petista.
Durante a cerimônia de aniversário do PT também foi feita uma homenagem póstuma a Ana Maria Stuart, a Nani, militante e funcionária do partido por mais de duas décadas, dedicando-se à Secretaria de Relações Internacionais, e que faleceu na segunda-feira (11), em São Paulo, vítima de câncer. Marco Aurélio Garcia, falando em nome da direção nacional, prestou uma emocionada homenagem a Nani, rememorando os dez anos em que trabalhou com ela na Secretaria.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008


Engenheiro da Cooperhaf realizou estudo do caderno dois


Mais uma capacitação com os agricultores(as) familiares aconteceu em Severiano Melo. Desta feita, foi o estudo do caderno dois da Cooperhaf, referente a construção de habitações na zona rural através do PSH (Programa Social de Habitação). O encontro foi realizado no dia 12 último no CCI e juntou os agricultoras(as) familiares de Severiano Melo, Itaú e Apodi, além dos pedreiros que construirão as casas.

O responsável pela capacitação foi o engenheiro civil Jonas Israel da Cooperhaf/RN, que fez uma longa e profícua explanação acerca do projeto de construção das unidades habitacionais. Jonas explicou de forma detalhada, todos os passos para o bom andamento das obras.

A partir desta capacitação, as obras estão liberadas e começarão assim que a tomada de preços, que já foi solicitada, estiver a disposição dos agricultores(as).

De acordo com o coordenador de habitação de Severiano Melo, o sindicalista João do PT, o melhor deste projeto é que ele é executado no regime de auto construção, o que quer dizer que, os agricultores(as) familiares participarão ativamente do gerenciamento e contrução de suas casas. João do PT ainda destaca a importancia da Federação dos Trabalhadores(as) na Agricultura Familiar está presente de forma constante na vida de cada cidadão norte riograndense. "A Fetraf/RN tem sido extraordinária em todo este processo, pois sempre está buscando novas formas de fazer com que os agricultores(as) familiares despertem para a necessidade de se organizarem (o que foi esquecido há muito tempo pela ociosidade dos STR'S), e assim possam conseguir novos benefícios, e o projeto de construção de casas reflete exatamente isto, pois é um movimento onde cada agricultor(a) familiar sente-se o ator principal da construção" enfatiza João do PT.

Em Severiano Melo serão construídas 10 unidades habitacionais nesta etapa, que se refere aos cadastros realizados em 2007, e para a etapa de 2008, são mais de 40 unidades, que tem previsão para iniciarem antes de junho.

UM OLHAR SOBRE A BÍBLIA

O Espiritismo respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todas as pessoas. Reconhece que "o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei da justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza". Mas, vez por outra seus adeptos são taxados de anticristos e demônios por alguns seguidores de outros credos religiosos. Tudo isso, porque na Doutrina Espírita não se utiliza a Bíblia de forma radical.
Escrita durante muitos séculos e sendo produto de muitas mãos, a Bíblia é chamada de "a palavra de Deus". A expressão é de origem judaica e foi herdada pelo cristianismo que a utilizou para o mesmo fim dos judeus: dar autoridade à Igreja. Desde a sua língua original até chegar ao Ocidente, passou do hebraico para o grego, daí para o latim com a Vulgata de São Jerônimo, depois para os diversos idiomas ocidentais e finalmente para o português. No nosso idioma encontramos diversas traduções com algumas divergências entre si, o que deixa transparecer questão pessoal de cada corrente religiosa. O Novo Testamento na tradução do pastor protestante João Ferreira de Almeida, publicado em 1681, foi muito discutido por apresentar vários erros. O próprio Ferreira reuniu uma lista com dois mil.
Um questionamento que muita gente recusa fazer é porque existem tantos tipos de Bíblias em português, quando a Bíblia hebraica que as originou é uma só. Não é difícil responder. Os homens criaram, através dos tempos, conceitos e adaptações dos textos bíblicos às suas conveniências pessoais. Começa pela diferença entre a Bíblia Católica com 73 livros e a Protestante com 66, quando a Bíblia Hebraica tem apenas 24 livros. Uma das alterações que podemos citar é a condenação ao Espiritismo. Como seria possível, se este só tem 150 anos? A falta de fidelidade de algumas traduções nos faz recordar um trecho da carta que São Jerônimo escreveu ao papa Dâmaso, sobre a tradução da Bíblia do grego para o latim: "(...) a verdade não poderia existir em coisas que divergem (...)". Era sua preocupação com o peso da responsabilidade que lhe fora imposta na tradução da Vulgata.
Não é fácil questionar a Bíblia para pessoas apegadas ao fanatismo religioso, que preferem tomar ao pé da letra as inúmeras expressões alegóricas nela contidas. Como afirma o padre Shigeyuki, do Centro Bíblico Verbo, "a ambigüidade no uso da Bíblia aparece constantemente no nosso dia-a-dia. Conforme a interpretação, pode-se transformá-la em instrumento de vida e de libertação, ou de morte e opressão". O recomendável é que sua leitura seja feita com isenção de preconceitos, mente livre não subordinada a dogmas, raciocínio investigativo, cultura ampla e diversificada, humildade para entender os escritos e não querer impor aos escritos o que se tem em mente, e acima de tudo, coração desprendido e unido a Deus. Deve-se concluir que a Bíblia não é um erro, mas que os homens se equivocam ao interpretá-la.


Francinaldo Rafael é Espírita e mora em Mossoró.

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008



Grupo Gerencial cria Blog da Fetraf/RN


O Grupo Gerencial do Planejamento Estratégico Participativo da Fetraf/RN criou um Blog para divulgar as informações acerca das ações que a instituição desenvolve.
A idéia surgiu pela necessidade dos fetrafianos de todo Estado, assim como toda a sociedade, estarem tomando conhecimento das ações e projetos da Fetraf/RN, assim como de outros assuntos do movimento social organizado no âmbito do País e do Mundo.
Solicito aos meus leitores(as) a contemplarem este novo espaço no seguinte endereço: www.fetraf.blogspot.com , que, inclusive, ficará a disposição nos meus links favoritos para apreciações futuras.

Muito Obrigado,

João do PT.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Cooperhaf fará capacitação para agricultores hoje

Acontecerá hoje em Severiano Melo mais uma capacitação da Cooperhaf para os agricultores beneficiários do projeto social de habitação (PSH) que serão beneficiados com residências na zona rural dos municípios de Severiano, Melo Itaú e Apodi. Este encontro faz parte da programação da Cooperhaf que aplica uma formação dividida em cinco cadernos, objetivando um melhor aproveitamento por parte dos beneficiários das casas que irão habitar. No mês de agosto de 2007 tivemos o estudo do caderno 01 e hoje, teremos o do cadeno 02 que trata das questões de engenharia.
João do PT, que é o coordenador de habitação de Severiano Melo, está muito otimista, pois agora as casas irão ter a construção iniciada. "A felicidade é geral, pois este projeto tão sonhado por todos está, de fato, sendo concretizado", diz o coordenador.
Em Severiano Melo serão construídas 10 unidades habitacionais, em Itaú serão 04 e em Apodi outras 11 casas referentes à etapa 2007, ao passo que para a etapa 2008, teremos mais de 100 unidades para os 03 municípios.
"Graças a Deus nós temos um gonverno que olha mais pra nóis agricultor, porque antes não era assim. Hoje vamos receber uma casa novinha em folha no sítio, e isso é munto bom", relata o beneficiário Washington Luis do sítio Ipoeira em Severiano Melo.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008


83% dos membros do PT Natal subscrevem a pré-candidatura de Mineiro a Prefeito de Natal



O deputado estadual Fernando Mineiro oficializou a pré-candidatura a prefeito de Natal pelo Partido dos Trabalhadores, em reunião do Diretório Municipal realizada no último sábado,9. Ele protocolou o documento da candidatura, que teve a assinatura de 31 dos 37 membros da direção municipal, o que corresponde a 83% dos integrantes da direção, quando o mínimo necessário é de um terço das assinaturas. No documento, os dirigentes afirmam que “a pré-candidatura Mineiro tem o objetivo de se constituir como alternativa petista à sucessão municipal e se buscará viabilizar politicamente a partir da busca de alianças com os partidos políticos que formam a base de sustentação do Governo Lula”.

Ainda segundo o texto, “Tal aliança será definida a partir de um projeto político-administrativo a ser desenvolvido em Natal no período de 2009-2012, que tenha como marca e rumo a implementação de políticas públicas que assegurem melhorias nas condições de vida da população natalense”.

Para Mineiro, a partir dessa formalização, o próximo passo é organizar a campanha interna para representar o partido nas próximas eleições. “Não vamos fazer uma disputa interna, mas sim, queremos fortalecer o partido externamente para que o PT tenha uma ação pró-ativa de propostas e avançar na discussão sobre a cidade”, afirmou.








Presidente do Sintraf-Oeste participou de planejamento da Fetraf/RN




João Batista (João do PT), Presidente do Sintraf-Oeste, participou nos dias 07 e 08 ultimos em Natal, de mais uma etapa do planejamento da Fetraf/RN. Este planejamento está sendo efetuado com a aplicação do PEP (Planejamento Estratégico Participativo), que está sendo ministrtado pelo assessor da Fetraf/RN, Hildemar Peixoto.
Na primeira etapa a Fetraf/RN reuniu toda a sua diretoria, além de alguns convidados para que pudessem excutar este modelo de planejamento. Desta reunião, foi escolhido um grupo gerencial que se reunirá com frequencia para aprofundar o estudo das problemáticas e soluções da instituição. Neste grupo está inserido o Presidente do Sintraf-Oeste que pretende dar uma contribuição considerável à instituição.
Para João do PT, a Fetraf/RN veio para melhorar a vida dos agricultores(as) familiares, pois a mesma tem uma visão diferente de sindicalismo, onde o poder de mobilização será estimulado para que os agricultores(as) possam buscar com veemência os seus direitos usurpados ao longo do tempo. "Não podemos ficar nessa inércia, nos preocupando apenas com benefícios da Previdência Social, precisamos mesmo, é buscar o novo, lutar pelas políticas públicas e por uma melhoria de vida para os nossos agricultores(as) familiares", conclui João do PT (foto).