sábado, 16 de fevereiro de 2008



Berzoini: PT é instituição da democracia e do trabalhador brasileiro


A festa dos 28 anos do Partido dos Trabalhadores, realizada em Brasília na noite desta quarta-feira (13), na Associação Atlética do Banco do Brasil (AABB), uniu o sentimento de celebração pelas vitórias políticas e avanços sociais conquistados, com o desafio de enfrentar a oposição ao projeto petista. O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, resumiu este sentimento ao afirmar o papel do partido como instituição da democracia brasileira. “Esse projeto é uma instituição de todo trabalhador brasileiro que confia, acredita e constrói o PT”, afirmou.
A festa contou com a presença de cerca de mil e quinhentas pessoas, entre militantes, dirigentes, lideranças políticas e sindicais, convidados internacionais, parlamentares e ministros.
Participaram da confraternização, que também reuniu representantes de outros partidos da base aliada, o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP); os ministros Patrus Ananias, Luiz Dulci, Paulo Bernardo, Dilma Roussef, Marta Suplicy, Altemir Gregolim e Martvs das Chagas; o governador de Sergipe, Marcelo Deda; os ex-presidentes do PT José Dirceu e José Genoíno e o presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique.
A festa teve, também, o sentido duplo de celebrar os 25 anos da primeira administração do PT, em Diadema. Foi exibido um filme sobre as mudanças dramáticas ocorridas no município que tinha os piores índices humanos da Grande São Paulo e hoje é referência internacional em políticas públicas eficientes e criativas. Berzoini considerou importante comemorar em conjunto, “para lembrar a importância que aquela luta, aquela conquista e aquela história têm para o PT”.
“Quando debatíamos políticas públicas em todo o país, o que víamos eram os avanços que, mesmo com as dificuldades iniciais, a administração rapidamente mostrou”, lembrou Berzoini. Segundo ele, era uma forma diferente e participativa, colocando os interesses populares no centro da administração, que conseguiu produzir mudanças sociais e estruturais significativas. “Essa referência foi fundamental para manter acesa a chama, construir outras referências administrativas e viabilizar o que nós somos hoje”.
“Até hoje, o PT continua sendo uma força viva de conscientização ideológica”, diz o dirigente petista. Em sua opinião, o PT é uma referência completa, não apenas teórica, mas uma vivência, uma referência prática de defesa dos interesses dos trabalhadores.
Berzoini ressaltou a importância do debate ocorrido em 2007, durante o processo do 3º. Congresso, para rediscutir e reconstruir suas teses partidárias e restabelecer seu objetivos. Segundo lembrou ele, este processo culminou com a eleição interna que, “mais uma vez, contrariando a expectativa de muita gente pessimista”, mobilizou 320 mil pessoas em todo o Brasil.
Berzoini garantiu que, neste ano, com as eleições municipais, os “pessimistas” vão assistir à construção de mais um crescimento vigoroso do partido nas urnas.
“O povo, que não é bobo, sabe que, a cada passo que nossos governos e os movimentos sociais dão, é construído um pais cada vez mais democrático e acessível ao cidadão comum, que pode ter acesso aos direitos fundamentais. Cada boa política pública vale mais que dez toneladas de visão neoliberal”, declarou o líder petista.
Durante a cerimônia de aniversário do PT também foi feita uma homenagem póstuma a Ana Maria Stuart, a Nani, militante e funcionária do partido por mais de duas décadas, dedicando-se à Secretaria de Relações Internacionais, e que faleceu na segunda-feira (11), em São Paulo, vítima de câncer. Marco Aurélio Garcia, falando em nome da direção nacional, prestou uma emocionada homenagem a Nani, rememorando os dez anos em que trabalhou com ela na Secretaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário