sábado, 15 de março de 2008

Presidente do Sintraf-Oeste participará de Seminário de economia solidária
João Batista, Presidente do Sintraf-Oeste, participará hoje do seminário de economia que acontecerá em Caraúbas. O encontro vai discutir a economia solidária que, por si só, se apresenta como uma forma viável de produção e melhoramento da vida das pessoas, principalmente por ser uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza (economia) centrada na valorização do ser humano - e não do capital - de base associativista e cooperativista, voltada para a produção, consumo e comercialização de bens e serviços, de modo autogerido, tendo como finalidade a reprodução ampliada da vida. Assim, nesta economia, o trabalho se transforma num meio de libertação humana dentro de um processo de democratização econômica, criando uma alternativa à dimensão alienante e assalariada das relações do trabalho capitalista.Além disso, a Economia Solidária possui uma finalidade multidimensional, isto é, envolve a dimensão social, econômica, política, ecológica e cultural. Isto porque, além da visão econômica de geração de trabalho e renda, as experiências de Economia Solidária se projetam no espaço público, no qual estão inseridas, tendo como perspectiva a construção de um ambiente socialmente justo e sustentável; vale ressaltar: a Economia Solidária não se confunde com o chamado "Terceiro Setor" que substitui o Estado nas suas obrigações legais e inibe a emancipação de trabalhadoras e trabalhadores, enquanto sujeitos protagonistas de direitos. A Economia Solidária reafirma, assim, a emergência de atores sociais, ou seja, a emancipação de trabalhadoras e trabalhadores como sujeitos históricos.
Além do Presidente do Sintraf-Oeste, estará presente Maria Alice Jó (coordenadora financeira da Sub-Sede deste sindicato em Rodolfo Fernandes).
Identificação biométrica será utilizada nas eleições 2008
Em um sistema de votação verdadeiramente democrático, a segurança do voto é um dos pilares para o efetivo exercício da cidadania. Por isso, visando garantir essas direito, várias tecnologias têm sido desenvolvidas pela Justiça Eleitoral brasileira. Entre elas, merece destaque o desenvolvimento de urnas biométricas, que processarão o voto a partir da identificação biométrica do eleitor. A missão da Justiça Eleitoral brasileira é a de colocar nas mãos dos brasileiros o futuro cada vez mais seguro para a democracia e levar o Brasil à vanguarda tecnológica dos processos eleitorais em todo o mundo. A nova tecnologia já será utilizada nas eleições deste ano. A urna eletrônica com leitor biométrico será testada em três municípios, sendo um da Região Norte, outro do Centro-Oeste e, o último, da Região Sul. De 3 de março a 1º de abril, quase 50 mil eleitores serão cadastrados naquele que deve se tornar um dos mais avançados e precisos bancos de dados do planeta. Por meio desse sistema, o País terá não só a votação mais informatizada como também a mais segura, já que não haverá dúvidas quanto à identidade de cada eleitor. Para se ter uma idéia do grau de segurança que será alcançado, basta lembrar que uma única digital pode ser utilizada para identificar uma pessoa. O novo sistema vai registrar as imagens de todos os dedos das mãos. Além disso, cada eleitor será fotografado por meio digital. A confirmação da identidade do eleitor é automática, com a simples leitura de sua impressão digital. Será o próprio eleitor que liberará a urna para votação. Caso o mesário tenha dúvidas com relação ao eleitor, ou a sua digital não for reconhecida pelo sistema biométrico, aquele terá, a sua disposição, uma folha com as fotos de todos os eleitores daquela seção, a qual poderá recorrer para confirmação. O objetivo desse cadastramento biométrico é excluir a possibilidade de uma pessoa votar por outra, tornando praticamente impossível a fraude ao procedimento de votação. A expectativa é a de que, em dez anos, todos os estados do País tenham urnas com leitores biométricos. Assim, a Justiça Eleitoral brasileira dá mais um grande passo rumo à consolidação dos direitos do cidadão.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Grupo Gerencial

Fetraf/RN realiza seminário de auto sustentação financeira

Acontecerá durante os dias de hoje e amanhã o 1º Seminário de Auto Sustentação Financeira da Fetraf/RN. O evento está sendo organizado pela coordenação estadual da Instituição, em parceria com o Grupo Gerencial do Planejamento Estratégico Participativo na sua sede em Natal.
Para este evento foram convidados os dirigentes dos maiores Sindicatos ligados a Fetraf/RN, e que estes, servirão como propagadores das discussões que serão feitas durante o encontro.
De acordo com o Coordenador estadual da Fetraf/RN, já estão programados mais 04 seminários a nível regional, sendo 02 ainda neste mês e mais dois no início de abril. João Cabral ainda comenta, que a Fetraf/RN está passando por um novo momento, pois a cada dia estão aparecendo novos adeptos do novo modelo sindical praticado pela mesma. “Precisamos nos adequar as novas exigências que este “NOVO” nos impõe, e isto já está sendo feito, a partir do momento que começamos aplicar a metodologia do Planejamento Estratégico Participativo e criamos o Grupo Gerencial que nos tem dado um suporte dentro do planejamento deste ano”, comenta o Coordenador.
O Grupo Gerencial é composto por um representante de cada região, além do Coordenador Geral, João Cabral e o Assessor/consultor Hidemar Peixoto. Este Grupo vem se reunindo regularmente e tem apontado diversas ações para a solução dos problemas da instituição, e um deles é a realização desse seminário que abordará assunto inerentes as questões financeiras dos Sindicatos e da própria Federação.



Presidente do SINTRAF-OESTE

Presidente do Sintraf-Oeste destaca importância de Seminário

O Presidente do Sintraf-Oeste, que também faz parte do Grupo Gerencial da Fetraf/RN, destaca a importância da realização do Seminário de Auto Sustentação Financeira que a Fetraf/RN está realizando nestes dois dias. Para João Batista, este evento é de suma importância para a Fetraf e seus adeptos, pois a partir desta realização, o grupo de dirigentes sindicais ligados a Federação, terão mais subsídios para trabalharem nas suas bases no que se refere à questão de finanças.
João Batista comenta ainda, que o encontro foi programado para que os participantes possam entender a situação positiva e crescente porque passa a nossa Federação, e dentro dessa lógica, ajudarem a construir o novo sindicalismo que sempre sonhamos. E conclui dizendo que “não podemos ficar parados esperando que as coisas aconteçam, pois quem visualiza muitos obstáculos, é porque desviou a atenção de seus objetivos”.