sábado, 12 de abril de 2008

Presidente do Sintraf-Oeste participará de evento em Brasília
O Sintraf-Oeste, terá representantes no Acampamento Nacional pelo Limite da Propriedade da Terra em Brasília que acontecerá entre os dias 14 e 17 deste. O evento, que acontecerá nas instalações do Autódromo Internacional Nelson Piquet, marcará a retomada da "Campanha pelo limite da propriedade da terra: em defesa da reforma agrária e da soberania territorial e alimentar", lançada em 2001.
João Batista - Presidente do Sintraf-Oeste
O encontro vai debater a concentração de renda e os problemas causados por ela como a degradação do meio ambiente e o êxodo rural, que trazem o aumento da violência e a queda na qualidade da saúde, educação e moradia. O objetivo é ampliar a discussão sobre o desenvolvimento sustentável e a democracia no acesso a terra e planejar novas ações da campanha em todo País.
O Sintraf-Oeste será representado pelo seu Presidente e pelo assessor pedagógico, o Professor Leonildes Oliveira de Itaú. De acordo com o Presidente, alem do acampamento, o mesmo terá algumas audiências em órgãos do governo, onde serão protocolados documentos que visam a busca de recursos para o município.
Programação do evento

14 de abril ( segunda-feira)
Manhã: Recepção / credenciamento e alojamento
12h - Almoço
14h - Mística de abertura
15h30 - Conferência de abertura: Função Social da propriedade da terra
17h30 - Informes geraisNoite: Atividades culturais

15 de abril (terça-feira)
8h - Mística de abertura
8h30 - Painel: "Propriedade e os conflitos no campo"
9h30 - Lançamento do Caderno Conflitos no Campo Brasil - 2007 - CPT
10h - Painéis temáticos
- Atualidade da reforma agrária (Maria Emília)
- Políticas públicas e direitos sociais (Flávio Tonelli e Guilherme Delgado)
- Soberania territorial (José Augusto Laranjeira)
- Soberania alimentar (Miriam Nobre)
- Direitos: implicações jurídicas para efetivação da reforma agrária (Jacques Alfonsin)
12h Almoço
14h - Plenária para apresentação das discussões dos painéis temáticos
Mesa com relatores / expositores
Debate geralNoite: Atividades culturais

16 de abril (quarta-feira)
8h - Mística
8h30 - Fala sobre a Reforma Agrária
9h - Definição das atividades locais da Campanha pelo Limite da Propriedade da Terra
12h - Almoço
14h - Plenária de definiçõesRelato de compromissos por regiãoDocumento finalNoite: Atividade Cultural

17 de abril (quinta-feira)
Ato público em defesa da Reforma Agrária e da soberania territorial e alimentar com a presença de autoridades públicas representantes dos seguintes órgãos:MDA, INCRA, Min. Meio Ambiente, Câmara dos Deputados, Senado Federal, OAB, CNBB, CUT, Parlamentares, artistas, entre outros.16h - Retorno às comunidades

sexta-feira, 11 de abril de 2008
















Comunidade se reúne e faz mutirão contra a dengue

A comunidade de Malhada Vermelha, no município de Severiano Melo, se reuniu e fez uma ação contra a dengue de causar inveja. A atitude louvável aconteceu no dia 04 último, onde a Diretora da Escola Municipal Malhada Vermelha, Maria Deovânia, coordenou junto com a líder comunitária Maria Ducarmo, uma limpeza geral em todos os recantos da comunidade.
Alunos da mobilizados
Segundo Deovânia, todos os alunos, professores e funcionários da Escola, agentes de saúde e de endemias, funcionários do posto de saúde, pais de alunos e comunidade em geral, decidiram dar um basta no mosquito transmissor da dengue. Ela comenta que foram visitadas todas as residências, onde foram vasculhados os muros, caixas d’água, alem de terrenos baldios onde havia suspeita de focos do mosquito, além do açude público que estava prestes a sangrar ( o que já ocorreu), onde foi feita uma profilaxia nas proximidades do sangradouro. “Foram recolhidos dezenas de pneus, garrafas, latas vazias, lixo de uma forma geral, e colocados em uma caçamba da Prefeitura”, diz a Diretora.
Moradora recolhendo foco do mosquito
Prefeitura entrou como parceira cedendo a estrutura, onde veio a caçamba, alguns trabalhadores e com os mantimentos para o lanche que foi servido após o trabalho de limpeza. Além disto, a Secretaria de Saúde forneceu panfletos educativos que foram distribuídos durante a tarefa.
Lixo recolhido na comunidade
Para Dona Ducarmo, a ação foi essencial, pois já existiam pessoas que estavam se queixando dos sintomas da dengue. “Fiquei muito preocupada quando percebi que algumas pessoas estavam adoecendo. Não podia ficar parada vendo tudo acontecer. Como filha desta comunidade convidei a comunidade escolar e tudo aconteceu. Acho que foi uma atitude necessária e importante e que deveria acontecer com mais freqüência na nossa e em outras comunidades também, pois não podemos brincar com esta doença que mata”, desabafa Ducarmo.
Atitude honrada
A atitude foi aplaudida pela comunidade, que participou ativamente, e pela administração do município, que reconheceu a importância do ato. Segundo o Prefeito Sivestre Monteiro, Se todos ajudassem com estas atitudes, teríamos menos casos de dengue e de outras doenças. “Parabenizo Dona Ducarmo e a comunidade em geral pela limpeza efetuada na Malhada. Acredito que por lá o mosquito não terá chance”, diz o Prefeito.
Presidente do Sintraf-Oeste destaca importância da limpeza
Para João Batista, a atitude que a comunidade da malhada teve em relação a prevenção à dengue, é elogiável, pois a prevenção custa menos do que o tratamento que as doenças impõem. O mesmo comenta que o Sintraf-Oeste está a disposição para discutir e planejar outros dias de limpeza nas comunidades. “Vamos levar a discussão para nossas reuniões para que o assunto seja bem difundido em toda a base de atuação do nosso sindicato regional”, diz João.
Presidente do Sintraf-Oeste
Bom seria se tivéssemos mais pessoas com a disposição que estas pessoas tiveram. “Toda a organização está de parabéns e que a idéia seja copiada por outras comunidades”, finalixa o sindicalista.

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Alunos de Severiano Melo estão sem aulas
Os alunos das redes estadual e municipal de ensino de Severiano Melo estão sem aulas desde ontem(07). A decisão de suspender as atividades na educação partiu de uma reunião entre a Secretaria de educação, Conselho do FUNDEB, diretores de escolas, professores e alguns pais de alunos, que entenderam não ser possível o tráfego dos alunos e professores em função das estradas estarem todas quebradas.
A passagem molhada do riacho grande, que é a principal via de acessso à zona rural, afundou ha mais de 15 dias e não foi concertada, pois o Prefeito decretou estado de calamidade e a ajuda ainda não chegou.
De acordo com a Secretária de Educação, Maria Antonia, desde que as estradas foram destruídas, mais de 500 alunos deixaram de frequentar as aulas, e com isto esta parcela estava sendo prejudicada enquanto o restante se adiantava. "A situação não é simples, com esta decisão de paralizar as aulas, mais de 1000 alunos estão agora sem aulas, e por um período indeterminado, pois o que determinará o retorno das atividades letivas é o concerto das estradas. Infelizmente não temos como fazer diferente", diz a Secretária

Secretária de Educação Maria Antonia

Embora o nível da educação do município seja considerado bom, e isto tem sido provado pelas mais de 60 aprovações nos concursos vestibulares dos últimos 03 anos, Maria Antonia teme que com esta interrupção, a qualidade do ensino do município seja prejudicada. "Temos tido um avanço substancial no nível de educação, mas temo que neste ano tenhamos um prejuízo educacional em função desta paralização. Esperamos ainda, que a situação das estradas seja solucionada com urgência" comenta Maria Antonia.
A decisão foi acatada pela comunidade estudantil que compreende a gravidade da situação, embora entendam que o problema tem que ser solucionado com urgência para amenizar os prejuízos.

Excesso de chuvas rompe trecho da BR 226 entre Messias Targino e Patu.
Estrada entre Messias Targino e Patú
O excesso de chuvas nos municípios de Messias Targino e Patu, a exemplo do que vem ocorrendo com outros municípios do interior do Rio Grande do Norte deixou os dois municípios ilhados.O trecho da BR 226 entre os dois municípios acabou se rompendo ontem a noite devido as fortes chuvas. Hoje pela manhã vários alunos que estudam no município de Patu e Catolé/PB, foram impedidos de participar das aulas devido o rompimento da BR.
Outro problema é que existe uma grande quantidade de clientes do Banco do Brasil de Patu que são de Messias Targino e estão impedidos de realizar suas movimentações financeiras.
Desde Janeiro já choveu mais 600 milímetros em Messias Targino, que tem sido suficiente para causar alagamento em várias casas na zona urbana e deixar parte da zona rural isolada. As linhas telefônicas e o sinal da Internet estão comprometidos em consequência das chuvas, o que deixa o município sem comunicação. Na zona rural onde as chuvas são mais fortes, o problema só tem aumentado, causando várias dificuldades. Inúmeros açudes que ha mais de 15 anos não sangravam estão transbordando.
De acordo com o sindicalista e Vereador Pôla Pinto, o problema ainda pode se agravar, pois as previsões meteorológicas indicam mais chuvas para a região. A população está apavorada com esta situação, já que o município está ilhado e quase sem comunicação", diz Pôla.



Outros estragos da Região
A situação da região está ficando cada vez mais complicada, uma vez que muitas estradas estão interditadas pelo ação das chuvas em excesso.
Estão quebradas as seguintes estradas: os trechos entre Itaú e Riacho da Cruz, Riacho da Cruz e Umarizal, Patu e Messsias Targino, Olho D'água do Borges e Caraúbas, Caraúbas e Governador Dix-Sept rosado, Caraúbas e Apodi, além do trecho na serra de Portalegre do lado de Francisco Dantas que caiu uma barreira e está interditada.

Trecho entre Riacho da Cruz e Itaú
Desta maneira, os moradores dos municípios de Umarizal. por exemplo, que precisarem ir à Mossoró, terão que dar a volta fazendo o percurso Alexandria-Pau dos Ferros-Mossoró, o que inviabiliza a viagem.

Barreira na Serra de Portalegre
Caso estas estradas não sejam concertadas, teremos o caos instalados nas regiões do Auto e Médio Oeste.



Apóstolo do amor
Por ter se transformado numa referência universal de pessoas dotadas da boa vontade de construir um mundo melhor, seu nome foi escolhido para a instituição de uma comenda no Estado de Minas Gerais, destinada a homenagear pessoas físicas e jurídicas que tenham se destacado na promoção da paz. Dentre vários itens, a contribuição ao desenvolvimento espiritual da Humanidade. Sua última existência aqui na Terra é exemplo de amor incondicional.
Em 2 de abril de 1910, reencarna na cidade de Pedro Leopoldo (MG), Francisco Cândido Xavier. De família muito pobre, Chico foi obrigado desde menino a trabalhar para que em casa não faltasse o mínimo necessário. Dedicava-se ao rigoroso serviço de aprendiz numa tecelagem, onde seu pai o colocara aos nove anos de idade. Acordava às 6 horas da manhã; até as 11 assistia aula em um grupo escolar, para em seguida trabalhar até as 2 da manhã na fábrica de tecidos. Num regime desses, sua instrução não foi além do primário.
Chico não teve vida fácil. Sofreu na orfandade, perseguições duras na infância, solidão, amargura. Mas trazia um patrimônio incalculável de bênçãos, especialmente na área da mediunidade. Através dela, os Espíritos, mensageiros da luz, inspiram-no, instruíram-no e ampararam-no durante todo o tempo.
Através do seu trabalho desprendido, milhares de corações aflitos foram consolados. Filas de peregrinos vindos de todas as partes do Brasil se formavam diariamente. A todos atendia com paciência e sem mostrar cansaço, até altas horas da madrugada. Dormia um pouco e logo cedinho estava de pé para recomeçar a rotina do dia. Aos sábados, peregrinava pelos bairros pobres de Uberaba, para levar conforto e carinho aos lares mais carentes. Era determinado em servir ao próximo. Sempre dizia que todos conseguiriam libertar-se dos complexos de culpa, se houvesse disposição sincera de romper a concha do próprio egoísmo para servir aos outros, especialmente os que passam por problemas maiores que os nossos.
Através da mediunidade de Chico Xavier, quatrocentos e doze obras foram psicografadas, trazendo poesias, assuntos religiosos, filosóficos e científicos. Nunca recebeu um centavo sequer. Todos os direitos autorais foram cedidos para organizações assistenciais.
Durante anos, Chico sofreu silenciosamente. Com um corpo frágil e debilitado, apresentou diversos problemas de saúde ao longo da vida. Resistiu bravamente até os seus últimos dias, com uma inigualável abnegação em favor do próximo. Desejava partir para o além num dia em que os brasileiros estivessem todos felizes. E assim se deu. No meio do noticiário alegre da conquista pelo Brasil de mais um título de campeão mundial de futebol, foi anunciado seu falecimento. Conforme narra o Espírito Joanna de Ângelis através da mediunidade de Divaldo Franco, "...ao desencarnar, suave e docemente, permitindo que o corpo se aquietasse, ascendeu nos rumos do Infinito, sendo recebido por Jesus, que o acolheu com Sua bondade, asseverando-lhe: - Descansa, por um pouco, meu filho, a fim de esqueceres as tristezas da Terra e desfrutares das inefáveis alegrias do reino dos Céus".