sábado, 2 de fevereiro de 2008

Mais prejuízo aos Agricultores

Marinho: ranço preconceituoso e ideológico alimenta ação dos demos no STF


O ministro da Previdência, Luiz Marinho, afirmou que o DEM (ex-PFL) está mentindo ao afirmar que o parecer assinado na semana passada sobre benefícios previdenciários para trabalhadores rurais incentiva as invasões de terra.
"Quem diz que a Previdência está garantindo cobertura previdenciária para invasores de terra está inventando e mentindo", afirmou, depois de ser recebido em audiência pela presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Ellen Gracie. "Me parece que quem está nos acusando de agredir a lei está com um certo ranço preconceituoso e ideológico", acrescentou Marinho.
O DEM ajuizou no STF, na quarta-feira (30), Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) contra o parecer do ministro. Nesse parecer, Marinho assegura a todo trabalhador rural, independentemente de trabalhar em áreas invadidas ou não, o benefício previdenciário. Os demos alegam que quem invade terras cometeu um crime e, por isso, não poderia ser beneficiado pela Previdência. Marinho nega que sua decisão beneficiará invasores ou incentivará outras invasões. "O que estamos discutindo é se o trabalhador comprovou sua condição de trabalhador rural, simplesmente isso", disse. "Mais parece uma campanha dizendo que o ministro liberou, o que não é verdade. Invasor de terra não tem direito à Previdência rural. Quem tem direito é trabalhador rural", concluiu.De acordo com o parecer, para ter direito ao benefício previdenciário, o trabalhador precisa simplesmente comprovar que trabalha e vive da terra, independentemente de trabalhar em área rural invadida. O ministro do Trabalho apresentou todos esses argumentos à presidente do STF. Mesmo assim, o Ministério da Previdência precisa encaminhar ao Supremo informações técnicas sobre o parecer, para que a ação do DEM seja julgada no plenário.

quinta-feira, 31 de janeiro de 2008


João do PT participará de reunião sobre cisternas


Acontecerá hoje mais uma reunião para discutir cisternas em Severiano Melo. Desta feita, a reunião acontecerá entre o Fumac, o Fórum das Associações e representantes de mais de 20 comunidades rurais do município.

De acordo com João do PT (foto), este encontro servirá para escolher as comunidades que serão contempladas com as 80 cisternas que serão construídas pela Sethas aqui no município. Posteriormente, se fará a escolha das famílias em reuniões realizadas em cada comunidade conforme a escolha destas, diz João d o PT

A reunião está marcada para as 15:00 hs no CCI

Presidente do SINTRAF-OESTE se reunirá com Prefeita


Presidente do SINTRAF-OESTE se reunirá com Prefeita


O Presidente do SINTRAF-OESTE, João Batista (foto), se reunirá na manhã de hoje com a Prefeita de Taboleiro Grande, Maria Míriam, para apresentar oficialmente o novo Sindicato fundado, já que Taboleiro Grande faz parte da jurisdição da instituição.

O encontro foi articulado pelo Coordenador de assuntos financeiros naquela cidade, Aluizio Paiva Donato. Segundo Aluizio, este encontro e´fundamental para que possamos apresentar, não só o sindicato, mas também a Fetraf/RN, assim como o nosso plano de trabalho na região e especificamente em Taboleiro Grande.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008


ATRÁS DO TRIO ELÉTRICO TAMBÉM VAI QUEM JÁ MORREU
Mais uma vez algumas cidades disputam entre si quem realizará o melhor carnaval e atrairá o maior número de foliões. Que bom, se a mesma rapidez e facilidade usada para investir tanto dinheiro nos carnavais, também fosse empregada em benefício dos miseráveis da vida, de estômago vazio e corações sedentos de amor. Não nos compete apoiar ou condenar essa festa popular, mas sim apenas levar ao leitor algumas considerações.
A diferença entre o remédio e o veneno pode estar no tamanho da dose. Assim também se dá com as "alegrias" experimentadas nos dias de carnaval, que muitas vezes costumam deixar resíduos nocivos em muitos dos seus foliões, em virtude dos excessos a que se entregaram durante os quatro dias. A rotina pós-carnaval costuma mostrar que muitas vezes sobram amarguras, tristezas, aborrecimentos, desajustes familiares, grandes desequilíbrios financeiros, violências de vários tipos, gestações indesejáveis e doenças sexualmente transmissíveis. A época na qual as famílias ocupavam as calçadas para ver os blocos passar, ficou na saudade, dizem os mais velhos.
Vejamos a conclusão de um grupo de psicólogos, publicada há algum tempo no jornal Correio Brasiliense: "(...) de cada dez casais que caem juntos na folia, sete terminam a noite brigados (cenas de ciúme, intrigas, etc.); que, desses mesmos dez casais, posteriormente, três se transformam em adultério; que de cada dez pessoas (homens e mulheres) no carnaval, pelo menos sete se submetem a coisas que abominam no seu dia-a-dia, como o álcool e outras drogas (...). Concluíram que tudo isto decorre do êxtase atingido na grande festa, quando o símbolo da liberdade, da igualdade, mas também da orgia e da depravação, estimulado pelo álcool leva as pessoas a se comportarem fora de seus padrões normais (...)".
Ao contrário do que apregoa o frevo de Caetano Veloso, não somente a massa humana compõe a multidão de foliões, mas também, uma turma de entidades espirituais desequilibradas, que vêem aos bandos atraídas pela psicosfera criada pelas mentes conturbadas pela orgia, encontrando terreno propício para influírem negativamente, incitando aos desvios de conduta, paixões grosseiras, agressões de todo tipo e ciladas astuciosas. Quem nunca ouviu o comentário "passei por uma, que só no carnaval mesmo, para acontecer...?"
Nas Fronteiras da Loucura, livro psicografado pelo médium Divaldo Pereira Franco, traz relato do Espírito Manoel Philomeno de Miranda, focalizando vários desses processos obsessivos, sobre pessoas imprevidentes, que pensavam apenas em se divertir no carnaval do Rio de Janeiro. Mostra também o infatigável trabalho dos espíritos do bem, a serviço de Jesus, procurando diminuir o índice de desvarios e de desfechos profundamente infelizes. Em obra mais recente - Entre os Dois Mundos -, Philomeno nos mostra o que uma turba de espíritos perversos e vampirizadores apronta com muitos participantes do festival de verão de uma famosa capital.
Enfim, cada um tem o livre arbítrio para fazer suas escolhas. Se gosta e vai entrar na festa, digno leitor, não faz mal cercar-se das recomendações do apóstolo Paulo: "Tudo me é lícito, mas nem tudo me convém".

terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Mais 80 cisternas pra Severiano Melo

Mais 80 cisternas pra Severiano Melo

A luta do Fórum das Associações de Severiano Melo tem sido importante para a conquista de mais benefícios para o município.
Desta feita, o Fórum conseguiu junto a SETHAS/MDS, a liberação das 80 cisternas de placas que haviam sido conseguidas em 2005 e que não haviam sido construídas por falta dos repasses do Governo do Estado e que agora serão construídas pelo SEAPAC de Caicó/RN.
Para João do PT, essa é mais uma conquista do fórum que beneficia o nosso município. “O Fórum das Associações tem trabalhado veementemente para que as nossas comunidades sejam atendidas com as políticas públicas de forma transparente e justa. Por isso utilizamos os critérios estabelecidos pela ASA para a seleção das famílias a serem contempladas com cisternas”, completa o Coordenador do Fórum das Associações.
De acordo com o SEAPAC, as cisternas terão suas obras iniciadas o mais breve possível, justamente para que as famílias possam aproveitar as chuvas do inverno que já começou.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

Diretores do SINTRAF-OESTE recebem treinamento

Diretores do SINTRAF-OESTE recebem treinamento

Aconteceu em Itaú, neste sábado, 26, uma capacitação acerca das questões previdenciárias. O encontro foi organizado pelo Sindicato, e teve participações importantes como: Cleilson Carlos (Diretor e do Sindiprev) e Pôla Pinto (Presidente do STR de Messias Targino), além de alguns diretores do Sintraf-oeste.
A capacitação teve como eixo principal, os benefícios previdenciários, com uma ampla abordagem sobre as questões legais destes. De acordo com o presidente João do PT o Sintraf-oeste agora estar apto a fazer a juntada de documentos dos agricultores familiares e enviá-los ao INSS para fins de se conseguir os benefícios que lhes couberem. “O INSS exigiu que fizéssemos esta capacitação para nos aprimorarmos das questões legais da Previdência. Uma vez feita, cumprimos a última etapa, pois já temos o registro no cartório e o CNPJ na receita, que são, também, exigências da instituição para que o Sintraf-oeste possa emitir a declaração de atividade rural dos agricultores familiares”, conclui João do PT.

Fetraf/RN realizou planejamento anual

Fetraf/RN realizou planejamento anual

A Fetraf/RN (Federação dos Trabalhadores (as) na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte) realizou nos dias 22, 23 e 24 últimos, mais um planejamento anual. Desta feita, a atividade foi coordenada pelo assessor Ildemar, que fez uma ampla abordagem acerca do método de planejamento estratégico baseado em estudos do Instituto Cajamar e em seguida, foi iniciada a prática de tal método.
Segundo o próprio assessor, a prática dos 11 passos do método, nos levará a tomadas de decisões mais aprimoradas acerca das causas principais dos problemas, pois com este, encontramos os “nós críticos” que entravam o crescimento da instituição.
Ao final da atividade, foi constituída uma comissão de quatro integrantes, para acompanhar mensalmente o andamento prático do planejamento.

Sintraf-Oeste

O presidente do SINTRA-OESTE (João do PT) , foi convidado pela Fetraf/RN para participar do planejamento, como forma de interação e apropriação das ações da instituição.
De acordo com João do PT, o planejamento foi deveras proveitoso, uma vez que todos os participantes tiveram a oportunidade de opinar e ajudar na construção do planejamento anual. “o planejamento foi muito importante pra todos nós, e principalmente para este novo sindicato, pois a partir de agora, temos uma diretriz a seguir, comenta João do PT.