sexta-feira, 23 de novembro de 2007

I Congresso


I Congresso da Agricultura Familiar será discutido Hoje em Paraú


Os representantes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais e Fóruns da Agricultura Familiar dos municípios de Upanema, Janduis, Governador Dix-sept Rosado, Itaú, Severiano Melo, Patu, Messias Targino, Apodi, Parau e Campo Grande ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN) da região do Médio Oeste, estarão participando nesta sexta-feira, dia 23, da reunião ordinária regional da Fetraf-rn, onde será terá como tema principal, a realiação do I Congresso da Agricultura Familiar do Alto e Médio Oeste ue se realizará dia 08 de Dezembro em Severiano Melo, além das ações de interesse do movimento sindical e dos fóruns. A reunião terá inicio as 9:00 horas da manhã na Câmara municipal do município com a participação dos 10 municípios que compõem a Regional da federação.
De acordo com João do PT, esta reunião é de fundamental importância, uma vez que será discutido a base de apoio, bem como todo o aspecto programãtico deste grandioso evento para os agricultores familiares.

Acompanhando João do PT, irá Deoclécio Batista que repreentarão Severiano Melo.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

chapa 1



Hoje é dia de votar
Todos (as) filiados (as) do SINTE (Regional de Apodi) estão sendo convidados a comparecerem à urnas para votarem e escolherem a diretoria da Instituição pelos próximos 04 anos.
Em Severiano Melo o local de votação é a Escola Estadual Severiano Melo, e para isso, nós que fazemos o movimento social organizado, pedimos o Voto para a Chapa 1, que tem como candidato o Professor João Bosco.
Votar em João Bosco significa avançar nas realizações que o Sinte vem praticando.

Quilombola


(Foto de João do PT e a única Vereadora quilombola do Brasil da cidade de Penalva - MA)


Comunidade do Maranhão foi contemplada com Banco Comunitário Quilombola
O Dia Nacional da Consciência Negra ficará marcado com a entrega do primeiro Banco Comunitário Quilombola do Brasil às comunidades de Alcântara, no Maranhão, que irá gerar o aquecimento da economia do município com a disponibilização de crédito para geração de renda dos quilombolas. Essa é uma avaliação feita pelo diretor de Fomento da Secretária de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Dione Mannetti.
Segundo Mannetti, a escolha de Alcântara se deu devido o mesmo ser um município caracterizado pela presença significativa de comunidades quilombolas que tentam buscar a qualificação do seu desenvolvimento sem a necessidade de ter que abrir mão da suas culturas e aproveitando das vocações locais.A inauguração aconteceu na terça-feira (20), durante o dia Nacional da Consciência Negra. Mannetti explicou que a comunidade poderá participar das decisões do banco e torná-lo autônomo.A necessidade da criação do banco comunitário para as comunidades quilombolas de Alcântara foi apontada pelos agentes do Programa de Promoção do Desenvolvimento Local e Economia Solidária (PPDLES), do Ministério do Trabalho e Emprego.
De acordo com informações colhidas no MTE a meta do ministério é criar, durante 2008, mais 20 agências do Banco Comunitário Quilombola do Brasil em outras comunidades do país.
Um fator muito importante nisso tudo, é que podemos encontrar nesse governo popular e democrático, ações voltadas para os menos favorecidos, que passaram 500 anos exclusos de políticas públicas.
Meus nobres leitores essa é a diferença do PT no governo!

http://www.leonildesbasilio.uniblog.com.br/

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Circ. 05015083448/07/SG/CUT

CIRCULAR DA CUT

Circ. 05015083448/07/SG/CUT São Paulo, 14 de novembro de 2007


AsEstaduais da CUT, Confederações e Federações orgânicas e sindicatos Companheiros e companheiras,Considerando que as condições de trabalho têm desencadeado várias doenças, acidentes e mortes no trabalho, causando importantes impactos sociais e econômicos com prejuízos diretos aos trabalhadores e sociedade; Considerando a importância da implantação do Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário - NETP como avanço, pois introduz o conceito de epidemiologia para a caracterização das doenças e acidentes de trabalho nas diversas atividades econômicas;Considerando que os trabalhadores e trabalhadoras segurados/as contribuintes do INSS, são sistematicamente desrespeitados em seus direitos e, que o INSS deve instituir uma política pelo respeito a dignidade dos segurados e seguradas que procuram a instituição para encaminhamentos dos seus direitos previdenciários, Considerando a necessidade da Convocação pelo Governo Federal da 1ª Conferência Nacional da Previdência Social e, que uma Previdência Humanizada, Transparente e com Controle Social é uma perspectiva possível de ser construída num Estado de direito e democrático, Portanto, em razão desses fatores entre outros, a Central Única dos Trabalhadores - CUT NACIONAL e o Coletivo Nacional de Saúde, Trabalho e Meio Ambiente, convoca todas a entidades cutistas para organizar e realizar no dia 27/11/2007 atos de protestos nas gerências regionais do INSS em todos os Estados em defesa da Previdência Social e dos direitos dos segurados, aposentados, aposentadas e pensionistas.Anexo vai o documento aprovado na reunião da executiva nacional dia 8 de novembro. Esse documento deverá ser entregue ao representante do Ministério da Previdência Social no momento do ato. Previdência Social tem que ser com: "HUMANIZAÇÃO, TRANSPARÊNCIA E CONTROLE SOCIAL".Na luta pela 1ª Conferência Nacional da Previdência Social.
Saudações Cutistas!
Quintino Severo - Secretário Geral