quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Quilombola


(Foto de João do PT e a única Vereadora quilombola do Brasil da cidade de Penalva - MA)


Comunidade do Maranhão foi contemplada com Banco Comunitário Quilombola
O Dia Nacional da Consciência Negra ficará marcado com a entrega do primeiro Banco Comunitário Quilombola do Brasil às comunidades de Alcântara, no Maranhão, que irá gerar o aquecimento da economia do município com a disponibilização de crédito para geração de renda dos quilombolas. Essa é uma avaliação feita pelo diretor de Fomento da Secretária de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego, Dione Mannetti.
Segundo Mannetti, a escolha de Alcântara se deu devido o mesmo ser um município caracterizado pela presença significativa de comunidades quilombolas que tentam buscar a qualificação do seu desenvolvimento sem a necessidade de ter que abrir mão da suas culturas e aproveitando das vocações locais.A inauguração aconteceu na terça-feira (20), durante o dia Nacional da Consciência Negra. Mannetti explicou que a comunidade poderá participar das decisões do banco e torná-lo autônomo.A necessidade da criação do banco comunitário para as comunidades quilombolas de Alcântara foi apontada pelos agentes do Programa de Promoção do Desenvolvimento Local e Economia Solidária (PPDLES), do Ministério do Trabalho e Emprego.
De acordo com informações colhidas no MTE a meta do ministério é criar, durante 2008, mais 20 agências do Banco Comunitário Quilombola do Brasil em outras comunidades do país.
Um fator muito importante nisso tudo, é que podemos encontrar nesse governo popular e democrático, ações voltadas para os menos favorecidos, que passaram 500 anos exclusos de políticas públicas.
Meus nobres leitores essa é a diferença do PT no governo!

http://www.leonildesbasilio.uniblog.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário