quarta-feira, 2 de setembro de 2009

IGUALDADE E DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS

Afirmam os Espíritos Superiores que todos os homens são iguais perante Deus. Nota-se, porém, que em todos os povos há grandes desigualdades de aptidões, sociais e de riquezas. Parece até uma contradição a afirmativa inicial. Somente analisando-se à luz da reencarnação é possível compreender-se.

Todas as pessoas dirigem-se para o mesmo fim e estão, sem exceção, submetidas às Leis Divinas. Não há superioridade natural a nenhum homem, nem pelo nascimento, nem pela morte. Todos estão sujeitos às mesmas situações.

Ora, se somos iguais perante o Pai, por que Ele não concedeu as mesmas capacidades a todos? Deus criou iguais todos os Espíritos. Cada um deles viveu mais ou menos tempo e, portanto, obteve maior ou menor soma de aquisições. A diferença entre eles está na diversidade da experiência alcançada e da vontade com que procedem, ou seja, o livre-arbítrio. É por isso que uns se aperfeiçoam mais rapidamente do que outros, o que lhes dá aptidões diversas. Essa variedade é necessária, a fim de que cada um possa contribuir para o cumprimento dos planos de Deus, no limite do desenvolvimento de suas forças físicas e intelectuais. Assim, cada um tem seu papel útil a desempenhar.

A desigualdade das condições sociais não é obra de Deus. É criação dos homens e desaparecerá quando o egoísmo e orgulho deixarem de predominar. A desigualdade que restará é apenas a do merecimento. Chegará o dia em que as pessoas deixarão de ser consideradas como de sangue mais ou menos puro. Só o Espírito é mais ou menos puro e isso não depende da posição social. Aos que abusam da sua condição social para oprimir os fracos, chegará o dia de renascerem numa existência em que sentirão na pele as consequências do que tenham feito.

Outra desigualdade que salta aos olhos é a riqueza de uns e miséria de outros. São provas muitas vezes escolhidas pelos próprios Espíritos, mas, frequentemente não resistem a elas. A miséria provoca as reclamações contra a Providência e a riqueza leva a todos os excessos. O rico é submetido à prova de fazer bom uso dos seus bens e seu poder, e o pobre, à da resignação.

Apesar do avanço, a igualdade dos direitos entre o homem e a mulher ainda está longe do ideal. A ambos, Deus concedeu oportunidade de conhecimento do bem e do mal, a capacidade de progredir e o dever de se ajudarem mutuamente e suportar as provas de uma vivência. As funções que lhes são permitidas tem o mesmo grau de importância e, até maior na mulher, por ser ela que dá ao homem as primeiras noções da vida.

Sendo todas as pessoas iguais perante a Lei de Deus, igualmente devem ser diante das leis humanas. O grande princípio de justiça é este: fazer aos outros o que gostaríamos que os outros nos fizessem.

Riquezas do Pré-sal vão combater pobreza e promover educação e sustentabilidade


Comemorado como uma nova fase para a economia brasileira, o chamado Pré-sal foi lançado oficialmente nesta segunda-feira (31). As principais regras, por meio de Projetos de Lei, assinadas pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram encaminhadas para o Congresso Nacional.Entre os destaques anunciados está a criação da Empresa Brasileira de Administração de Petróleo e Gás Natural S.A - Petro-sal.


Outro ponto foi sobre os lucros provenientes das descobertas, que terá uma parcela específica para um novo Fundo Social. Por meio do Fundo, as novas riquezas fomentarão o combate à pobreza, assim como o desenvolvimento da educação, cultura, ciência e tecnologia e sustentabilidade ambiental.

Ministra Dilma


Petro-sal - A empresa estatal será responsável pela gestão dos contratos de partilha e de produção celebrados pelo Ministério de Minas e Energia e a gestão dos contratos para a comercialização de petróleo e gás natural da União. A empresa, no entanto, não será responsável pela execução, direta ou indireta, das atividades de exploração, desenvolvimento, produção e comercialização de petróleo e gás natural. Caberá à Petro-sal o monitoramento e auditoria das operações, dos custos e preços de venda do que for explorado.


A direção da Petro-sal será por meio de um Conselho de Administração e de uma Diretoria Executiva. O Conselho será constituído por representante do Ministério de Minas e Energia, do Ministério da Fazenda, do Planejamento, da Casa Civil e da Presidência da República, além de um diretor-presidente.


Fundo Social - Todos os brasileiros serão beneficiados pelas riquezas exploradas pelo Pré-Sal. A maneira para que isso ocorra serão pelos investimentos do governo nas áreas sociais. Os lucros do petróleo e gás natural serão, em parte, destinados para um Fundo Social, vinculados à Presidência da República. Trata-se de uma reserva do governo.

domingo, 30 de agosto de 2009

Sintraf Oeste já pode emitir DAP para Agricultores Familiares
O Sintraf Oeste conseguiu junto ao MDA a liberação de senha e login para a emissão de DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf. O documento só era emitido no municipio de Severiano Melo pela Emater.
Além de Severiano Melo, o Sintraf Oeste está habilitado a emitir DAP em Itaú, Rodolfo Fernandes, Taboleiro Grande, São Francisco do Oeste e Riacho da Cruz. Pelo fato do mesmo ser regional o MDA entendeu que esta operação pode ser abrangente para todos os municipios de sua base.
De acordo com o Presidente João do PT, a responsabilidade é muito grande, e para sanar o problema, o Sintraf montará uma agenda para cada municipio onde o mesmo passará o dia de plantão para atender a demanda, que diga-se de passagem, é muito grande, pelo fato de que o governo federal exige que todos os agricultores e agricultoras familiares qem que ter a dap, já que a mesma é considerada a identidade do Agricultor Familiar.
Muito em breve, o agricultor familiar que não dispuser de sua DAP não poderá acessar diversos programas do governo, muito menos terá direito a aposentadoria.
Fetraf/RN ofereceu capacitação
A Fetraf/RN - Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Nortes realizou uma capacitação para diversos dirigentes sindicais e técnicos que serão responsáveis pela emissão de DAP nos municipios de sua base de atuação. A capacitação aconteceu em São Paulo do Poetengi nos dia 27 último.

O treinamento foi realizado pelo técnico da EMater de São Paulo do Potengi, Erivan Izídio, que já tem uma vasta experiencia na emissão do documento.

De acordo com o Coordenador da Fetraf/RN, João Cabral, a capacitação favoreceu aos técnicos mais subsídio para a emissão da DAP, pois Erivan Izídio é muito preparado e é gente de nossa confiança.João do PT participou representando o Sintraf Oeste.