sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Presidente da Câmara de Messias Targino participou de inauguração de unidades do IFRN

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Messias Targino, vereador Pôla Pinto (PT), participou na quinta-feira (20) em Ipanguaçu da inalguração dos novos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Após o encerramento do ato teve um rapido encontro com o presidente Lula.
Presidente Lula e o vereador petista Pôla Pinto

Vereador Pôla Pinto e Lula

Raimundo do Sindicato e Lula.
O vereador e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís Raimundo Canunto de Brito, também participou do ato de inauguração e esteve com o presidente Lula.


O presidente iniciou o discurso lembrando que a chuva que caía em Ipanguaçu mostrava o quanto este momento era especial não só para a educação do Rio Grande do Norte, mas para o país. Lula lembrou que o Estado chega a 14 escolas técnicas com as inaugurações de ontem. "Eu e José Alencar talvez sejamos os primeiros presidente e vice sem diploma da história mundial. Pelo fato de a gente não ter tido direito a estudar, estamos fazendo o governo que mais investiu em educação na história desse país", lembrou.
Depois disso, o tom político tomou conta do pronunciamento do presidente. Ele mostrou que ainda lembra da cobertura dada pelos jornais do Estado que atendem aos interesses do DEM, que noticiaram, em setembro do ano passado, a visita do presidente a Mossoró, para inaugurar um muro. "Quando fui inaugurar a Ufersa, a oposição no Rio Grande do Norte disse que estava em Mossoró para inaugurar um muro. Eles deveriam ter a humildade de reconhecer o que aquele muro está produzindo no Estado do Rio Grande do Norte. Eles deveriam ver a quantidade de murinho entrando e saindo daquela universidade.A oposição usa qualquer coisa para atacar os adversários, mas estou numa fase em que os cães ladram e a caravana passa", alfinetou.


O presidente sugeriu aos estudantes e professores que façam um comparativo entre ele e todos os outros presidentes para saber quem mais investiu em educação. "Peguem o mapa e vejam qual foi o presidente que mais investiu em educação. Tem gente que chegou na Presidência da República muito letrado, mas tão letrado que esqueceu que este país tem uma maioria de gente pobre que nunca chegou à universidade", desafiou.

Lula enalteceu o Programa Universidade para Todos (Prouni) e Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que fez o número de vagas no ensino superior saltar de 123 mil para 226 mil vagas em todo o país. Disse que o Governo Federal construirá 1.500 creches até o fim de sua administração. Depois disso, ele provocou mais uma vez a oposição. "Tem um tipo de gente que acorda todo dia para baixo. Que era de esquerda na juventude, e quando tem a oportunidade de estudar na França volta completamente mudado e radical. A burguesia que é contra esses projetos porque achavam que o aumento de vagas ia prejudicar a qualidade do ensino", disse.

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Presidente Lula inaugura cinco campi do IFRN hoje

O Rio Grande do Norte recebe hoje cinco campi de Institutos Federais do Rio Grande do Norte. Ipanguaçu, Caicó, Apodi, Pau dos Ferros e Santa Cruz são municípios potiguares que acabam de receber campi do IFRN. As cinco escolas serão oficialmente entregues à população pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira, dia 20, às 11h da manhã. A cerimônia vai contar com a presença da Governadora do Estado, Wilma de Faria, do Reitor do IFRN, prof. Belchior de Oliveira Rocha, de autoridades locais e diretores-gerais dos campi.
Lula, acompanhado do ministro da Educação, Fernando Haddad, estará em Ipanguaçu, onde o campus do Instituto Federal já funciona há dois anos atendendo 679 alunos de cursos técnicos de nível médio e superior. A cerimônia de inauguração das escolas será transmitida ao vivo para todo Brasil pela TV NBR e pela TV MEC, e através de videoconferência para as outras cidades que também recebem campi.

Em Apodi, Caicó, Pau dos Ferros e Santa Cruz os novos campi do IFRN começam a funcionar em setembro. Em cada campus, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 5 milhões. Quando estiverem em pleno funcionamento, cada escola vai atender 1,2 mil estudantes. Juntas, as cinco unidades irão gerar seis mil vagas em cursos de educação profissional no Estado.

A chegada dos campi faz parte do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica implementada pelo Governo Federal. A iniciativa, com investimentos de R$ 1,1 bilhão, trará 214 novos campi de Institutos Federais para o país até o final de 2010. Desses, 82 já estão em funcionamento. As vagas saltarão das atuais 215 mil para 500 mil até o final do próximo ano.

Por isto, a transformação dos antigos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica - Cefet's em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia é algo que representa mais do que uma simples mudança de nome. Em primeiro lugar, a instituição poderá oferecer uma série de cursos de nível superior que antes não podia. Cursos como bacharelados em engenharia e licenciaturas em matemática, física e química, entre outros.

No aspecto organizacional, cada antiga unidade do Cefet no interior passou a ser chamada de campus. Os campi - plural de campus - têm maior autonomia administrativa, o que permite a seus diretores-gerais uma maior agilidade para adequar a filosofia de ensino do Instituto às necessidades do lugar onde estão instalados.

IFRN de Ipanguaçu

O campus Ipanguaçu, onde será realizada a cerimônia de inauguração com o Presidente da República, está situado na microrregião do Vale do Rio Açu, cuja principal atividade econômica é a agricultura irrigada, que beneficia uma população de cerca de 120 mil habitantes, dos quais 58,79% se concentram nas zonas urbanas e 38,92% na zona rural. Os cursos oferecidos são compatíveis com as demandas de mão-de-obra qualificada e com as vocações econômicas do município.

Hoje o campus oferece cursos técnicos regulares de Agroecologia, Informática, Sistemas de Informação, Manutenção e Suporte em Informática, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, para pessoas com mais de 18 anos de idade. A partir deste segundo semestre, será oferecido também o curso superior de licenciatura em Química, como parte da política de estímulo à formação de professores do MEC, o Ministério da Educação.

Também neste semestre, mais seis municípios do Rio Grande do Norte vão passar a contar com um campus do IFRN. São eles: Apodi, Caicó, João Câmara, Pau dos Ferros, Santa Cruz e Macau. O Campus Natal-Central vai ganhar um Campus Avançado, que será instalado no prédio histórico da Avenida Rio Branco, no bairro da Cidade Alta.

O GIGANTE DEITADO

Marcela (nome fictício) acredita que nasceu para ter dificuldades. Reclama que nasceu sem sorte. Todas as pessoas que conhece são felizes e capazes de construírem algo. Mas com ela nada dá certo. Claro que isso é na sua visão de coitadinha. Leva uma vida saudável e cheia de oportunidades. Com esse pensamento negativista prefere não se esforçar em nada e espera que tudo caia do céu. Por outro lado, o mineiro Jerônimo Mendonça totalmente paralítico e cego viajou Brasil afora realizando palestras, consolando e orientando dezenas de pessoas.

Nascido em Ituiutaba (MG) no dia 1º de novembro de 1939, Jerônimo Mendonça Ribeiro teve a infância de uma criança normal. Já na puberdade começou a sentir dores nas articulações, principalmente nos joelhos e tornozelos. Aos 18 anos Jerônimo andava com dificuldade. Depois viu-se preso a cadeira de rodas e em seguida a uma cama ortopédica por cerca de 30 anos, vítima de artrite reumatoide. Mesmo tendo submetido-se a rigorosos tratamentos com especialistas da medicina, a doença não cedeu. O mal era progressivo. Na sucessão de anos perdeu o movimento dos braços e em 1970, a visão.

Conheceu e abraçou a Doutrina Espírita ainda na mocidade. Tudo que com ela aprendeu soube aplicar em sua vida. Sabia e sentia que seu sofrimento era efeito de atitudes equivocadas em outras encarnações. Nunca deixou-se abater, transformando seu leito em local ambulante de trabalho. A cama havia sido projetada por inspiração e tinha a inclinação exata para que permanecesse vivo. Para amenizar as dores, mantinha sobre o peito um peso de trinta quilogramas. O sofrimento físico era tanto que ele não dormia. Certa feita perguntado por um repórter sobre felicidade, respondeu: - A felicidade para mim, deitado há tanto tempo sem possibilidade de me mexer, seria poder virar de lado. Aproveitou a chance para falar sobre o amor e o valor da vida. Essa entrevista livrou do suicídio uma senhora que havia perdido a razão de viver.

Jerônimo tornou-se um grande divulgador do Espiritismo, sendo constantemente levado Brasil afora por mãos amigas. Para sua locomoção, deram-lhe uma Kombi, onde adaptava a cama. Mesmo diante de todas as limitações que a doença lhe impunha, deixou seis livros editados, discos gravados, fez campanhas para arrecadação de recursos para ajudar necessitados. O Centro Espírita Seareiros de Jesus, Gráfica Espírita Cairbar Schutel, Lar Espírita Pouso do Amanhecer, em Ituiutaba (MG), Comunidade Espírita Maria João de Deus e a Casa da Sopa Jerônimo Mendonça em São José dos Campos (SP) estão entre as obras deixadas por ele.

Pelo enorme exemplo, Jerônimo foi apelidado pelos amigos e pela imprensa "O Gigante Deitado". Fisicamente deitado, porém moralmente sempre esteve de pé. Depois de suportar resignadamente seu calvário, deixou sua vitoriosa existência física aos 50 anos de idade, por insuficiência cardiovascular. Como um pássaro, libertou-se tranquilo e sereno.

terça-feira, 18 de agosto de 2009

FETRAF-RN do médio oeste vai se reunir em Viçosa.
Os representantes de Sindicatos e Fóruns da Agricultura Familiar dos municípios de Janduis, Governador Dix-sept Rosado, Itaú, Severiano Melo, Messias Targino, Apodi, Parau, Triunfo Potiguar, Patu e Campo Grande, ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN) da região do Médio Oeste, estarão reunidos nesta quarta-feira dia (19), no município de Viçosa, para discutir e definir as ações para região do médio oeste, visando o fortalecimento da agricultura familiar.
Sindicatos e Fóruns da Agricultura Familiar ligados a FETRAF-RN estarão se reunidos no município de Viçosa
Segundo informou, Anastácio Rodrigues que está articulando o encontro em parceria com a Fetraf/rn , a reunião acontecerá na Associação de Cultura de Viçosa, onde também haverá discussões em torno do processo de organização da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN), na região.
Anastácio Rodrigues
O evento contará com a participação do coordenador Geral da Fetraf/RN, João Cabral e outros coordenadores estaduais da entidade, além dos representantes de dez municípios da região. A cada mês, esse grupo se reune em um município deferente da região.

domingo, 16 de agosto de 2009

Fetraf/RN realizou encontro de quatro dias em São Paulo do Potengi
A Fetraf/RN - Federação dos Agricultores e Agricultoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, realizou um encontro de quatro dias em São paulo do Potengi para debater diversos assuntos inerentes ao bom desenvolvimento da entidade.
Dentre os assuntos, foi abordado as questões realitivas ao programa mãos da terra, que está sendo executado pela Federação.
Outras questões realacionadas a habitação, Biodiesel, reestruturação da entidade, conjuntura política e compra da merenda escolar e PAA.
Segundo João Cabral, coordenador da Fetraf, a entidade a cada dia está mais sólida e disposta a vançar rumo ao crescimento e fortalecimento da agricultura familiar do Rio Grande do Norte.

João do PT e Jônatas Alencar de Severiano Melo

Estiveram presentes no encontro, dirigentes sindicais, coordenadores de fórums técnicos e agricultores Familiares de todo o estado.

De Severiano Melo estiveram presentes, João do PT e Jônatas Alencar representado o Sintraf-Oeste.

No último dia recebemos a visita do Sr. Luis Humberto, que é coordenador do PAA - Programa de Aquisição de Alimentos do Ministério do Desenvolvimento Agrário, além de representantes da Conab, Deputado Fernando Mineiro - PT e Cristine, que é a Presidente do CAE - Conselho de Alimentação escolar do Estado.

Margarida Alves foi lembrada no encontro no dia em que comemorou 21 anos de sua morte
Um dos pontos altos do encontro foi o relato do contemporâneo de Margarida Alves, Raimundo Baé. De acordo com Raimundo Baé, Margarida Alves é um exemplo de luta para todas as gerações, pois a mesma deu a vida pela causa dos agricultores familiares do Nordeste e do Brasil.
Margarida Alves
O amigo de Magarida relatou com detalhes o dia do assassinato dela, a repercussão da sua morte, a luta que ela liderava. "Jamais esquecerei que estávamos, eu, Eliziel e Ferreira, naquele dia 11 de agosto, e Margarida pediu permissão pra deixar o encontro que participávamos, pois teria que no dia seguinte, acompanhar uma audiência de agricultores e proprietários no fórum de Sapé. A audiência aconteceu, mas ela foi assassinada cruelmente no final da tarde", relatou Baé emocionado.
A Fetraf/RN rende homenagens a esta lutadora contumaz em defesa dos excluídos.
FETRAF/RN discutiu PAA e merenda escolar

Durante o encontro, o Sr. Luis Humberto, do MDA, fez larga explanação acerca da compra da merenda escolar. "A lei 11.947/2009, no seu Art. 14 é muito clara quando diz: Do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo 30% (trinta por cento) deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas. Portanto, os agricultores(as) familiares tem que se prepararem para esta negociação como o poder público", comenta Luis Humberto.
Luis Humberto do MDA

Luis Humberto fez uma apresentação longa e muito detalhada, de forma que todos os agricultores(as) familiares presentes ficaram empolgados com este avanço do governo federal em relação a agricultura familiar do Brasil.