sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Presidente da Câmara de Messias Targino participou de inauguração de unidades do IFRN

O Presidente da Câmara Municipal de Vereadores de Messias Targino, vereador Pôla Pinto (PT), participou na quinta-feira (20) em Ipanguaçu da inalguração dos novos campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Após o encerramento do ato teve um rapido encontro com o presidente Lula.
Presidente Lula e o vereador petista Pôla Pinto

Vereador Pôla Pinto e Lula

Raimundo do Sindicato e Lula.
O vereador e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís Raimundo Canunto de Brito, também participou do ato de inauguração e esteve com o presidente Lula.


O presidente iniciou o discurso lembrando que a chuva que caía em Ipanguaçu mostrava o quanto este momento era especial não só para a educação do Rio Grande do Norte, mas para o país. Lula lembrou que o Estado chega a 14 escolas técnicas com as inaugurações de ontem. "Eu e José Alencar talvez sejamos os primeiros presidente e vice sem diploma da história mundial. Pelo fato de a gente não ter tido direito a estudar, estamos fazendo o governo que mais investiu em educação na história desse país", lembrou.
Depois disso, o tom político tomou conta do pronunciamento do presidente. Ele mostrou que ainda lembra da cobertura dada pelos jornais do Estado que atendem aos interesses do DEM, que noticiaram, em setembro do ano passado, a visita do presidente a Mossoró, para inaugurar um muro. "Quando fui inaugurar a Ufersa, a oposição no Rio Grande do Norte disse que estava em Mossoró para inaugurar um muro. Eles deveriam ter a humildade de reconhecer o que aquele muro está produzindo no Estado do Rio Grande do Norte. Eles deveriam ver a quantidade de murinho entrando e saindo daquela universidade.A oposição usa qualquer coisa para atacar os adversários, mas estou numa fase em que os cães ladram e a caravana passa", alfinetou.


O presidente sugeriu aos estudantes e professores que façam um comparativo entre ele e todos os outros presidentes para saber quem mais investiu em educação. "Peguem o mapa e vejam qual foi o presidente que mais investiu em educação. Tem gente que chegou na Presidência da República muito letrado, mas tão letrado que esqueceu que este país tem uma maioria de gente pobre que nunca chegou à universidade", desafiou.

Lula enalteceu o Programa Universidade para Todos (Prouni) e Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que fez o número de vagas no ensino superior saltar de 123 mil para 226 mil vagas em todo o país. Disse que o Governo Federal construirá 1.500 creches até o fim de sua administração. Depois disso, ele provocou mais uma vez a oposição. "Tem um tipo de gente que acorda todo dia para baixo. Que era de esquerda na juventude, e quando tem a oportunidade de estudar na França volta completamente mudado e radical. A burguesia que é contra esses projetos porque achavam que o aumento de vagas ia prejudicar a qualidade do ensino", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário