quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Presidente Lula inaugura cinco campi do IFRN hoje

O Rio Grande do Norte recebe hoje cinco campi de Institutos Federais do Rio Grande do Norte. Ipanguaçu, Caicó, Apodi, Pau dos Ferros e Santa Cruz são municípios potiguares que acabam de receber campi do IFRN. As cinco escolas serão oficialmente entregues à população pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta quinta-feira, dia 20, às 11h da manhã. A cerimônia vai contar com a presença da Governadora do Estado, Wilma de Faria, do Reitor do IFRN, prof. Belchior de Oliveira Rocha, de autoridades locais e diretores-gerais dos campi.
Lula, acompanhado do ministro da Educação, Fernando Haddad, estará em Ipanguaçu, onde o campus do Instituto Federal já funciona há dois anos atendendo 679 alunos de cursos técnicos de nível médio e superior. A cerimônia de inauguração das escolas será transmitida ao vivo para todo Brasil pela TV NBR e pela TV MEC, e através de videoconferência para as outras cidades que também recebem campi.

Em Apodi, Caicó, Pau dos Ferros e Santa Cruz os novos campi do IFRN começam a funcionar em setembro. Em cada campus, estão sendo investidos recursos da ordem de R$ 5 milhões. Quando estiverem em pleno funcionamento, cada escola vai atender 1,2 mil estudantes. Juntas, as cinco unidades irão gerar seis mil vagas em cursos de educação profissional no Estado.

A chegada dos campi faz parte do plano de expansão da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica implementada pelo Governo Federal. A iniciativa, com investimentos de R$ 1,1 bilhão, trará 214 novos campi de Institutos Federais para o país até o final de 2010. Desses, 82 já estão em funcionamento. As vagas saltarão das atuais 215 mil para 500 mil até o final do próximo ano.

Por isto, a transformação dos antigos Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica - Cefet's em Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia é algo que representa mais do que uma simples mudança de nome. Em primeiro lugar, a instituição poderá oferecer uma série de cursos de nível superior que antes não podia. Cursos como bacharelados em engenharia e licenciaturas em matemática, física e química, entre outros.

No aspecto organizacional, cada antiga unidade do Cefet no interior passou a ser chamada de campus. Os campi - plural de campus - têm maior autonomia administrativa, o que permite a seus diretores-gerais uma maior agilidade para adequar a filosofia de ensino do Instituto às necessidades do lugar onde estão instalados.

IFRN de Ipanguaçu

O campus Ipanguaçu, onde será realizada a cerimônia de inauguração com o Presidente da República, está situado na microrregião do Vale do Rio Açu, cuja principal atividade econômica é a agricultura irrigada, que beneficia uma população de cerca de 120 mil habitantes, dos quais 58,79% se concentram nas zonas urbanas e 38,92% na zona rural. Os cursos oferecidos são compatíveis com as demandas de mão-de-obra qualificada e com as vocações econômicas do município.

Hoje o campus oferece cursos técnicos regulares de Agroecologia, Informática, Sistemas de Informação, Manutenção e Suporte em Informática, inclusive na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA, para pessoas com mais de 18 anos de idade. A partir deste segundo semestre, será oferecido também o curso superior de licenciatura em Química, como parte da política de estímulo à formação de professores do MEC, o Ministério da Educação.

Também neste semestre, mais seis municípios do Rio Grande do Norte vão passar a contar com um campus do IFRN. São eles: Apodi, Caicó, João Câmara, Pau dos Ferros, Santa Cruz e Macau. O Campus Natal-Central vai ganhar um Campus Avançado, que será instalado no prédio histórico da Avenida Rio Branco, no bairro da Cidade Alta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário