sábado, 16 de janeiro de 2010

Dirigentes do SINTRAF-OESTE lamentam a morte da cidadã potiguar Zilda Arns

O SINTRAF-OESTE através de seus dirigentes e agricultores familiares lamentam profundamente a morte da cidadã norte-riograndense, médica pediatra Zilda Arns no Haiti. Por isso, O SINTRAF-OESTE manifesta seus pêsames a todos os familiares, amigos e companheiros que sempre estiveram ao lado desta grande lutadora, que sempre dedicou sua trajetória de vida na luta pela qualidade de vida das crianças no mundo todo.
Aos 75 anos, Zilda estabeleceu uma rede de esperança em comunidades carentes e trouxe para milhões de crianças pobres a alimentação e o carinho necessários para sua melhoria de vida. Essa rede de solidariedade, a pastoral da criança, atua nos bolsões de miséria no mundo todo e contribuiu para reduzir drasticamente os índices de mortalidade infantil.
De acordo com o Presidente do SINTRAF-OESTE, João do PT, a pastoral da Criança perde a sua pilastra principal. “O desaparecimento precoce de Zilda Arns nos faz refletir o quão podemos ser importantes quando estamos nos empenhamos em tarefas lenitivas para os outros. A Pastoral da Criança fica órfã com a morte de sua fundadora”
Zilda Arns nasceu em Forquilhinha-SC em 25 de agosto de 1934 e recebeu o título de cidadã potiguar quando da Deutada Fátima Bezerra do PT ainda era Deputada Estadual no Rio Grande do Norte.

quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Fetraf/RN fará planejamento anual
Dando continuidade ao processo de organização, a Federação dos Trabalhadores(as) na Agricultura Familiar do Rio Grandedo Norte – FETRAF/RN, realizará nestes dias 14 e 15 um encontro de avaliação de 2009 e planejamento de 2010, que será realizado na Escola Municipal Pinguinho de Gente - Bairro Nossa Senhora Aparecida – perto da Pousada Santa Clara - São Paulo do Potengi-RN.

O encontro contará com a participação de dirigentes sindicais de todo o Estado ligados a Federação da Agricultura Familiar, além de assessores e técnicos que farão toda a parte operacional do referido encontro.
Para João Cabral, Coordenador da Fetraf/RN, este encontro é o marco regulatório de todas as ações da Fetraf/N para o ano de 2010. João ainda comenta que a Fetraf/RN tem se destacado na realização de diversas atividades em todo o Estado, uma vez que a Federação está dividida em FETRAF’s Regionais e estas são responsáveis pela organização sindical em todo o Estado.
Governo Lula garnte recursos para construção de casas populares em Severiano Melo


Após ser chamada de amiga e de primeira dama do Nordeste pelo presidente Lula, a governadora Wilma de Faria deixou o Centro de Eventos Brasil 21, em Brasília, com a certeza de que o governo receberá recursos suficientes para a construção de casas em 125 municípios do Rio Grande do Norte.
Na solenidade, onde além de Wilma, mais seis governadores disseram presente, presidente Lula anunciou a seleção das propostas dos programas “Minha Casa, Minha Vida” e “Pró-Moradia” que estão incluídos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Wilma assinou convênios para o setor de Habitação no valor de quase 50 milhões, garantindo a construção de cerca de 4 mil casas populares.

Dos 125 municípios beneficiados, 36 foram escolhidos por propostas do Governo do Estado, e 89 por propostas das Prefeituras.

Severiano Melo será contemplada com uma parte destes recursos e investirá para diminuir a deficiência habitacional que ainda existe. “Não temos ainda o valor a ser investido em habitação no nosso município, mas esperamos que der para construir bastante casas para o nosso povo carente”, afirmou o Prefeito Slvestre quando soube da notícia.


A GÊNESE KARDEQUIANA

A palavra gênese empregada como substantivo feminino está diretamente relacionada com a formação dos seres, desde uma origem. No masculino, significa o primeiro livro do Pentateuco, onde é apresentada a criação do mundo rica em simbologias, muitas vezes equivocadamente interpretadas. Em janeiro de 1868, com base na ciência existente no século 19, ainda embrionária, Allan Kardec, o Codificador da Doutrina Espírita, lançou a obra "A Gênese - Os Milagres e as Predições Segundo o Espiritismo". Trata-se de um livro absolutamente lógico.
Explica Kardec na introdução que dois elementos ou duas forças administram o Universo: o elemento espiritual e o material. Da ação simultânea desses dois princípios nascem fenômenos especiais que se tornam naturalmente inexplicáveis, desde que se isole um deles, do mesmo modo que a formação da água seria inexplicável, se fosse retirado um dos seus elementos constituintes: o oxigênio e o hidrogênio. Demonstrando a existência do mundo espiritual e suas relações com o mundo material, o Espiritismo fornece a chave para a explicação de uma imensidade de fenômenos incompreendidos e considerados, em virtude mesmo dessa circunstância, inadmissível, por parte de uma certa classe de pensadores. Há nas Escrituras esses fatos e, por desconhecerem a lei que os rege, é que os observadores, nos dois campos opostos, girando sempre dentro do mesmo círculo de ideias. Uns, utilizando os dados positivos da ciência, outros, desprezando o princípio espiritual, não conseguiram chegar a uma solução racional. Essa solução se encontra na ação recíproca do Espírito e da matéria. É exato que ela tira à maioria de tais fatos o caráter de sobrenaturais. Tal a razão por que o Espiritismo conduz tantas pessoas à crença em verdades que elas antes consideravam meras utopias.
Logo no seu primeiro capítulo, a obra prende a atenção do leitor, pois tratando das características da revelação espírita, faz uma série de questionamentos profundos. Em sequência, fala sobre Deus, o bem e o mal, papel da ciência na gênese, astronomia, geologia, gênese orgânica, entre outros, preparando terreno para aprofundar na gênese espiritual. Tudo num perfeito encadeamento. Após o estudo da gênese espiritual, adentra-se pela teoria dos fluidos, necessário para que se compreenda cientificamente o passe. Na sequência, explica os milagres racionalmente. Termina apresentando a nova geração e a transição do planeta iniciada no século 19, cujo período será mais ou menos longo, dependendo do livre-arbítrio dos seus habitantes.
De caráter científico, "A Gênese" nos leva a refletir sobre a necessidade de renovação moral, pois só o progresso moral pode assegurar a felicidade dos homens sobre a Terra, pondo um freio às más paixões. Só ele pode fazer reinar, entre todos, a concórdia, a paz, a fraternidade. A inteligência sem senso moral acaba deixando muito a desejar.
Traz ainda uma significativa informação: por sua natureza, a revelação espírita tem duplo caráter: participa ao mesmo tempo da revelação divina e da revelação científica. Participa da primeira, porque foi providencial o seu aparecimento e não o resultado da iniciativa, nem de um desígnio premeditado do homem; porque os pontos fundamentais da doutrina provêm do ensino que deram os Espíritos encarregados por Deus de esclarecer os homens acerca de coisas que eles ignoravam, que não podiam aprender por si mesmos e que lhes importa conhecer, hoje que estão aptos a compreendê-las. Participa da segunda, por não ser esse ensino privilégio de indivíduo algum, mas ministrado a todos do mesmo modo; por não serem os que o transmitem e os que o recebem seres passivos, dispensados do trabalho da observação e da pesquisa, por não renunciarem ao raciocínio e ao livre-arbítrio; porque não lhes é interdito o exame, mas, ao contrário, recomendado; enfim, porque a doutrina não foi ditada completa, nem imposta à crença cega; porque é deduzida, pelo trabalho do homem, da observação dos fatos que os Espíritos lhe põem sob os olhos e das instruções que lhe dão instruções que ele estuda, comenta, compara, a fim de tirar ele próprio as ilações e aplicações. Numa palavra, o que caracteriza a revelação espírita é divina a sua origem e da iniciativa dos Espíritos, sendo a sua elaboração fruto do trabalho do homem.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Lula sanciona nova lei da Assistência Técnica Rural

Programa pretende melhorar o auxílio ao pequeno agricultor e aumentar a produção de alimentos

Letícia Luvison | Brasília (DF)Atualizada às 21h23min


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta segunda, dia 11, em Brasília, a Lei de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). O programa, que pretende melhorar o auxílio ao pequeno agricultor e aumentar a produção de alimentos, é alvo de críticas de entidades do setor agrícola.
Neste ano, devem ser investidos mais de R$ 600 milhões em assistência técnica. Com a nova lei, a partir de março, o governo vai poder contratar, sem licitação, entidades privadas para oferecer o serviço aos produtores. O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura, Alberto Broch, cobrou comprometimento das autoridades.
— Com certeza, essa lei, se não faltar recursos e se houver comprometimento, pode fazer com que a assistência chegue onde não chega hoje, no interior — disse Broch.
A dispensa de licitação foi questionada por entidades do setor rural, porque comprometeria a transparência dos gastos. O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, garante que a nova lei vai qualificar o atendimento ao agricultor.
— A lei da Ater dá mais transparência na contratação dos serviços, mais agilidade, mais eficiência e vai permitir que a gente faça uma assistência técnica de extensão rural voltada aos interesses dos agricultores e da produção — explica Cassel.
Para participar do processo de seleção, as entidades não-governamentais devem se cadastrar nos órgãos estaduais de assistência técnica. Além disso, precisam comprovar ter mais de cinco anos de atuação no Estado e pessoal para prestar o serviço.


CANAL RURAL
BASTO É O NOVO PRESIDENTE DO STR DE GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO.Basto é o novo Presidente

Gente, como havia prometido, segue o post especialissimo sobre as eleições para a escolha da nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Nosso Município. O Processo ocorreu durante todo o dia de ontem, na sede da própria entidade e também nas chamadas delegacias sindicais, espalhadas pela zona rural. Foram 13 urnas coletoras de votos, estavam aptos a votar 534 sócios e sócias e destes compareceram e votaram 391. A chapa única encabeçada por Sebastião Floriano (Basto) e Edvaneide Meneses (Moneide) obteve 377 votos a favor, sendo ainda contabilizados 08 votos em branco e 06 nulos. O Processo ocorreu com total tranquilidade. O ainda presidente até inicio de Fevereiro, Erivan Nicacio esteve em várias delegacias Sindicais no decorrer do dia acompanhando a votação. Assim como o novo presidente eleito. Edvaneide (Moneide) esteve o tempo todo acompnhando o processo na sede da entidade. Em breve (ainda essa semana) o blog folha nossa trará a data confirmada para a posse da nova diretoria e uma entrevista com Erivan Nicacio, onde o mesmo fará um balanço de sua gestão e Sebastião Floriano (Basto), falando das expectativas para os próximos 04 anos em que ficará a frente da entidade. Raimundo Canuto, representante da FETRAF-RN esteve acompanhando a votação em Governador. A nova diretoria Executiva do Sindicato dos Trabalhadores Rurais ficou assim constituida:

Sebastião Floriano - Presidente

Edvaneide - Vice-presidente
Raimundo Avelino (Sula) - 1º Secretário

Veriana Borges - 2º Secretário

José Valmir de Oliveira - 1º Tesoureiro

Erivan Nicacio - 2º Tesoureiro
A todos e todas que compõe a nova diretoria os nossos parabéns, e nossos sinceros votos para que seja desenvolvido, um excelente trabalho ao longo desses próximos anos e claro deixar este espaço (folha nossa) sempre aberto para a divulgação do trabalho realizado pela entidade a qual nos referimos. A todos e todas, PARABÉNS!!!
Fonte:http://www.folhanossa.blogspot.com/

domingo, 10 de janeiro de 2010

Carta a um jovem internauta

Escrito por Frei Betto 07-Nov-2009

Sei que você passa longas horas no computador navegando a bordo de todas as ferramentas disponíveis. Não lhe invejo a adolescência. Na sua idade, eu me iniciava na militância estudantil e injetava utopia na veia. Já tinha lido todo o Monteiro Lobato e me adentrava pelas obras de Jorge Amado guiado pelos "Capitães de areia".
A TV não me atraía e, após o jantar, eu me juntava à turma de rua, entregue às emoções de flertes juvenis ou sentar com meus amigos à mesa de uma lanchonete para falar de Cinema Novo, bossa nova – porque tudo era novo – ou das obras de Jean Paul Sartre.
Sei que a internet é uma imensa janela para o mundo e a história, e costumo parafrasear que o Google é meu pastor, nada me há de faltar...
O que me preocupa em você é a falta de síntese cognitiva. Ao se postar diante do computador, você recebe uma avalanche de informações e imagens, como as lavas de um vulcão se precipitam sobre uma aldeia. Sem clareza do que realmente suscita o seu interesse, você não consegue transformar informação em conhecimento e entretenimento em cultura. Você borboleteia por inúmeros nichos, enquanto sua mente navega à deriva qual bote sem remos jogado ao sabor das ondas.
Quanto tempo você perde percorrendo nichos de conversa fiada? Sim, é bom trocar mensagens com os amigos. Mas, no mínimo, convém ter o que dizer e perguntar. É excitante enveredar-se pelos corredores virtuais de pessoas anônimas acostumadas ao jogo do esconde-esconde. Cuidado! Aquela garota que o fascina com tanto palavreado picante talvez não passe de um velho pedófilo que, acobertado pelo anonimato, se fantasia de beldade.
Desconfie de quem não tem o que fazer, exceto entrincheirar-se horas seguidas na digitação compulsiva à caça de incautos que se deixam ludibriar por mensagens eróticas.
Faça bom uso da internet. Use-a como ferramenta de pesquisa para aprofundar seus estudos; visite os nichos que emitem cultura; conheça a biografia de pessoas que você admira; saiba a história de seu time preferido; veja as incríveis imagens do Universo captadas pelo telescópio Hubble; ouça sinfonias e música pop.
Mas fique alerta à saúde! O uso prolongado do computador pode causar-lhe, nas mãos, lesão por esforço repetitivo (ler) e torná-lo sedentário, obeso, sobretudo se, ao lado do teclado, você mantém uma garrafa de refrigerante e um pacote de batatas fritas...
Cuide sua vista, aumente o corpo das letras, deixe seus olhos se distraírem periodicamente em alguma paisagem que não seja a que o monitor exibe.
E preste atenção: não existe almoço grátis. Não se iluda com a idéia de que o computador lhe custa apenas a taxa de consumo de energia elétrica, as mensalidades do provedor e do acesso à internet. O que mantém em funcionamento esta máquina na qual redijo este artigo é a publicidade. Repare como há anúncios por todos os cantos! São eles que bancam o Google, as notícias, a wikipédia etc. É a poluição consumista mordiscando o nosso inconsciente.
Não se deixe escravizar pelo computador. Não permita que ele roube seu tempo de lazer, de ler um bom livro (de papel, e não virtual), de convivência com a família e os amigos. Submeta-o à sua qualidade de vida. Saiba fazê-lo funcionar apenas em determinadas horas do dia. Vença a compulsão que ele provoca em muitas pessoas.
E não se deixe iludir. Jamais a máquina será mais inteligente que o ser humano. Ela contém milhares de informações, mas nada sabe. Ela é capaz de vencê-lo no xadrez – porque alguém semelhante a você e a mim a programou para jogar. Ela exibe os melhores filmes e nos permite escutar as mais emocionantes músicas, mas nunca se deliciará com o amplo cardápio que nos oferece.
Se você prefere a máquina às pessoas e a usa como refúgio de sua aversão à sociabilidade, trate de procurar um médico. Porque sua auto-estima está lá embaixo e o computador não haverá de encará-lo como se fosse um verme. Ou sua auto-estima atingiu os píncaros e você acredita que não existem pessoas à sua altura, melhor ficar sozinho.
Nas duas hipóteses você está sendo canibalizado pelo computador. E, aos poucos, se transformará num ser meramente virtual. O que não é uma virtude. Antes, é a comprovação de que já sofre de uma doença grave: a síndrome do onanismo eletrônico.
Frei Betto é escritor, autor do livro de contos "Aquário Negro" (Agir), entre outras obras.