sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Lula ganha nota 10 de 39% da população e é o brasileiro mais confiável, mostra pesquisa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a pessoa mais confiável para os brasileiros, segundo ranking com 27 personalidades elaborado pelo Datafolha.
Segundo reportagem publicada nesta sexta-feira (1º) pelo jornal Folha de S.Paulo, Lula está à frente de apresentadores de TV como William Bonner e Silvio Santos, do padre Marcelo Rossi e de cantores como Roberto Carlos e Chico Buarque.
Os 11.258 entrevistados, de 14 a 18 de dezembro, deram nota de 0 (menos confiável) a 10 (mais confiável) às personalidades apresentadas. Lula lidera a lista, com nota média de 7,9.
Além disso, 39% dos brasileiros deram nota 10 ao presidente, contra 4% que lhe deram 0.
Lula é mais admirado no Nordeste, com nota média de 8,74, contra 7,14 no Sul e 7,57 no Sudeste.
Entre os mais escolarizados e mais ricos, o presidente fica em quinto. Nesse recorte, Chico Buarque lidera, seguido por William Bonner, Caetano Veloso e Roberto Carlos.



A experiência de 2009 e os desafios de 2010
2010
Bem, como o dia de hoje convida à reflexão e a rememoramos os fatos do ano que termina, quero lembrar um pouco das coisas que se passaram em 2009.
Um ano que começou sob a sombra de uma crise mundial que sepultou os mitos neoliberais. O “divino” capital teve de se pendurar no arcaico Estado para sobreviver.
Os pretensiosos distribuidores de regras e “notas” para nós, pobres e subdesenvolvidos, viram-se, de uma hora para outra, reprovados pelos seus próprios critérios.
Pra falar a verdade, acho que a maioria de nós gelou a espinha quando Lula vei com aquela história de que esta crise, no Brasil, seria uma “marolinha”.
Tínhamos na memória o que crises localizadas, em pequenos e distantes países, tinham feito aqui com nossa economia.
Por mais simpatia e boa-vontade que pudéssemos ter com as alterações de curso que o Governo Lula, poucos acreditavam que poderia haver uma guinada como a que houve.
Que fossemos recusar as eternas medidas de arrocho da população, que sempre acompanharam as crises.
Que fossemos apostar no vigor do povo brasileiro, aumentar salários, estimular o consumo, baratear o crédito.
Que, mesmo mantendo Henrique Meirelles. Lula fosse defenestrar a diretoria do Banco do Brasil e usá-lo para forçar uma queda nos juros cobrados no mercado. Ou comprar – justamente de Serra – a Nossa Caixa, evitando sua privatização e ampliando fortemente a presença do BB no mercado-chave do país.
Ou que fosse suspender os lesivos leilões do nosso petróleo, que seu próprio Governo já fizera, mais de uma vez.
Muito menos que fosse nacionalizar, da maneira possível, as jazidas do pré-sal.
E que fosse assumir um discurso nacionalista como há décadas não vimos um presidente assumir, malgrado todas as contradições de seu governo.
Muita coisa aconteceu em 2009. Inclusive com cada um de nós.
Percebemos com clareza que há um processo em marcha, que mesmo que não fosse um plano pessoal de Lula, a Lula fundiu-se.
Que o Governo Lula merece dúzias de críticas, é a mais pura verdade. Mas que o Governo Lula mereça oposição de nossa parte, nacionalistas, progressistas, da esquerda brasileira, é algo que só os rancores ou a sincera, mas danosa, falta de visão histórica pode explicar.
Mas, mesmo entre os que a fazem, por estas razões,a força do sentimento popular os acabará por convencer, quase todos.
Começa 2010 sob a égide de seus últimos meses, quando ocorrerão as eleições presidenciais.
O convite que faço a todos é que percebam que vamos fazer mais que escolher um presidente.
Vamos escolher um caminho.

Conseguir trilhá-lo é algo que depende não de nossa vontade, mas dos sentimentos de nosso povo.
A solidão, por mais justos e puros que sejam seus motivos, nunca é boa para a vida humana, se não é em nome de um resgate.
Mas não há resgate a fazer, senão em nossa memória histórica.
Os líderes nacionalistas do pré-64, como meu avô, Jango, Arraes, Getúlio, se foram para um exílio numa Itu que não tem volta.
Cabe-nos seguir sua luta,e isso exigirá o melhor de nós.
Precisamos vencer a eleição. Mas não apenas isso. Precisamos da polêmica que esclarece a população.
Precisamos destes novos e maravilhos meios que já não nos deixam reféns da “opinião que se publica”.
Precisamos de nós mesmos, de nossa grandeza como seres humanos, grandeza que é capaz de vencer os preconceitos, as conveniências, o marasmo.
Precisamos da coragem para enfrentar o status-quo e  da sabedoria de fazê-lo de forma a sermos compreendidos e apoiados.
Que todos nós estejamos à altura deste ano novo, deste tempo novo para o Brasil.

PT faz balanço positivo das ações em 2009

Durante o ano de 2009, o PT do Rio Grande do Norte manteve diálogos com todos os pré-candidatos ao Governo do Estado que fazem parte da base aliada do governo Lula: Carlos Eduardo (PDT), João Maia (PR), Iberê Ferreira (PSB) e Robinson Faria (PMN).
A todos eles o partido reafirmou que o seu posicionamento em relação ao pleito de 2010 estaria vinculado à continuidade do projeto nacional, representado pela candidatura da ministra Dilma Roussef, e a um projeto de governo para o RN. O PT também explicitou que levará em consideração a tática eleitoral que crie as condições reais de preservação ou ampliação de seus espaços no Legislativo, onde mantém hoje uma representação na Câmara Federal e outra na Assembleia Legislativa. Foram conversas iniciais que deixaram o quadro em aberto, significando que o PT dialoga com todas essas pré-candidaturas, mas que ainda não tem candidato definido, apesar de uma resolução partidária por uma "aliança preferencial", mas não automática, com o PSB.
O partido defende que a aliança para vencer as eleições no Rio Grande do Norte deve ser ampliada englobando partidos que atualmente não fazem parte do governo Wilma, é o caso do PDT e do PMDB, e com partidos que não fizeram parte da aliança que disputou a Prefeitura de Natal em 2008, como PR, PMN e PTB. "Esperamos que unidos, se não todos, a maioria representativa dos partidos que compõem a base dos governos de Lula e de Wilma, cheguemos a um consenso de qual a melhor candidatura irá representar o nosso projeto para o Rio Grande do Norte", afirma a deputada Fátima Bezerra.
Deputada Fátima Bezerra.
O PT encerra o ano comemorando os números da economia, com crescimento do emprego, redução das desigualdades sociais, além de todos os prêmios e homenagens internacionais que o presidente Lula recebeu neste fim de ano. Para completar, os números das pesquisas eleitorais apresentam o PT como o partido melhor avaliado pela população e a consolidação do nome de Dilma, além da redução da diferença com relação ao candidato demo-tucano, José Serra.
O PT, que no próximo dia 10 de fevereiro completa 30 anos, começa 2010 com a posse das novas direções eleitas pelo voto direto dos filiados em novembro de 2009. Em fevereiro, realizará o IV Encontro Nacional, com cerca de 1.300 delegados também eleitos pelo voto direto, aproveitando o evento para o lançamento oficial da pré-candidatura da ministra Dilma Roussef à Presidência da República.
Os petistas do Rio Grande do Norte comemoram também os investimentos feitos pelo Governo Federal em 2009. Foram 10 novas unidades do IFRN (antigo CEFET), investimentos nos portos de Natal e Areia Branca, para onde já estão assegurados mais de R$ 170 milhões, a refinaria Clara Camarão, além de investimentos em energia, no Programa Minha Casa Minha Vida, na agricultura familiar, através dos Territórios da Cidadania, entre outros.
 
PT quer ampliar palanque para Dilma
Ainda no RN, o novo Diretório Regional que tomará posse representará pela primeira vez um equilíbrio na correlação de forças internas. Nenhum grupo isoladamente terá maioria no diretório. Portanto, é com essa nova direção do PT que os partidos e pré-candidatos da base aliada deverão conversar sobre as eleições 2010, a partir desse início de ano. É salutar que esses outros agentes políticos possam agora também procurar o PT para uma segunda rodada de conversações.
Na chapa majoritária, o PT, seguindo orientação da Direção Nacional, de ampliar ao máximo o palanque da ministra Dilma, decidiu que não lançará candidatura ao Governo, sem, no entanto, abrir mão de discutir e ter participação na chapa majoritária. O que pode acontecer com uma das vagas em disputa pelo Senado onde, mantida a posição do senador Garibaldi Filho de formar palanque com o DEM, o PT deverá apresentar um nome para a disputa da segunda vaga.
O PT é detentor do segundo maior tempo do horário gratuito de TV, além de ser o partido com maior inserção nos movimentos sociais e ser o partido do Lula, presidente com maior popularidade da história desse país e com o governo melhor avaliado nas pesquisas de opinião pública.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009


Os dados do Banco Central divulgados esta manhã mostram que os juros cobrados ao consumidor brasileiro são os menores em 15 anos. Ainda assim, são enormes. O custo médio do crédito para aa pessoa física em novembro foi de 43% ao ano e, para a pessoa jurídica, 26%, também os mais baixos desde 2008.
Mas os dados que vou trazer aqui para vocês os jornais não se apressam em publicar. E tem tudo a ver com o que eu disse ontem sobre os bancos públicos estarem forçando a baixa dos juros, claro que dentro de padrões que não comprometam a rentabilidade dentro de um mercado financeiro competitivo, como tem o Brasil. Se este modelo de sistema financeiro deve mudar é outra e importante história.
Mas comparem os números, que são oficiais e podem ser acessados aqui, no Banco Central.

Pessoa Jurídica – Desconto de Duplicatas

InstituiçãoTaxa
BANCO DO BRASIL S A2,12%
BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A.2,43%
CAIXA ECONOMICA FEDERAL2,44%
HSBC BANK BRASIL2,50%
BANCO BRADESCO S A3,02%
BANCO ITAÚ S A3,32%

Pessoa Física – Cheque Especial

InstituiçãoTaxa
CAIXA ECONOMICA FEDERAL6,26%
BANCO DO BRASIL S A7,76%
BANCO BRADESCO S A8,25%
BANCO ITAÚ S A8,36%
HSBC BANK BRASIL8,62%
BANCO SANTANDER (BRASIL) S.A.9,00%
Como já expliquei outras vezes, ao citar estes dados, existem taxas menores, em bancos focados em nichos de clientes, por isso restringi a comparação aos grandes bancos de varejo de porte nacional.
É nítido que, embora as taxas permaneçam enormes, o pesso dos bancos públicos está forçando para baixo. E os “bancões” privados resistem e perdem mercado.
Se você for conferir as tabelas do Banco Central, cuidado para não confundir o Banco Itaú SA com o Itaú BBA, que é o ramo corporativo do banco para altos financistas e, obviamente, não é feito para você.
Nas  tabelas acima você pode ver o que o Dr. Roberto Setúbal, dono do Itaú,  chama de “remunerar o capital”.
http://www.tijolaco.com/

Eremildo, o idiota, e as vigas do Rodoanel

 
Acidente do Rodoanel: impressionante a incapacidade da imprensa de dizer que o laudo mostra que a obra estava torta, fora de nível.Fiquei assombrado, agora, lendo as explicações do laudo do IPT sobre as causas da queda das vigas do Rodoanel, em São Paulo, há pouco mais de um mês. E o pior é que a imprensa o reproduz com todo o hermetismo técnico que faz o acidente parecer produto de uma tempestade solar, não de uma lambança generalizada. O Estadão chega da falar em “‘Força horizontal’ não contida pelo travamento das vigas foi responsável pelo desabamento que feriu três”.
O que diz o laudo do IPT?
“Falta de horizontalidade das superfícies das bases de apoio”. Tradução, os berços das vigas nos pilares estavam fora de nível, isto é, tortos.
“Insuficiência de atrito na interface das vigas com as bases de apoio”, quer dizer que as vigas escorregaram e
“Falta de travamento adequado das vigas”, quer dizer que não havia ou não foi colocado corretamente o travamento provisório, em geral com cabos de aço, que impeça que, sem o peso da pista que será colocada  por cima delas, as vigas possam se deslocar.
Peço desculpas ao Elio Gaspari, mas tive que usar o seu personagem para exemplificar o “tucanês” da imprensa paulista.
Fonte: http://www.tijolaco.com/
Recursos para o Bolsa Família tiveram reajuste de 14% em 2009
Os beneficiários do Bolsa Família receberam R$ 12,4 bilhões do governo federal entre janeiro e dezembro de 2009, 13,8% a mais do que em 2008. No ano passado, foram investidos R$ 10,9 bilhões no programa.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o reajuste de 10% nos valores do benefício a partir de setembro e a inclusão de mais 1,3 milhão de famílias no Bolsa Família durante o ano contribuíram para chegar a esse montante.
O ministério também repassou R$ 207,3 milhões para os municípios investirem nas ações locais do programa por meio do IGD (Índice de Gestão Descentralizada).
Os valores transferidos a 12,3 milhões de famílias, que variam entre R$ 22 e R$ 200, são investidos em alimentação, material escolar, remédios e vestuário infantil.
O programa exige a frequência escolar dos alunos beneficiários e o cumprimento da agenda de saúde.
Na semana passada, o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, prometeu a concessão do Bolsa Família e do BPC (Benefício de Prestação Continuada) - salário mínimo a pessoas com mais de 65 anos cuja renda per capita familiar seja inferior a 1/4 do salário mínimo - aos moradores de rua do país.
O universo de beneficiários pode chegar a 60 mil. Segundo a assessoria do ministério, a concessão dos benefícios dependerá do esforço para o enquadramento dos moradores de rua nos pré-requisitos legais do Bolsa Família, como mutirões para emissão de certidão.
Uma das hipóteses seria permitir que os centros de assistência social sejam usados para comprovar residência.
Repasses para merenda e transporte escolar terão aumento de R$ 1 bilhão


O governo federal aumentou de R$ 0,22 para R$ 0,30 o valor repassado aos municípios para a merenda e o transporte escolar em 2010. O ministro da Educação, Fernando Haddad (foto), disse que o governo vai formalizar a mudança na quarta-feira. O reajuste elevará em R$ 1 bilhão os investimentos nos dois setores.
Segundo Haddad, o custo da merenda escolar em 2009 para o governo federal foi de R$ 2,2 bilhões, enquanto o do transporte escolar foi de R$ 478 milhões. No modelo atual, o governo repassa aos municípios os recursos para a merenda escolar em toda a educação básica, enquanto no transporte escolar o benefício atinge o ensino rural do país - para o deslocamento dos alunos às escolas.
A mudança nos valores, segundo Haddad, vai passar a valer no início do período letivo de 2010. O ministro disse que, até 2003, o governo federal repassava R$ 0,09 centavos aos municípios para a merenda e o transporte escolar. Há seis anos o valor passou para R$ 0,22 centavos, chegando agora aos R$ 0,30.
O repasse já havia sido aumentado em 70% desde 2003 e, neste ano, foi estendido aos alunos do ensino médio.
Inicialmente, a ideia do governo era ampliar o repasse na merenda e no transporte escolar para R$ 0,35, mas a equipe econômica recomendou o reajuste menor para evitar maiores impactos aos cofres do governo.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Lula é o homem do ano para o jornal francês Le Monde

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi escolhido o "homem do ano" pela redação do jornal francês Le Monde porque, segundo a publicação, "aos olhos de todos encarna o renascimento de um gigante".
"Embandeirado dos países emergentes, mas também do mundo em desenvolvimento do qual se sente solidário, o presidente brasileiro, de 64 anos, colocou decididamente seu país em uma dinâmica de desenvolvimento", afirma a revista semanal do Le Monde na edição desta quinta-feira.
"O presidente brasileiro, que no fim de 2010 deixará a presidência sem ter tentado modificar a Constituição para concorrer a um terceiro mandato, soube continuar sendo um democrata, lutando contra a pobreza sem ignorar os motores de um crescimento mais respeitoso dos equilíbrios naturais", acrescenta.

Brasil em alta
No ano da França no Brasil, presidente brasileiro é eleito pelo jornal Le Monde o homem do ano
"Presidente do Brasil desde 1º de janeiro de 2003, ao fim de dois mandatos terá dado uma nova imagem a América Latina", afirma a revista ao explicar a escolha de Lula como "personalidade do ano 2009".
"A consagração de Lula acompanha a renovação do Brasil", afirma a reportagem assinada por Jean Pierre Langellier, correspondente do jornal no Rio de Janeiro.


Brasil decola
"Embandeirado dos países emergentes, mas também do mundo em desenvolvimento do qual se sente solidário, o presidente brasileiro, de 64 anos, colocou decididamente seu país em uma dinâmica de desenvolvimento", afirma a revista semanal do Le Monde na edição desta quinta-feira.
"O presidente brasileiro, que no fim de 2010 deixará a presidência sem ter tentado modificar a Constituição para concorrer a um terceiro mandato, soube continuar sendo um democrata, lutando contra a pobreza sem ignorar os motores de um crescimento mais respeitoso dos equilíbrios naturais", acrescenta.
"Carismático, de sorriso fácil e jovial, Lula, nascido em 27 de outubro de 1945 no estado de Pernambuco, ex-torneiro mecânico e sindicalista, transformou o Brasil em ator essencial do cenário internacional".
"Diplomacia, comércio, energia, clima, imigração, espaço, droga: tudo lhe interessa e diz respeito", afirma o artigo, acompanhado por fotografias de Lula no Brasil e no exterior, incluindo uma ao lado do presidente americano.
Lula foi o primeiro presidente da América Latina recebido por Barack Obama na Casa Branca.
Líder dentro do G20, aspirante a uma cadeira permanente no Conselho de Segurança da ONU e primeiro sócio comercial da China são algumas conquistas na política externa, lembra o jornal francês.
"Longe ficou a época em que o sindicatista Lula com gorro proletário e microfone na mão gritava: 'Fora FMI'. Hoje não é mais o FMI que ajuda o Brasil, e sim o contrário", acrescenta.
Mas o balanço também revela um "lado obscuro".
Lula reduziu a pobreza e milhões de brasileiros passaram à classe média, "mas o Brasil continua sendo um dos países mais desiguais do mundo (...) dividido entre um sul rico e dinâmico e um norte arcaico e deserdado".
E entre os temas pendentes são citados uma educação primária e secundária "medíocres", um sistema de saúde "deficiente", uma burocracia "pesada", a polícia "ineficaz" e uma justiça "preguiçosa".
O jornal espanhol El País declarou há algumas semanas Lula como a "personalidade do ano" e a revista britânica The Economist dedicou um número especial ao Brasil, com uma capa mais que eloquente: o Cristo Redentor, uma das imagens emblemáticas do Rio de Janeiro, decolando como um foguete rumo ao espaço.