sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Emparn prevê que fenômeno El Niño provocará antecipação do inverno

Publicado no Correio da Tarde no Dia 10/12/2009
Denise Santos

Raul Pereira
 
A notícia divulgada pela Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn) dando conta que o inverno chegaria mais cedo mais cedo ao estado animou os agricultores da região oeste. Segundo o presidente da Emparn, Henrique Santana, a equipe de monitoramento detectou o fenômeno El Niño no oceano Pacífico, o que pode antecipar as chuvas no Nordeste para janeiro. "Se o inverno começar mais cedo, pode pegar o agricultor desprevenido, porque ele não terá preparado as terras a tempo. O ideal é que a chuva comece a partir de fevereiro e se estenda até junho", destaca.

Sobre o assunto o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do RN (Fetarn), Manoel Cândido, informou que os produtores já esperam as chuvas e é exatamente no primeiro mês do ano que eles começam a trabalhar a terra para o plantio. "Já estamos aguardando a chegada das chuvas. É comum o homem do campo se preparar e esperar o inverno em janeiro. Eles não terão surpresa se as chuvas chegarem mais cedo", garante. Segundo Cândido, algumas regiões do alto Oeste potiguar vêem o inverno começar mais cedo que o resto do estado.

Especialista vê previsão como precipitada

O professor José Espínola, responsável pelo setor de meteorologia da Universidade Federal Rural do Semi-árido, Ufersa, discorda da posição do diretor da Emparn e diz que ainda é cedo para fazer qualquer previsão sobre o inverno. "Considero a declaração do diretor da Emparn extremamente precipitada. Acho que ainda não temos dados que comprovem se teremos um inverno bom, se ele será antecipado, se haverá fortes chuvas. Faço até uma correção, já que o El Nino nunca foi responsável por antecipar chuvas e sim ao contrário, a La Nina é que pode influenciar nesses casos. Entendo que qualquer declaração nesse momento não passará de pura especulação", declarou.

Professor Espínola informa ainda que de acordo com o que vem se apresentando até agora e com a intensidade do fenômeno El Nino e o histórico de chuvas nos últimos anos, a tendência é de poucas chuvas na região. "No ano em que detectamos o crescimento do El Nino - que provoca o aquecimento das águas do Atlântico - sempre ocorre chuvas intensas na região sul e pouca no nordeste. Em 65% dos anos em que esse fenômeno ocorreu com intensidade houve baixa precipitação de chuva em nossa região", informou.

Ainda segundo o professor nos dias 15 e 17, meteorologistas de todo o Nordeste irão participar da 1ª Reunião de Análise e Previsão Climática para o Setor Norte do Nordeste do Brasil, que acontece em Campina Grande. O evento irá reunir todos os meteorologistas e pesquisadores da região Nordeste, além de alguns cientistas do resto do país. Segundo Henrique Santana, este ano o grupo realizou seis encontros para analisar as condições climáticas da área, mas para 2010 estão previstas oito reuniões.

"Essas reuniões são muito importantes para que possamos prever e prevenir nossos agricultores. Só depois desse encontro conseguiremos traçar um perfil de como se comportará o tempo nos próximos meses", acrescenta Espínola.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

O PT mostra como administrar uma cidade. Parabéns Zé Júlio, parabéns Antônio Martins.


José Júlio ex-prefeito de Antônio Martins, recebe prêmio por ter ficado entre as 20 melhores adiministrações do país e vai representar o Brasil em Dubai.

Destacado entre os 20 municípios com gestão melhor avaliada entre 2007 e 2008...na administração anterior, Antônio Martins brilhou nesta quarta-feira, em Brasília, em evento com presença do presidente Lula e da ministra-presidenciável Dilma Rousseff, no Espaço Cultural Caixa Econômica.
O pequeno município do Oeste inscreveu sua gestão no “Prêmio Caixa: Melhores Práticas em Gestão Local”...assim como também fizeram Cruzeta e Natal.
Tanto a capital quanto Cruzeta se desclassificaram logo na primeira fase, onde ficaram apenas 100 concorrentes.
A gestão passada da pequena cidade desbancou a gestão passada da capital potiguar e se manteve forte.
Ficou entre os 100, entre os 35...e ontem, passou na peneira ficando entre os 20 vencedores, sem ordem de classificação.
Os 15 desclassificados receberam certificado de participação...
E os 20 receberam, por enquanto, abraços e apertos de mão da ministra Dilma e do presidente Lula, além de um troféu.
No próximo ano, o governo entregará um cheque de 25 mil reais a cada município, para investimento em ações sociais...
E ainda levará os gestores a Dubai, nos Emirados Árabes, para participarem do Prêmio Internacional de Dubai, promovido pelo "Best Pratices and Local Leadership Programme", das Nações Unidas.
Como o prêmio é uma referência à administração passada, lá estava, ao lado de Dilma e Lula, o ex-prefeito de Antônio Martins, José Júlio.
“Pra mim é o coroamento do meu trabalho, da minha luta, de anos de dedicação e do dinheiro bem aplicado. Não sei descrever a emoção que a gente sente ao receber um prêmio como este”....declarou ao Blog o ex-prefeito José Júlio...
Que ontem recebeu um prêmio das mãos do presidente Lula...
E dias atrás sofreu maus bocados nas mãos de seqüestradores.
“O município de Antônio Martins era carente e a gente conseguiu reverter. Hoje temos um município turístico. Tem uns empresários de Mossoró que vão construir um hotel em Antônio Martins”, declarou José Júlio...dando exemplo aos prefeitos de pequenos municípios como o que ele administrou: onde o FPM é o 0,6, da mais baixa cota do estado.


O Blog publica dois exemplos do ‘antes e depois’ da gestão do ex-prefeito ganhador do prêmio.


ANTES LIXÃO

AGORA PRAÇA


ANTIGA PRAÇA

NOVA PRAÇA

ANTIGA ENTRADA DO MIRANTE DA EMA

NOVA ENTRADA DO MIRANTE DA EMA



JOSÉ JÚLIO RECEBENDO O PRÊMIO DO PRESIDENTE LULA
E DA MINISTRA DILMA ROUSSEF

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009


ISSO NÃO É ESPIRITISMO
Em uma rádio escutei a seguinte propaganda: "Fulano de Tal, médium, tarólogo e espírita, faz e desfaz qualquer trabalho. Consultas com hora marcada, R$ 50,00". Prontamente esclareço a você que lê este artigo: não se trata de um espírita. É alguém utilizando a credibilidade do espiritismo em proveito próprio.
Muitas seitas, cultos, rituais ou religiões usam em suas práticas a comunicação com os espíritos, jogos de tarô, cartas, quiromancia e outras tantas. Equivocadamente são confundidas com Espiritismo. Merecem todo nosso respeito, porém, cabe esclarecer que são adeptas do esoterismo ou espiritualismo. E nem todo espiritualista é espírita. O Espiritismo é uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal. É o conjunto de princípios e leis, revelado pelos espíritos superiores, contido nas obras organizadas por Allan Kardec, que constituem a Codificação Espírita: "O Livro dos Espíritos", "O Livro dos Médiuns", "O Evangelho Segundo o Espiritismo", "O Céu e o Inferno" e "A Gênese". Permite às criaturas o conhecimento das coisas, fazendo que saibam de onde vêm, para onde vão e por que estão na Terra; atrai para os verdadeir os princípios da lei de Deus e consola pela fé e pela esperança; abrange todas as áreas do conhecimento, das atividades e do comportamento humano, apresentando caminhos para a regeneração da humanidade.
Toda a prática espírita é gratuita, como orienta o princípio moral do Evangelho: "Dai de graça o que de graça recebestes". É realizada com simplicidade. Não tem sacerdotes e não adota nem usa em suas reuniões altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior.
A Doutrina Espírita esclarece que todo ser humano é portador de mediunidade em variados graus e ninguém é obrigado a "desenvolvê-la". O local que cobra dinheiro ou qualquer favorecimento material, não é um centro espírita. Como tudo na vida pode se tornar objeto de exploração, não nos surpreende alguém querer explorar o lado daquilo que equivocadamente chamam de sobrenatural. Médiuns interesseiros não são apenas os que exijam recompensas financeiras ou materiais, mas também os ambiciosos desejando reconhecimento pessoal. Em resumo, a mediunidade é uma faculdade concedida para o bem, e os bons espíritos se afastam de quem pretenda fazer dela um degrau para chegar ao que quer que seja que não corresponda aos objetivos divinos. Daí o grande número de embusteiros e falsos médiuns, dispostos a ludibriarem em proveito próprio.
Portanto, é dever do Espiritismo disseminar o esclarecimento, pois respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem, pela confraternização e pela paz entre os homens, independente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, orientação sexual, nível cultural ou social. Reconhece que "o verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei da justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza".

Francinaldo Rafael - jornal O Mossoroense - 08/12/2010
http://www2.uol.com.br/omossoroense/mudanca/conteudo/francinaldo.htm

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Prefeito depositou contra partida e Filarmônica da Juventude está garantida para Severiano Melo


A Prefeitura de Severiano Melo, através do seu Prefeito, Silvestre Monteiro, cumpriu o prometido e depositou na conta da ASSERDEC – Associação Severianense Recreativa de Desporto e Cultura, a contra partida exigida pelo PDS – Programa de Desenvolvimento Solidário, do governo do estado, para a aquisição de instrumentos musicais e manutenção da Banda Filarmônica da Juventude.

A infomação é do Presidente da ASERDEC, o Sr. João Batista de Carvalho, que também é Vereador. Segundo João o processo foi bastante difícil, pois o município passa por sérias dificuldades financeiras em função da queda do repasse do FPM ocorrida pela redução do coeficiente de 0.8 para 0.6.

Outro problema enfrentado pelo projeto foi a questão da autorização que a Câmara de Vereadores do municipio precisou dar ao Prefeito para que o mesmo pudesse efetuar o depósito tirando recursos dos cofres públicos. Um Vereador da oposição mobilizou mais tres outros vereadores para esvaziarem a primeira Sessão que foi marcada de forma extraordinária para o dia 27 de novembro, que também era feriado municipal. A votação do projeto da banda não aconteceu por não ter dado o quórum suficiente. O Vereador explicou dizendo que tinha dúvidas se esta banda seria, de fato, para o benefício da população, além de achar que daria mérito ao Prefeito Municipal. Após as devidas explicações onde foi mostrado que a banda, apesar de ser da ASERDEC, seria para o beneficio do municipio, os vereadores votaram pela aprovação na última Sessão realizada na sexta feira(04), apesar de ainda ter faltado o Vereador Nildo Moura na Sessão.

Silvestre Monteiro comentou a importância da banda para o municipio. Segundo ele, o empreendimento trará progresso social para os jovens e adolescentes. “Quando O Vereador João do PT me falou deste projeto fiquei fascinado por ele, pois entendo que é esta a oportunidade que o nosso municipio precisa para desenvolver um trabalho mais intenso com crianças, adolescente e jovens, que na maioria das vezes se “perdem” por não terem os seus talentos descobertos, e mais ainda, por não terem a oportunidade de mostrar seus valores. Neste sentido, a Banda Filarmônica vem exatamente para oportunizar o municipio a mostrar o seu potencial artistico e cultural. Buscamos todas as forças possiveis e depositamos a contra partida para que não perdessemos esta banda por demais significante para Severiano Melo”.
A Banda Filarmônica custará R$ 75.688,81 que terá investimentos do Banco Mundial, Governo do Estado e Prefeitura de Severiano Melo. É importante lembrar que todo este recurso disponibilizado para a ASSERDEC não será reembolsado pela instituição, uma vez que este é um projeto de combate a pobreza financiado pelo Banco Mundial e parceiros.
Severiano Melo está sendo cobntemplada com mais 70 cisternas do P1MC
Mais uma vez o municipio de Severiano Melo está sendo o foco das atenções do P1mc – Programa um milhão de cisternas. Desta feita, o municipio será cntemplado com 70 unidades que serão construídas pelo SEAPAC através da SETHAS/RN em diversas comunidades rurais do municipio.
Na tarde de ontem, 07, aconteceu uma reunião com o Conselho do FUMAC, o SEAPAC e possiveis beneficiários no CCI, onde foram discutidos oscrit´rios para que uma família possa ser beneficiária.
Ficou decidido que o Conselho do FUMAC realizará outra reunião para deliberar sobre quais comunidades serão beneficiadas, e só depois, serão feitas as reuniões para escolha das famílias.
Com estas 70 o município fechará a casa das 400 unidades de cisternas construídas em todas as comunidades rurais do municipio.

Aprovação do Presidente Lula sobe para 83% e de governo vai a 72%, aponta Ibope

A aprovação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu de 81% em setembro para 83% em novembro, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta segunda-feira (7). A confiança no presidente também melhorou, saindo dos 76% para 78% no mesmo período. A rejeição, por sua vez, regrediu de 17% para 14%.
A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a aprovação à sua maneira de governar o país também subiram em novembro em relação aos índices registrados em setembro.Para 72% dos entrevistados, o governo é "ótimo" ou "bom", acima dos 69 por cento em setembro.
O Ibope entrevistou 2.002 pessoas entre os dias 26 e 30 de novembro em 143 municípios. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais.

O fedor que vem de Brasília cheira a tucano


José Roberto Arruda - que no popular foi cupincha de ACM - tem longa folha corrida de desserviços à população brasiliense e brasileira. A crise dos panetones é só uma de muitas - não por isso menos grave.
O governador do DEM - que era considerado vice súbito de José Serra - representa uma categoria numerosa de políticos que descendem diretamente dos coronéis da República Velha. Na sua maioria, os neocoronéis convivem amistosamente em agremiações como o DEM e PSDB, e ainda de forma mais difusa no PMDB.
Sua provável queda vem num momento bastante interessante. A queda das colunas do Rodoanel passou desapercebida na grande mídia. Mas como ignorar um escândalo dessa dimensão? O embuste da vez está na tentativa de desassociar o escândalo da imagem do governador paulista.
Mídia e líderes da direita fazem grande esforço conjunto em negar o óbvio: foi na cozinha do candidato tucano que estourou a bomba. Arruda ameaça cair atirando se não contar com seu partido. O DEM ameaça expulsá-lo e diz que não viu, não ouviu nem nunca soube. Mas a assembléia do DF está ocupada; em várias regiões do Distrito pipocam protestos. O povo sabe, quiçá não esqueça!
Petrobras investirá mais de 174 bi


O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, informou ontem que o plano de investimentos da estatal para o período 2010-2014 deve superar os US$ 174,4 bilhões do plano 2009-2013, confirmando o que disse na terça-feira, em entrevista à Agência Estado. "Provavelmente, aumentará. Por enquanto, não tenho a menor condição de dizer", disse. Ele estima que o novo plano de investimento seja divulgado no primeiro trimestre de 2010.
De acordo com o executivo, projetos de todas as áreas de atuação da companhia estão sendo revisados neste momento. "Estamos avaliando. São mais de 25 projetos acima de US$ 500 milhões e 3 mil e tantos projetos abaixo de US$ 500 milhões. Então, são quase 4 mil projetos e esse processo envolve centenas de pessoas."
Gabrielli também renovou a sua expectativa de que os projetos de lei que tramitam no Congresso sobre o novo marco regulatório do setor sejam aprovados até o fim deste ano na Câmara e no primeiro trimestre de 2010 no Senado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.