terça-feira, 11 de agosto de 2009

Representantes do Sintraf-Oeste participarão de Encontro Estadual da Fetraf/RN
Dando continuidade ao processo de sua organização, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Estado do Rio Grande do Norte - FETRAF-RN, estará realizando o ENCONTRO ESTADUAL DA FETRAF-RN, que será realizado de 11 a 14 deste mês, no Acampamento RENOVO Área Rural de São Paulo do Potengi-RN.

João do PT parcipará do evento

O presidente do Sintraf-Oeste, João do PT, a Coordenadora de Assuntos sindicais do Sintraf-Oeste em Rodolfo Fernandes, Alice Jó, e o articulador em Viçosa, Anastácio, participarão representado o Sindicato no encontro.


Programação do Encontro Estadual da FETRAF-RN

11/08/09 – 1º DIA

8h – Credenciamento
10h – Abertura, apresentação dos participantes e construção de acordos de convivência.
12h – Almoço
14h – Habitação para Agricultura Familiar – Estratégias para o RN

12/08/09 – 2º DIA

9h – Apresentação e discussão do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE/FNDE/MEC e Apresentação e discussão do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA/CONAB/MDA
12 – Almoço
14 – Construção de estratégias para acesso aos programas: PNAE e PAA no RN

13/08/09 – 3º DIA
9h – Discussão sobre os temas: DAP e SINTAP
12h – Almoço
14h – Conjuntura Política Sindical

14/08/09 – 4º DIA
9h – Conjunturas Política Partidária
12 – Almoço
14 – Conjunturas Política Partidária
16h – Avaliação e Encerramento.
O MOVA-Brsail teve a sua certificação durante festejo de Nossa Senhora da Saúde

No sábado passado, dia 08, aconteceu a solenidade de entrega de certificados aos educandos do Projeto MOVA-Brasil do Municipio de eriano Melo. A Festa aconteceu na capela da comunidade Ipoeira, onde existiu uma turma de educandos do projeto nesta fase. Além da Ipoeira, haviam turmas em Boa Vista, Malhada Vermelha, Gitirana e uma na sede do municipio.

A solenidade foi conduzida pelo Presidente do Sintraf-Oeste, João Batista, que é parceiro e articulador local do Projeto em Severiano Melo.

Representando a Coordenadora de Pólo, Eliane Bandeira, esteve o Professor e parceiro do Projeto, Leonildes Basilio de Itaú. em Seu discurso, Leonildes enfatizou a importância do Projeto. "Na qualidade de professor, entendo claramente a importância deste momento para estes educandos, pois percebemos que a vida das pessoas mudam quando aprendem a ler e escrever, e neste caso, a mudança ainda é maior, já que estes educandos e educandas do MOVA-Brasil estão com outra visão do mundo. Paulo Freire em sua estada conosco na terra, dedicou a sua vida à prática da educação, educação esta que estava embasada no conhecimento profundo do ser humano enquanto sujeito agregador de novos saberes, de nova visão de mundo", frizou o Professor.

Nesta fase do Projeto, mais de 50 pessoas foram alfabetizadas no município pelo Projeto MOVA-Brasil.
Ex Prefeito de Antonio Martins, Zé Julio, esteve na certificação do MOVA-Brasil
A solenidade contou com a presença ilustre do Ex Prefeito de Antonio Martins Zé Júlio, que também é parceiro do MOVA-Brasil em nosso muicípio.
Zé Júlio entregou certificado
Em seu discurso Zé Júlio enfatizou a importância dada à Educação em seu município,durante a sua administração. "Investimos maciçamente na educação básica,especialmente nas crianças e tivemos excelentes frutos, pois em um pequeno espaço de tempo atingimos o IDEB favorável ao desenvolvimento", comentou Ze Júlio.
Zé Júlio entregou o certificado a uma educanda como se estivesse entregando um presente, pois segundo o mesmo, o maior presente que alguém pode receber é a certificação de ter aprendido algo diferente, e neste caso ela não aprendeu apenas a ler e escrever, mas aprendeu a ver o mundo com outra visão.