quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Lula recebe prêmio na Inglaterra por sua atuação na política econômica e social


Na próxima quinta-feira (5) o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe, em Londres, na Inglaterra, prêmio concedido pela Chatham House como forma de reconhecimento por sua atuação nas relações internacionais e na condução da política econômica e social brasileira.

A Chatham House, instituto de assuntos internacionais do Reino Unido, concede o prêmio anualmente e premia Lula como forma de reconhecimento por sua atuação no sentido de reduzir a pobreza no Brasil por meio de políticas econômicas que mantiveram o equilíbrio fiscal e evitaram o aumento da inflação.
O site da Chatham House cita também a atuação de Lula na solução de crises regionais e o estabelecimento da missão de paz no Haiti, além do fortalecimento da inserção do Brasil no cenário global e sua atuação para fomentar o consenso nos foros multilaterais econômicos e comerciais.
O presidente Lula estará em Londres nos dias 4 e 5 e, além da premiação, terá encontros com o primeiro-ministro do Reino Unido, Gordon Brown, e com a rainha Elizabeth II.

terça-feira, 3 de novembro de 2009


João do PT classifica Congresso da Fetraf –Brasil como positivo

O Vereador e Presidente do Sintraf-Oeste, João do PT participou efetivamente do II Congresso Nacional da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (FETRAF- Brasil/ CUT) e comenta que o encontro foi de suma importancia para o movimento sindical rural da Fetraf, uma vez que notou-se um reconhecimento efetivo por parte do Governo Fedral. “A presença do Vice-Presidente do Congresso Nacional, Marcos maia, além de Ministros, Senadores, Deputados Federais e Estaduais, assim como 800 delegados de 20 estados da Nação e entidades da sociedade civil, mostrou que a Fetraf-Brasil está consolidada como uma entidade que caminha no rumo certo em busca de melhores condições de vida para o Agricultor Familiar do nosso Pais”, destacou João do PT.

João do PT comenta que as discussões realizadas durante o Congresso, são essenciais para o desenvolvimento de práticas voltadas para a organização e formação dos Agricultores Familiares.
Durante o congresso foi discutido e deliberado sobre as questões de políticas agrícolas, ambientais, reforma agrária, juventude, eduicação no campo, gênero, habitação, saúde e previdência.
Fetraf-Brasil elegeu sua nova coordenação durante o II Congresso
Com a presença de 800 delegados no seu II Congresso Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar, a Fetraf-Brasil teve eleita a sua nova diretoria. Por unanimidade, Elizângela Araújo, que é da Bahia, foi empossada nesta sexta feira, 30, junto com todos(as) os(as) demais componentes da nova coordenação.

Elizângela fez um discurso emocionado enfocando, sobretudo, as dificuldades que uma mulher tem em um pais ainda muito machista. “Como vocês sabem não é fácil ser dirigente, mãe e mulher numa sociedade ainda machista, mas tenho muita garra e juntos vamos construir o verdadeiro modelo de desenvolvimento sustentável e solidário com inclusão social que este país precisa e que nós merecemos”, desabafou.
Elizângela, reeleita coordenadora Geral da Fetraf-Brasil, agradeceu a todos os delegados (as), a coordenação do II Congresso e aos funcionários da entidade pelo apoio e comprometimento.
A Coordenadora ainda agradeceu aos parceiros. “Agradeço também à Federação da Agricultura Familiar do Estado de São Paulo (FAF/CUT-SP) por colocar a sua estrutura à disposição e todos os companheiros e companheiras que não me deixaram desanimar em nenhum instante.
João Cabral e Josana Lima do RN foram eleitos durante congresso.
A aprovação unânime da chapa denota da Fetraf-Brasil, presente em 20 estados do país, agrega valores e competências que buscam a consolidação da agricultura familiar em todo território nacional.
Do Estado do Rio Grande do Norte, foram eleitos João Cabral e Josana Lima. João Cabral auxiliará a Coordenação Nacional e Josana Cudará da pasta Meio Ambiente e Formação Política, onde está contido o setor de educação no campo.
João do PT teve papel fundamental na Oficina “Juventude e Educação no Campo”
O Vereador e Presidente do Sintraf-Oeste, João do PT, participou da Oficina “Juventude e Educação no Campo”, onde foram discutidas questões relevantes para a juventude do campo, especialmente as que tratam da área educacional. Durante a sua explanação, João enfocou que ainda existem muitos gestores municipais que não despertaram para aimportância do investimento na educação dos jovens do campo.
João comenta que os jovens, até querem ficar no campo, porém, as dificuldades no que tange a questão financeira, movidas muitas vezes, pelo analfabetismo, naturalmente responsável pela falta de conhecimentos de novas tecnologias para o cultivo adequado das lavouras, são responsáveis pela migração para a zona urbana.

Delegados no Congresso da Fetraf
Partindo deste principio, joão fez colocações enfatizando a necessodade da Fetraf-Brasil investir macissamente suas energias em busca de políticas de investimento na educação do campo. “ A Fetraf-Brasil não deve se fechar para a questão da educação do campo, deve portanto, dispor uma pasta especifica para tratar do asunto. E digo mais, o Rio grande do Norte tem disposição de assumir tal tarefa na coordenação desta instituição”, desabafou joaõ do PT.
Após as colocações de João do PT, deu-se um debate fervoroso e a Coordenação geral da Fetraf-Brasil, decidiu de forma unânime, colocar a disposição do Rio Grande do Norte, a pasta que tratará da meio ambiente e formação política, onde tem como uma de suas atribuições, cuidar da educação do campo.

“Fico feliz em saber que uma das minhas inserções tenha sido usada como parâmetro para uma decisão tão importante para a Fetraf-Brasil, como é a questão da educão no campo”, conclui João do PT