quinta-feira, 8 de maio de 2008

Primeiro aposento encaminhado pelo Sintraf-Oeste foi aprovado pelo INSS

Na segunda feira dia 04 a agricultora familiar Maria de Fátima Alves Moreira, recebeu pela primeira vez o seu salário referente ao beneficio de aposentadoria por idade como segurada especial concedida com a ajuda do SINTRAF-OESTE.
A Agricultora no ato do recebimento do seu primeiro dinheiro
Segundo o Presidente do Sintraf-Oeste, João Batista, este caso tem um caráter especial em função de ser o primeiro benefício concedido através do Sintraf-Oeste. “Apesar de termos sido alvos de diversas críticas e comentários infelizes por parte de pessoas de todos os municípios da jurisdição do nosso sindicato, o aposento saiu”, comenta João.
Além deste, outros casos estão sendo enviados para a previdência Social para que sejam avaliados e concedidos os benefícios. João Batista ainda informa que o benefício de dona Fátima saiu com muita rapidez, pois a mesma completou a idade no dia 11 de abril e no dia 26 do mesmo mês já recebeu a carta de concessão.
A agricultora familiar agradeceu a intervenção do Sintraf-Oeste junto ao INSS na concessão da sua aposentadoria, e diz que está mito feliz, pois na maioria das vezes os direitos dos agricultores não são valorizados. “Graças a Deus o meu aposento já saiu. Conheço gente que bota os papéis e demora muito. As vezes o sindicato (STR) demora muito e bota muita dificuldade. Agradeço demais a esse novo sindicato que faz as coisas rápidas. Teve gente que falou pra eu não confiar, mas graças a Deus deu tudo certo”, diz dona Fátima.
João Batista ainda diz que o Sintraf-Oeste está a disposição dos agricultores(as) familiares da sua área de atuação que é composta dos municípios de Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes, Taboleiro Grande, São Francisco do Oeste e Riacho da Cruz para, não só resolver as questões ligadas a Previdência, mas para ajudar a garantir uma qualidade de vida melhor para estes agricultores(as) familiares.

É tempo de renovação
Os ensinamentos fundamentais do Espiritismo estão dispostos em cinco obras chamadas de Codificação Espírita. Metodicamente organizadas por Allan Kardec, sob a supervisão dos Espíritos, trazem informações preciosas que permitem à humanidade enxergar novos horizontes, substituindo a fé cega pela fé raciocinada. Dessa forma, as criaturas devem crer, porque têm certeza. Apóiam-se nos fatos lógicos. A Gênese, pela ordem cronológica, é a última, das obras fundamentais, com certo enfoque pelo lado da ciência. No seu capítulo XVIII, analisa as grandes transformações para a renovação da Humanidade.
Para que os seres humanos que habitam a Terra sejam felizes, é necessário que ela seja povoada por bons Espíritos, encarnados (pessoas físicas) e desencarnados (os ditos "mortos"), que querem somente o bem. Apesar da violência dos dias atuais não parecer ter fim, na época devida, uma grande emigração se cumprirá, entre aqueles que fazem o mal pelo mal, e que o sentimento do bem não os toca. Não sendo dignos de na Terra habitar, dela serão excluídos, por serem barreiras para o progresso. Irão sofrer as conseqüências, uns em mundos inferiores, outros entre raças atrasadas. Haverá substituição por Espíritos melhores, que farão reinar a justiça, a paz, a fraternidade. Essa mudança, porém, não se dará de maneira súbita num grande desastre. A geração atual desaparecerá gradativamente, e a nova lhe substituirá, sem que seja mudado nada na ordem natural das coisas.
A época atual é de transição. Os elementos das duas gerações se confundem. Colocados no ponto intermediário, assistimos à partida de uma e a chegada da outra, e cada uma já se distingue no mundo, pelos caracteres que lhe são próprios. A nova geração se distingue por uma inteligência e uma razão geralmente precoces, unidas ao sentimento inato do bem e das crenças espiritualistas. Ela não será composta por Espíritos eminentemente superiores, mas daqueles que já tendo progredido, estão predispostos a empreender as idéias progressistas, e aptos a auxiliar o movimento regenerador.
Não foi o Espiritismo que criou a renovação social, e sim, a Humanidade que percebeu o quanto ela é necessária. Pelo seu poder moralizador, suas tendências progressistas, grande visão e generalidade das questões que abraça, o Espiritismo está apto a realizar o movimento regenerador. Por isso, que dele é contemporâneo. Chegou em momento que mais poderia ser útil. Esclarece que, quando os homens estiverem convencidos da soberana justiça e bondade de Deus, e que Ele é o mesmo para todos e nada pode querer de injusto, compreenderão que o mal vem de si mesmo, pela imperfeição moral, e não do Pai.
Os incrédulos rirão de todas essas coisas e as tratarão por produto da imaginação. Mas digam o que quiserem, eles não escaparão à lei comum. Ao seu devido tempo, serão forçados a abrir os olhos.

terça-feira, 6 de maio de 2008

Mais 80 cisternas de placas para Severiano Melo
Em reunião da ASA micro-regional Médio Oeste ocorrida em Almino Afonso no dia 02, foi decidido que Severiano Melo será contemplado com mais 80 cisternas de placas. Segundo o coordenador do fórum das associações, João Batista, que também é Presidente do Sintraf-Oeste, com este número de cisternas o município completará a cifra de 295 construções articuladas pelo Fórum e Sintraf-Oeste.
As dificuldades de acesso a água de qualidade, aliada ao nível de organização das comunidades, contribuíram para que o município fosse selecionado para ser contemplado nesta etapa.
O sindicalista comemora mais um, de tantos benefícios conseguidos pelo movimento social organizado de Severiano Melo. Para João, esta etapa de construção de cisternas, mostra que quando se trabalha com seriedade e zelo pelo dinheiro público, os resultados aparecem de forma satisfatória.
Agricultores da Ipoeira recebem curso de economia solidaria

Iniciou ontem, 05, na comunidade de Ipoeira, o curso de economia solidária articulado pelo Sintraf-Oeste (Sindicato regional dos trabalhadores(as) na agricultura familiar de Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes, Taboleiro Grande, Riacho da Cruz e São Francisco do Oeste. O curso está sendo realizado para 30 agricultores(as) familiares e terá uma duração de sete semanas.
Educandos em aula de economia solidaria
De acordo com o sindicalista João Batista, o curso caiu como uma luva para a comunidade, pois a já se faz uma extensa discussão acerca do assunto, além despertar para as demais regiões do município o sentimento de economia solidaria.
Dinâmica de apresentação
“A economia solidária resgata as lutas históricas dos trabalhadores dos trabalhadores que tiveram inicio no século XIX, sob a forma de cooperativismo, como uma das formas de resistência contra o avanço avassalador do capitalismo industrial. No Brasil ela ressurge no final do século XX como resposta dos trabalhadores as novas formas de exclusão e exploração do mundo do trabalho”.

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Petistas do Médio Oeste definem prioridades para eleições municipais.

Os Dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) dos municípios de Campo Grande, Caraúbas, Itaú, Severiano Melo, Olho D'Água do Borges, Rafael Godeiro, Almino Afonso, Patu, Janduis e Messias Targino, que formam o Pólo do PT do Médio Oeste, estiveram reunidos no domingo, dia 04, na Escola Estadual Apolinária Jales em Messias Targino. A reunião contou com a participação do Presidente estadual do PT no Rio Grande do Norte Geraldo Pinto, o secretário de assuntos institucionais, Olavo Ataíde, o Prefeito de Janduis, Salomão Gurgel, o Vereador Pôla Pinto, o Coordenador do pólo, Ivanildo Fernandes, entre várias outras lideranças da região. Durante o encontro os dirigentes petistas de cada cidade informaram o andamento do processo eleitoral e as definições das alianças que estão sendo discutidas em cada município.


Lideranças do PT
Geraldo Pinto destacou o bom nível de organização do pólo do Médio-Oeste. Segundo ele, o Partido dos Trabalhadores não vem medindo esforços para ampliar a representação política nas eleições municipais deste ano. ”Entre as prioridades, o diretório estadual definiu que a reeleição dos prefeitos de Janduis, Florânia e Antônio Martins serão prioridades”, destacou Geraldão.
Na avaliação do secretário de assuntos institucionais do diretório estadual, Olavo Ataíde, a conjuntura a ponta para um crescimento do PT no estado, como deverá ocorrer em outros estados, podendo o PT duplicar as prefeituras. Outro ponto destacado por Olavo, enquanto a conquista de novos mandatos nas câmaras municipais. Ficou definido que a próxima reunião do pólo será dia 15 de junho, em Olho D'Água do Borges, onde o PT deverá ter candidatura própria a Prefeito.

Conjuntura em Severiano Melo
De acordo com João Batista, Presidente do PT em Severiano Melo, a situação no Município ainda esta indefinida. Apesar de termos como certa a aliança com o Prefeito Silvestre Monteiro na majoritária, ainda precisa definir os rumos na proporcional, pois o Partido entende não ser viável participar de uma coligação muito grande. Além do que, ainda se ventila a possibilidade de ter mais um(a) candidato(a) pela agremiação partidária à concorrer a uma vaga no legislativo severianense. "Estamos conversando com alguns partidos visando montar uma estrutura de coligação que seja favorável à todos, sem contar que ainda não fechamos o número exato de candidatos a vereador pelo Partido", diz o Presidente do PT em Severiano Melo.

João Batista, Presidente do PT Severiano Melo
Segundo João, o Partido hoje tem uma visibilidade muito boa por parte do povo de Severiano Melo. Ele ainda diz que isto se dar pela excelente administração no modo petista de governar do executivo brasileiro, que é do PT, aliado a transparência com que as políticas públicas são tratadas no município pelos executores do PT. "Sempre que conseguimos alguma política pública, executamos com muito zelo, por entendermos que o dinheiro público tem que ser tratado assim, e isto vem nos dando credibilidade junto ao povo do lugar e da região", conclui João Batista.