segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

CNT/Sensus: Dilma vence Serra na pesquisa espontânea


LEONARDO GOY - Agencia Estado
BRASÍLIA - Levantamento CNT/Sensus divulgado hoje mostra que a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, pela primeira vez ultrapassou numericamente o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), na chamada pesquisa espontânea, na qual os entrevistados respondem livremente em quem vão votar, sem a apresentação de uma lista. Na pesquisa espontânea, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - que não pode mais concorrer - lidera com 18,7% das intenções de voto, seguido por Dilma, com 9,5%, e Serra, com 9,3%.
No entanto, o técnico do Sensus Ricardo Guedes ressalta que apesar de Dilma estar numericamente à frente de Serra, a situação é de empate técnico.
No que tange à rejeição, Dilma tinha em novembro passado um índice de 34,4%, a segunda maior e entre os pré-candidatos. Em janeiro, porém, caiu para 28,4% e passou a ter a menor rejeição entre os presidenciáveis.Contabilizados os principais números, quem tem menos a comemorar é o pré-candidato Ciro Gomes (PSB). Suas intenções de voto diminuíram no primeiro e segundo turnos e ele foi ultrapassado por Dilma, pela primeira vez, na simulação do segundo turno.
ESSA NOS INTERESSA!!!
Projeto de Lei defende testemunho como única prova para a aposentadoria rural.

A Câmara analisa o Projeto de Lei 6147/09, do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que flexibiliza a concessão da aposentadoria por tempo de serviço aos trabalhadores rurais.
Pela proposta, fica autorizada a comprovação da atividade rural por meio exclusivo de prova testemunhal, depois de o INSS inspecionar o local. Atualmente, é previsto o testemunho como prova, mas exige pelo menos uma prova documental, como documentos fiscais e licença de ocupação outorgada pelo Incra.

Para inibir fraudes, o projeto também altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/40) e torna mais rigorosa a punição contra quem pratica falso testemunho com o objetivo de fraudar o Regime Geral de Previdência Social.

A lei atual prevê pena de um a três anos para o crime de falso testemunho. Pela proposta, se o objetivo do delito for fraudar a Previdência, a pena aumentará de um terço até o dobro, mais multa de R$ 1 mil a R$ 100 mil.

Crivella afirma que a proposta pretende corrigir a injustiça que se comete, principalmente, contra mulheres trabalhadoras rurais. Como a maioria dos documentos é emitida em nome do marido ou companheiro, diz ele, muitas têm dificuldade para comprovar sua condição de segurada especial ao INSS.

Tramitação
O projeto será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania antes de ir a Plenário.

Fonte: http://www.polapinto.blogspot.com/

Que coisa triste o papel a que se presta o Estadão. O jornal paulista, que quase sempre é reacionário mas não abre mão da qualidade, entrou na academia de ginástica verbal aberta ontem pela Band e dá o seguinte título sobre a pesquisa da Vox Populi: “Serra é favorito na corrida presidencial, segundo Vox Populi” . E, na linha de baixo, menor:  “Governador (de) São Paulo obteve 34% das intenções de voto; Dilma cresceu, mas ainda está em segundo lugar”.


Será possível que uma redução de 22 para 7 por cento da diferença entre dois candidatos, em apenas um mês,  não seja notícia? Coloco aí ao lado as duas reproduções da tela da Bandeirantes, para não haver dúvidas. A de dezembro foi retirada do site Viomundo.
Não basta escrever a verdade, é preciso que esteja contextualizada. Se fosse assim, a edição da TV Globo sobre o debate Collor x Lula, na eleição de 1989, uma das maiores vergonhas do jornalismo brasileiro, não teria sido nada demais.
Menos mal que ficamos sabendo que a pesquisa tem margem de erro de mais ou menos 3%.
Brasil mostra que é possível priorizar políticas para os mais pobres


Em seu programa Café com o Presidente, o presidente Lula fez um balanço da sua participação na cerimônia que marcou os 10 anos do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Neste período, o presidente destacou que o país amadureceu e o mundo também. Lula também traçou um paralelo com o Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, que lhe rendeu o prêmio Estadista Global. O presidente destacou que este é o reconhecimento que é possível crescer, com distribuição de renda.

CLIQUE  PARA OUVIR AQUI: 2.75Mb