sexta-feira, 5 de junho de 2009

Fábrica de Castanha foi inaugurada ontem em Severiano Melo

A fábrica de beneficiamento de castanha de caju da comunidade de Santo Antonio – Zona Rural de Severiano Melo, foi inaugurada ontem. A solenidade contou com uma vasta presença de lideranças. Dentre elas, o Prefeito Silvestre Monteiro e o Vice Prefeito, Geraldo de Lucas, o Deputado Estadual Fernando Mineiro – PT, o Secretário estadual de Assuntos Fundiários, Canindé de França, o Presidente da Fundação Banco do Brasil, Jaques Pena, o Gerente da agência do BB Apodi, Robson Namara, Direção do Sebrae/RN, o Vice Prefeito de Campo Grande, Caramuru Paiva, Secretários municiais, Vereadores de Apodi, os Vereadores:João do PT, Gilson Carvalho e Maurício José, além de outras lideranças políticas e comunitárias.


"Lula me chamou e pediu que fessem desenvolvidos projetos que viessem beneficiar as classes trabalhadoras"


Este empreendimento, que custou R$ 250.000,00, foi financiado pela Fundação banco do Brasil, através do programa de DRS – Desenvolvimento Regional Sustentável. Segundo o Presidente da Associação, Milton Rogério, a mini-fábrica oferecerá 35 empregos diretos à comunidade de santo Antonio.

O Deputado Fernando Mineiro fez um discurso enfocando a importância da organização, mostrando que nada disso estaria acontecido, se o povo não estivesse organizado junto com Milton Rogério na Associação, e comentou que o Governo federal tem investido maciçamente nas classes menos favorecidas. “Fico muito feliz quando encontro um gerente de banco visitando o trabalhador rural. Em outros governos, os gerentes ficavam confinados em suas agências, e desprezavam os agricultores, pois estes não serviam pra fazer negócios. Com o Governo popular de Lula, o agricultor familiar tem tanto valor quanto o empresário”, comenta o Deputado.

" Em outros governos, os gerentes ficavam confinados em suas agências... "
Outros discursos foram proferidos, todos na linha da defesa do governo Lula, uma vez que todos entendem ser um governo eficaz e voltado para o social. Jaques Pena, por exemplo, informou que o banco do Brasil irá construir 40 empreendimentos como este. “Esta é uma orientação do Lula, já que o maior acionista do BB é o governo federal, e sendo assim, Lula me chamou e pediu que fosse desenvolvidos projetos que viessem beneficiar as classes trabalhadoras, e assim estamos fazendo, por entendermos que só investindo em cada um de vocês, o BB terá a sustentabilidade que necessita, conclui o Presidente das Fundação banco do Brasil.
Representantes de Sindicatos e Fóruns da FETRAF-RN Médio Oeste estiveram reunidos em Governador Dix-sept Rosado


Os representantes de Sindicatos e Fóruns da Agricultura Familiar dos municípios de Janduis, Governador Dix-sept Rosado, Itaú, Severiano Melo, Messias Targino, Apodi e Campo Grande, ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN) da região do Médio Oeste, estiveram reunidos na quarta-feira, (3), no município de Governador Dix-sept Rosado, em mais uma reunião ordinaria da FETRAF Regional.

Os dirigentes iniciaram a reunião discutindo e avaliando a participação da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN), no 11º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores (CUT) do Estado, realizado nos dias 27,28 e 29 de maio. Os dirigentes da região do médio oeste defederam que a FETRAF realize um encontro ampliado com a participação de toda base para avaliar o Congresso da CUT, e definir a participação dos dirigentes da FETRAF na gestão da instituição. Outra discussão foi em torno da eleição do SINTE/RN, que acontecerá dia 17 de junho. Foi avaliada a situação em cada município da base da FETRAF do Médio Oeste com relação ao processo eleitoral do SINTE. Os dirigentes que apóiam a chapa 1, que disputa o pleito definiram contribuir no processo eleiotral em cada município.
Sindicatos e Fóruns ligados a FETRAF-RN estiveram reunidos em Governador Dix-Sept Rosado.
A ampliação da base da FETRAF na região com a participação de outros Sindicatos e Fóruns da Agricultura Familiar foi discutido. Discutiu-se também a situação do Sintraf-Oeste, que comtempla os municípios de Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, Taboleiro Grande e Riacho da Cruz. A criação do Sintraf que vai atender os municípios de Paraú, Trinfo Potiguar e Campo Grande voltou a ser discutido e a discussão será retormada na próxima reunião da Fetraf, que acontecerá dia 9 de Julho, em Severiano Melo.

Os dirigentes discutiram ainda as mudanças que estão ocorrendo na Previdencia Social no tocante aos segurados especiais apartir da Lei 11.718 de 20 de Junho de 2008. A FETRAF definiu realizar uma Oficina de Comunicação para os dirigentes da região, a data será definida na próxima reunião, que acontecerá em Julho. As eleições de 2010, foi discutido pelos dirigentes durante o encontro. Por último os sindicalistas prestaram uma homenagem ao agrônomo, Edivan Pinto, que atuava na Comissão Pastoral da Terra (CPT), morto do dia 22 de Maio.
João do PT participou do evento representando o Sintraf Oeste, e comenta que a reuniãofoi muito proveitosa, uma vez que os assuntos abordados são de grande interesse do movimento social organizado da nossa Região.
Fonte: www.polapinto.blogspot.com.br (Grifo deste bloger)

quinta-feira, 4 de junho de 2009

O SURPREENDENTE LULA

FHC, o farol, o sociólogo, entende tanto de sociologia quanto o governador de São Paulo, José Serra, entende de economia.
Lula, que não entende de sociologia, levou 32 milhões de miseráveis e pobres à condição de consumidores; que não entende de economia, pagou as contas de FHC, zerou a dívida com o FMI e ainda empresta algum aos ricos.
Lula, o "analfabeto", que não entende de educação, criou mais escolas e universidades que seus antecessores juntos, e ainda criou o PRÓ-UNI, que leva o filho do pobre à universidade.
Lula, que não entende de finanças nem de contas públicas, elevou o salário mínimo de 64 para mais de 200 dólares, e não quebrou a previdência como queria FHC.
Lula, que não entende de psicologia, levantou o moral da nação e disse que o Brasil está melhor que o mundo. Embora o PIG - Partido da Imprensa Golpista, que entende de tudo, diga que não.
Lula, que não entende de engenharia, nem de mecânica, nem de nada, reabilitou o Proálcool, acreditou no biodiesel e levou o país à liderança mundial de combustíveis renováveis.
Lula, que não entende de política, mudou os paradigmas mundiais e colocou o Brasil na liderança dos países emergentes, passou a ser respeitado e enterrou o G-8.
Lula, que não entende de política externa nem de conciliação, pois foi sindicalista brucutu, mandou às favas a ALCA, olhou para os parceiros do sul, especialmente para os vizinhos da América Latina, onde exerce liderança absoluta sem ser imperialista. Tem fácil trânsito junto a Chaves, Fidel, Obama, Evo etc. Bobo que é, cedeu a tudo e a todos.
Lula, que não entende de mulher nem de negro, colocou o primeiro negro no Supremo (desmoralizado por brancos), uma mulher no cargo de primeira ministra, e pode fazê-la sua sucessora.
Lula, que não entende de etiqueta, sentou ao lado da rainha e afrontou nossa fidalguia branca de lentes azuis.
Lula, que não entende de desenvolvimento, nunca ouviu falar de Keynes, criou o PAC, antes mesmo que o mundo inteiro dissesse que é hora de o Estado investir, e hoje o PAC é um amortecedor da crise.
Lula, que não entende de crise, mandou baixar o IPI e levou a indústria automobilística a bater recorde no trimestre.
Lula, que não entende de português nem de outra língua, tem fluência entre os líderes mundiais, é respeitado e citado entre as pessoas mais poderosas e influentes no mundo atual.
Lula, que não entende de respeito a seus pares, pois é um brucutu, já tinha empatia e relação direta com Bush - notada até pela imprensa americana - e agora tem a mesma empatia com Obama.
Lula, que não entende nada de sindicato, pois era apenas um agitador, é amigo do tal John Sweeny e entra na Casa Branca com credencial de negociador, lá, nos "States".
Lula, que não entende de geografia, pois não sabe interpretar um mapa, é ator da mudança geopolítica das Américas.
Lula, que não entende nada de diplomacia internacional, pois nunca estará preparado, age com sabedoria em todas as frentes e se torna interlocutor universal.
Lula, que não entende nada de história, pois é apenas um locutor de bravatas, faz história e será lembrado por um grande legado, dentro e fora do Brasil.
Lula, que não entende nada de conflitos armados nem de guerra, pois é um pacifista ingênuo, já é cotado pelos palestinos para dialogar com Israel.
Lula, que não entende nada de nada, é melhor que todos os outros.

Pedro R. Lima, professor

quarta-feira, 3 de junho de 2009

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS

Mais um crime envolvendo criança chocou o país recentemente. Vítima de um tiro na cabeça durante um assalto, a pequena Gabriela Nunes, de 8 anos, teve sua morte decretada pelos médicos dois dias depois do ocorrido. Momento doloroso para seus familiares, porém, revestido de um grande ato de desprendimento: aceitaram doar os órgãos da menina. Outras vidas serão preservadas com esse gesto nobre.

Decretada a morte encefálica na qual não há mais chances de recuperação, os órgãos, se não forem doados, irão simplesmente entrar em processo natural de decomposição. Obviamente, não doar é um direito de cada indivíduo, que jamais deverá ser acusado de egoísta ou de falta de amor para com o próximo. Cabe, porém, a pergunta que cada um deveria fazer a si próprio: - E se eu um dia precisar de um transplante?
O progresso científico permite a muitos enfermos a possibilidade de se recuperarem das doenças através do transplante de órgãos. Apesar do avanço, atualmente são quase 69 mil na fila de espera, conforme a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos.

Examinando a questão, o espírito Joanna de Ângelis (através da psicografia do médium espírita Divaldo Franco) afirma tratar-se de verdadeira bênção o transplante de órgãos, pois concede oportunidade de prosseguimento da vida física, na condição de moratória. E enfatiza: "Aquele que oferece conscientemente os órgãos que podem ser úteis, tendo em mente o benefício que podem proporcionar a seus irmãos enfermos, realiza uma doação de alto teor moral, verdadeira caridade no sentido profundo, contribuindo em favor da diminuição das dores na Terra. Olhos que viram belezas e irão arrancar das trevas pessoas que tateiam sem luz; rins que filtram o sangue da vida e poderão libertar das pesadas e perigosas injunções das máquinas de hemodiálise; pele saudável que substituirá tecidos queimados ou dilacerados rudemente...coração, pulmão, fígado, glândulas, que a ciência poderá utilizar em momento próprio, serão incomuns benefícios para a humanidade, desde que haja ocorrido a morte real dos doadores..."

Quando um órgão é transferido de uma pessoa para outra, automaticamente o perispírito (substância semimaterial que envolve o espírito e dá forma ao corpo) do recebedor passa a influenciar esse órgão, moldando-o às suas necessidades. Isso "... exigirá do paciente beneficiado urgente transformação moral para melhor, a fim de que o seu mapa de provações seja também modificado pela sua renovação interior, gerando novas causas desencadeadoras para a felicidade que busca e talvez ainda não mereça."

Conclui Joanna que o transplante de órgãos direcionado a dar dignidade à vida humana e realizado sob os cuidados uma bioética trabalhada na Lei do Amor, representa grandioso passo da humanidade que ruma para um futuro melhor.

www.omossoroense.com.br

terça-feira, 2 de junho de 2009

Câmara aprovou projetos do Vereador João do PT


Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Severiano Melo, foram aprovados três Projetos de Lei de autoria do Vereador João do PT.

Os projetos versam sobre assuntos de interesse da comunidade, como por exemplo, o que cria o FHIS – Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social. Além deste, foram postos em votação e aprovados, a emenda à Lei 313/2003, que institui o FUMAC , onde foi acrescentado no Art. 3º, que trata da composição do mesmo, a participação de um membro do SINTRAF-OESTE como integrante efetivo do referido Conselho e o Projeto de Lei que reconhece o SINTRAF-OESTE como uma instituição de utilidade pública.


De acordo com o Vereador João do PT, estes projetos são de extrema importância para a comunidade, pois todos eles versam sobre assuntos relevantes. Por exemplo, a criação do FHIS, é requisito necessário para o município acessar qualquer política pública na área de habitação oriunda do governo federal.

Desta forma o mandato do Vereador segue a linha ideológica pregada pelo mesmo em toda a sua vida, onde prima pelo interesse coletivo.