sexta-feira, 14 de dezembro de 2007

Arca das Letras


Severiano Melo receberá uma Arca das Letras

Ampliar as oportunidades culturais de mais cinco mil famílias que vivem no campo. Este é o objetivo da parceria firmada entre a Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Governo do Estado, através da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, e a Petrobras, que prevê a implantação de 100 Arcas das Letras no Rio Grande do Norte.
A solenidade de entrega das Bibliotecas Rurais ocorreu ontem no auditório do SESI -Serviço Social da Indústria, em Mossoró. O evento contou com a presença de diversas lideranças, dentre elas destacamos: a Governadora Wilma Maria de Faria, o secretário nacional de Reordenamento Agrário, Adhemar Lopes, do secretário estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Canindé de França, da coordenadora nacional do Programa Arca das Letras, Cleide Soares, do gerente da Unidade de Produção de Negócio de exploração e produção do RN/CE, Fernando Ricardo, da prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, do Prefeito de Severiano Melo Sivestre Monteiro(foto), instituições representativas da sociedade civil, do movimento sindical dos trabalhadores rurais e da agricultura familiar, entre outras autoridades municipais, estaduais e nacionais.
A ação contemplará comunidades rurais atendidas pelo projeto da Petrobras de Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova-Brasil), beneficiando 33 municípios, dentre eles, Severiano Melo, que receberá uma arca para a comunidade de Santo Antonio.
Hoje acontecerá a capacitação dos agentes de leitura na casa de cultura de Apodi, onde estes voluntários(as) receberão instruções de como lidar com a arca das letras.

Eles não querem o sucesso do Brasil


Eles não querem o sucesso do Brasil

A votação da CPMF no Senado revelou com toda clareza a mesquinhez do projeto político dos partidos que fazem a oposição ao governo. Sem proposta positivas para o país, sem discurso diante do sucesso da administração federal, PSDB e DEM apostam todas as fichas no quanto pior, melhor.
Senão, vejamos: O país vai bem, está crescendo como nunca antes, as políticas sociais vão dando seus resultados de forma muito positiva, o Plano de Desenvolvimento da Educação avança em todo o Brasil, as reservas e o superávit comercial batem recordes, mesmo com o real valorizado, as taxas de juros descendentes, a inflação sob controle. Bem, o governo, então, está bem avaliado, assim como a aprovação do presidente Lula.
As perspectivas são de mais crescimento, e de forma sustentada. A relação dívida/PIB vai chegando num patamar que coloca o Brasil entre os países mais cobiçados para investimento internacional. As obras do PAC começam a deslanchar e a oferta de empregos está em alta.
A superação do atraso e da pobreza só será possível se continuarmos aprofundando a recuperação do papel do Estado brasileiro e o fortalecimento de nossa economia com distribuição de renda e fortes investimentos em Educação e Saúde – entendendo aqui também toda a política urbana – saneamento, moradia, transporte. É inevitável dizer que o desenvolvimento só será sustentável se combinado com pesados controles ambientais, que vêm sendo perseguidos pelo governo federal.
A oposição, através de sua minoria, ao derrotar a prorrogação do imposto do cheque, aposta no caos, ao mesmo tempo em que busca forçar o governo a implementar a pauta deles – redução do papel do Estado e mais liberalidade e lucros para os ricos. O governo perde uma receita importantíssima para a área da saúde e da Previdência. As grandes empresas e os milionários não pagarão mais o imposto. Além disso, o sistema financeiro sai extremamente beneficiado, de olho no dinheiro da CPMF, que agora ficará com eles também, facilitando a sonegação dos grandes.
O governo terá de tomar medidas para recompor seu Orçamento. A oposição minoritária quer, no fundo, depois de atender os reclames dos ricos, forçar o governo a implementar a agenda derrotada nas eleições de 2006: controle dos gastos com políticas sociais, com o salário dos servidores, cortar direitos dos trabalhadores na Previdência.
Eles sabem que, sem os R$ 40 bi, o governo terá de se ajustar para manter credibilidade internacional em alta, para continuar baixando as taxas de juros e melhorando o perfil da dívida pública.
Esta oposição hipócrita e mesquinha deverá ter o troco do nosso governo. Lula precisa tomar novas medidas, sim. Mas aprofundando o rumo em curso: Diminuir o superávit primário, redistribuir os recursos que vão para o sistema S, radicalizar fortemente no combate à sonegação fiscal e cobrar com mais vigor dos devedores ricos que devem ao estado brasileiro. O governo precisará realinhar os repasses aos Estados e municípios, estabelecendo novas contrapartidas. Precisará também tomar medidas mais duras em relação aos lucros do sistema financeiro, que engordam em prejuízo à sociedade.
A oposição minoritária que criou a CPMF e elevou sua alíquota em passado recente, tenta uma cartada para emparedar o governo, criando-lhe dificuldades extras. Não querem o sucesso do Brasil, querem que o país piore, regrida, para tentar ganhar as próximas eleições. Eles são assim: quando governaram foram péssimos, e agora estão com inveja, desesperados, sem argumentos para fazer o bom combate. É verdade que parte dos que se dizem aliados poderia ter dado a vitória ao governo. Mas estes são de longe conhecidos: tucanos-pefelê incomodados por interesses locais, que fazem média com o governo na busca de benesses e poder. Dessa vez, as benesses dos ricos devem ter sido mais altas do que poderiam tirar do governo. Essa é a verdade dos fatos.
Governadores que têm toda a atenção do governo federal – aliás, atenção que não tiveram quando os mesmos governaram o Brasil – foram incapazes de garantir apoio aos seus interesses estaduais de senadores eleitos praticamente por eles, como é o caso de Eliseu Rezende de Minas Gerais. Muito estranha essa fraqueza dos governadores. Cássio Cunha Lima, que elegeu Cícero Lucena - envolvido na operação Confraria da PF – também não conseguiu o apoio dele à Paraíba em momento tão difícil para o próprio.
São apenas ilustrações das estranhezas da votação. O certo é que PSDB e PFL apostaram no quanto pior melhor, desprezando os interesses do povo e de seus governadores, prefeitos e secretários.
Mas o governo Lula vai dar a volta por cima sem abrir mão do nosso Programa de mudanças que está fazendo o Brasil se desenvolver com mais justiça social.
Mais do que nunca precisamos de uma Constituinte Exclusiva para fazer a reforma política profunda que mude o perfil e o papel do Senado. O Brasil precisa trocar boa parte de sua elite política, que se mostra descolada dos interesses do povo e do país. O que ocorreu no Senado ontem é a prova disso.


Gleber Naime é secretário Nacional de Comunicação do PT

quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Mais casas para a zona rural


Mais 45 mil moradias pelo PSH

O leilão do Programa de Subsídio à Habitação (PSH), realizado em 23 de novembro deste ano, habilitou 13 instituições financeiras para a concessão de 45.783 financiamentos referentes à produção ou aquisição de moradias de interesse social. São 12.795 parcelamentos para municípios não integrantes de regiões metropolitanas, outros 5.996 para regiões metropolitanas, mais 24.496 para áreas rurais e 2.496 para as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro e São Paulo.
O PSH subsidia a aquisição de moradias a cidadãos de baixa renda. Opera com recursos do Orçamento Geral da União (OGU) e com a contrapartida de estados, Distrito Federal e municípios. O poder público local organiza grupos de pessoas a serem beneficiados pelo programa e apresenta propostas de empreendimento habitacional às instituições financeiras habilitadas. O leilão é realizado para habilitar instituições que oferecem menores custos de operação.
As financeiras habilitadas recebem e avaliam as propostas formuladas pelos governos locais. As aprovadas são contratadas, tendo como beneficiários pessoas físicas com renda familiar mensal de até R$ 1.050.
O resultado da oferta pública de recursos do PSH foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (10). Os recursos do governo federal que vão subsidiar os empreendimentos habitacionais serão empenhados ainda este ano. Após o empenho, as financeiras terão 150 dias para firmar os contratos.








Nota do blogueiro:




Para o Rio grande do Norte, a informação que temos (oficiosamente), é que teeremos 700 unidades habitacionais para serem construídas na zona rural em 2008.

Parceria deve ampliar o programa

Arca das Letras serão distribuídas Amanhã
Oeste - Ampliar as oportunidades culturais de mais cinco mil famílias que vivem no campo. Este é o objetivo da parceria firmada entre a Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o Governo do Estado, através da Secretaria de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, e a Petrobras, que prevê a implantação de 100 Arcas das Letras no Rio Grande do Norte. A solenidade de entrega das Bibliotecas Rurais ocorre amanhã, às 10h, no auditório do Serviço Social da Indústria (SESI), em Mossoró.O evento contará com a presença da governadora Wilma Maria de Faria, do secretário nacional de Reordenamento Agrário, Adhemar Lopes, do secretário estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária, Canindé de França, da coordenadora nacional do Programa Arca das Letras, Cleide Soares, do gerente da Unidade de Produção de Negócio de exploração e produção do RN/CE, Fernando Ricardo, da prefeita de Mossoró, Fafá Rosado, instituições representativas da sociedade civil, do movimento sindical dos trabalhadores rurais e da agricultura familiar, entre outras autoridades municipais, estaduais e nacionais.A ação contemplará comunidades rurais atendidas pelo projeto da Petrobras de Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova), beneficiando 33 municípios: Assu, Baraúna, Carnaubais, Ipanguaçu, Itajá, Mossoró, Pendências, Porto do Mangue, Almino Afonso, Marcelino Vieira, Rafael Fernandes, Macaíba, Parnamirim, São Gonçalo, Ceará-Mirim, Poço Branco, João Câmara, Maxaranguape, Ielmo Marinho, Currais Novos, Jardim do Seridó, Apodi, Campo Grande, Janduís, Messias Targino, Olho D'Água do Borges, Paraú, Patu, Severiano Melo, Upanema, Monte Alegre e Santo Antônio. "Trata-se de uma ação afirmativa e simboliza o compromisso social do Governo, na esfera federal e estadual, com a construção da democracia, através do acesso à leitura e ao conhecimento", afirma o secretário da Seara, Canindé de França.Com a implantação de mais 100 Bibliotecas Rurais, o Rio Grande do Norte passa a contar com 585 Arcas das Letras, beneficiando mais de 50 mil famílias de 102 municípios norte-rio-grandenses. "O Arca das Letras é mais que um programa de incentivo à leitura, à arte e à cultura, se constitui em um instrumento de resistência e transformação contra a alienação, o analfabetismo e a fragmentação do saber que tanto atrapalha o desenvolvimento rural", ressalta o secretário nacional de Reordenamento Agrário, Adhemar Lopes. Segundo a coordenadora estadual do Programa, Mônica Guimarães, até a próxima semana, as equipes da Seara e do Ministério do Desenvolvimento Agrário deverão concluir a capacitação dos agentes de leitura, voluntários das próprias comunidades que ficarão responsáveis pelo empréstimo dos livros e pelo incentivo à leitura no local. Serão realizadas quatro capacitações nos Territórios de Assu/Mossoró (12), do Sertão/Apodi (14), da Grande Natal e Agreste (17) e do Mato Grande (19). "Vamos apresentar e discutir com as comunidades as práticas de incentivo à leitura, o empréstimo de livros, no sentido de garantir a dinamização das bibliotecas", esclarece.
O programa Arca das Letras O Arca das Letras foi criado em 2003 pela Secretaria de Reordenamento Agrário do Ministério do Desenvolvimento Agrário - SRA/MDA, para incentivar a leitura no meio rural, reunindo esforços de parceiros governamentais e não-governamentais. Desde o seu lançamento, já foram implantadas quatro mil bibliotecas em comunidades rurais de 1.172 municípios brasileiros, atendendo mais de 450 mil famílias que vivem no meio rural. O Rio Grande do Norte é o Estado com maior número de Bibliotecas Rurais e parcerias firmadas. Desde a implantação do Programa no Estado, em março de 2004, já foram distribuídas 485 Arcas em 90 municípios, beneficiando 48.500 pessoas, entre crianças, jovens e adultos do meio rural. Cerca de 96 mil livros já foram distribuídos, tendo sido lidos aproximadamente 70 mil pelos 17.500 leitores cadastrados por 970 agentes de leitura capacitados pela Seara.

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Avaliação do Congresso


Coordenador do Fórum faz avaliação do I Congresso Regional da Agricultura Familiar.


Para João Batista (João do PT), o congresso regional realizado no ultimo sábado (08) em Severiano Melo, foi um sucesso. João informa que a meta era a participação de 400 delegados(as), no entanto tivemos 377 presentes. Para ele, a meta foi cumprida, haja vista encontrarmos hoje, os(as) agricultores(as) muito desacreditados no âmbito do movimento sindical, fruto de uma desorganização deste movimento.
João comenta que muitas foram as dificuldades para a realização deste grandioso evento, pois como não tínhamos uma instituição que pudesse patrociná-lo, tivemos que garimpar recursos com os parceiros, onde fomos muito bem recepcionados.
Segundo o coordenador, estes 377 agricultores(as) já estavam ansiosos pela realização do evento, já que foram feitas inúmeras reuniões nos seis municípios, onde cada agricultor pôde, de forma democrática, opinar acerca da realização do congresso.
A avaliação que João faz é que este Congresso foi um passo significante para os(as) trabalhadores (as) na agricultura familiar de Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes, São Francisco do Oeste, Taboleiro grande e Riacho da Cruz, pois a partir deste momento, ganhamos força para buscar de forma incisiva, as políticas públicas voltadas para a categoria. “E um novo instrumento de luta por uma reforma agrária justa, por mais direitos para agricultura familiar, por mais moradia, enfim, por mais dignidade para o(a) trabalhador(a) que vive e tira seu sustento na agricultura familiar”, comenta João do PT.
De acordo com João, o SINTRAF, foi fundado em uma base de apoio sólida, onde podemos contar com organismos governamentais e não governamentais, que ajudarão na caminhada rumo ao progresso da agricultura familiar da região de sua jurisdição.

Agradecimento


Presidente do SINTRAF agradece aos parceiros
Sabemos que para realizar qualquer evento, necessitamos de parceiros. No caso do SINTRAF, tivemos uma gama de apoiadores que contribuíram para que o congresso pudesse acontecer.
Podemos citar os casos da Prefeitura Municipal de Severiano Melo, do Banco do Nordeste do Brasil, da Fetraf/RN, de Geraldo Pinto, do Deputado Estadual Fernando Mineiro (PT), do STR de Messias Targino e demais apoiadores nos municípios da jurisdição do Sindicato.
“Agradecemos do fundo do coração a colaboração de todos, e esperamos que possamos continuar juntos, na luta por melhorias pra nossa população que trabalha no campo”, conclui João do PT.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Fundado o Sindicato da Agricultura Familiar





Fundado Sindicato Regional dos Agricultores Familiares do Alto e Médio Oeste
Durante a realização do I Congresso Regional da Agricultura Familiar do Alto e Médio-Oeste saiu o encaminhamento, da maioria dos delegados participantes, para a fundação do Sindicato Regional dos Agricultores Familiares que vai abranger os seguintes municípios: Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes, Riacho da Cruz, Taboleiro Grande e São Francisco do Oeste.
O estatuto foi aprovado pelos delegados presentes e foi constituída a diretoria do sindicato, encabeçada por João Batista, coordenador do Fórum das Associações da cidade de Severiano Melo. Foi uma vitória para os agricultores e agriculturas da região oeste, pois muitos fatos adversos aconteceram para que o sindicato não fosse fundado. Depois de muita luta e resistência à vitória foi alcançada e o Sindicato Regional da FETRAF foi fundado.

Congresso da Agricultura Familiar

I Congresso da Agricultura Familiar foi um sucesso
Aconteceu neste sábado (08), na cidade de Severiano Melo, o I Congresso da Agricultura Familiar do Alto e Médio Oeste, com participação de 377 delegados(as) dos municípios de Itaú, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz e São Francisco do Oeste.
O evento teve início às 8 h com o credenciamento dos delegados participantes. Logo em seguida aconteceu à abertura do evento com plenária para aprovação do regimento interno do congresso.
Durante Congresso Regional da Agricultura Familiar do Alto e Médio Oeste foram realizadas mesas temáticas sobre o Crédito para a Agricultura Familiar, com explanação de Raimundo Canuto de Brito - vice-presidente da Credioeste Sol; Políticas Públicas para a Agricultura Familiar, com explanação do deputado Estadual Fernando Mineiro (PT); PAA – Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal, com explanação de José Onildo de Araújo da CONAB e a Organização Sindical com mediação de João Cabral, coordenador Geral da FETRAF-RN.
Outro ponto marcante no I Congresso Regional da Agricultura Familiar do Alto e Médio-Oeste foi o encaminhamento tirado por 100% dos delegados participantes, para a fundação do Sindicato Regional dos Agricultores Familiares com base territorial nos municípios de Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes, Riacho da Cruz, Tabuleiro Grande e São Francisco do Oeste – SINTRAFIS - OESTE. Em seguida foi aprovado o estatuto e constituída a primeira diretoria do sindicato, encabeçada por João Batista, coordenador do Fórum das Associações do município de Severiano Melo, e mais 25 agricultores(as) desses municípios.
“Foi uma vitória para os agricultores e agriculturas da região oeste, pois muitos fatos adversos aconteceram para que o sindicato não fosse fundado. Depois de muita luta e resistência à vitória foi alcançada e o Sindicato Regional da FETRAF foi fundado”. Relata Aluisio Dutra.
O professor Leonildes Oliveira, resgatou durante o evento o histórico da luta e da persistência de vários companheiros e em especial o João Batista para realização do evento. “Agricultores e agricultoras, essa atividade acontece hoje devido à luta, a persistência e a resistência do João Batista, pois, foram 2 anos de muita dedicação, amadurecimento e mobilização para chegarmos unidos e com esse propósito”. Finaliza Leonildes, no seu discurso.
Todos os participantes foram unânimes em dizer que o congresso foi um sucesso, tanto pela participação dessa quantidade de delegados, bem como pelo nível de discussões ocorridas durante as mesas. Alem dos delegados e observadores, o congresso contou com a participação de autoridades, dentre estas: João Cabral, coordenador da FETRAF-RN, Fernando Mineiro, deputado Estadual (PT), Leonildes Oliveira, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Itaú e Severiano Melo, Pôla Pinto, Presidente do STR de Messias Targino e Vereador do PT, Raimundo Canuto de Brito, Presidente do STR de Janduís, Aluísio Dutra de Oliveira, Presidente do PT de Patu, Hildebrando Néris, Secretário de Agricultura de Campo Grande, Anaci Freitas, coordenadora do Fórum das Associações de Campo Grande e João Batista, coordenador do Fórum das Associações de Severiano Melo.
Algumas imagens do Icongresso Regional da Agricultura Familiar do Alto e Médio Oeste.