segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Congresso da Agricultura Familiar

I Congresso da Agricultura Familiar foi um sucesso
Aconteceu neste sábado (08), na cidade de Severiano Melo, o I Congresso da Agricultura Familiar do Alto e Médio Oeste, com participação de 377 delegados(as) dos municípios de Itaú, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Tabuleiro Grande, Riacho da Cruz e São Francisco do Oeste.
O evento teve início às 8 h com o credenciamento dos delegados participantes. Logo em seguida aconteceu à abertura do evento com plenária para aprovação do regimento interno do congresso.
Durante Congresso Regional da Agricultura Familiar do Alto e Médio Oeste foram realizadas mesas temáticas sobre o Crédito para a Agricultura Familiar, com explanação de Raimundo Canuto de Brito - vice-presidente da Credioeste Sol; Políticas Públicas para a Agricultura Familiar, com explanação do deputado Estadual Fernando Mineiro (PT); PAA – Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal, com explanação de José Onildo de Araújo da CONAB e a Organização Sindical com mediação de João Cabral, coordenador Geral da FETRAF-RN.
Outro ponto marcante no I Congresso Regional da Agricultura Familiar do Alto e Médio-Oeste foi o encaminhamento tirado por 100% dos delegados participantes, para a fundação do Sindicato Regional dos Agricultores Familiares com base territorial nos municípios de Severiano Melo, Itaú, Rodolfo Fernandes, Riacho da Cruz, Tabuleiro Grande e São Francisco do Oeste – SINTRAFIS - OESTE. Em seguida foi aprovado o estatuto e constituída a primeira diretoria do sindicato, encabeçada por João Batista, coordenador do Fórum das Associações do município de Severiano Melo, e mais 25 agricultores(as) desses municípios.
“Foi uma vitória para os agricultores e agriculturas da região oeste, pois muitos fatos adversos aconteceram para que o sindicato não fosse fundado. Depois de muita luta e resistência à vitória foi alcançada e o Sindicato Regional da FETRAF foi fundado”. Relata Aluisio Dutra.
O professor Leonildes Oliveira, resgatou durante o evento o histórico da luta e da persistência de vários companheiros e em especial o João Batista para realização do evento. “Agricultores e agricultoras, essa atividade acontece hoje devido à luta, a persistência e a resistência do João Batista, pois, foram 2 anos de muita dedicação, amadurecimento e mobilização para chegarmos unidos e com esse propósito”. Finaliza Leonildes, no seu discurso.
Todos os participantes foram unânimes em dizer que o congresso foi um sucesso, tanto pela participação dessa quantidade de delegados, bem como pelo nível de discussões ocorridas durante as mesas. Alem dos delegados e observadores, o congresso contou com a participação de autoridades, dentre estas: João Cabral, coordenador da FETRAF-RN, Fernando Mineiro, deputado Estadual (PT), Leonildes Oliveira, Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Itaú e Severiano Melo, Pôla Pinto, Presidente do STR de Messias Targino e Vereador do PT, Raimundo Canuto de Brito, Presidente do STR de Janduís, Aluísio Dutra de Oliveira, Presidente do PT de Patu, Hildebrando Néris, Secretário de Agricultura de Campo Grande, Anaci Freitas, coordenadora do Fórum das Associações de Campo Grande e João Batista, coordenador do Fórum das Associações de Severiano Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário