terça-feira, 15 de dezembro de 2009

FETRAF-RN do médio oeste se reunirá hoje em Governador Dix-sept Rosado


Os representantes de Sindicatos e Fóruns da Agricultura Familiar dos municípios de Janduis, Governador Dix-sept Rosado, Itaú, Severiano Melo, Messias Targino, Apodi, Parau, Triunfo Potiguar, Patu e Campo Grande, ligados a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar do Rio Grande Norte (FETRAF-RN) da região do Médio Oeste, estarão reunidos hoje(15), no município de Governador Dix-sept Rosado, para discutir e definir as ações para Região do Médio Oeste, visando o fortalecimento da agricultura familiar.
Esta será a última reunião dos dirigentes da Federação realizada na Regiao do Médio Oeste, onde também será feita uma avaliação das ações que foram realizadas este ano.
O evento contará com a participação dos coordenadores da Fetraf/RN, que tem atuação na região.
João do PT participará representando o Sintraf-Oeste.

DESLIZES MORAIS

Escândalos envolvendo políticos tomam conta do noticiário em todos os recantos deste imenso país. Entre aqueles que foram eleitos para representar os interesses da população, lamentavelmente muitos estão seguindo pelos caminhos dos deslizes morais. É importante, porém, refletir: essas pessoas saíram dos nossos lares, das nossas famílias. Muitas criaturas ao nosso redor também seguem no mesmo rumo. E que valores morais lhes foram transmitidos pelos pais? E o que estão ensinando aos filhos?
Há uma passagem bíblica (Lucas, 16:10) que diz assim: "Quem é fiel no pouco também é fiel no muito; quem é injusto no mínimo também é injusto no muito". Quando assistimos a esses escândalos que envolvem o dinheiro público, revoltados, muitos de nós apressadamente nos aventuramos a dizer que somos diferentes dos políticos envolvidos. Que nunca faríamos nada igual. No entanto, poucas pessoas percebem que para se chegar a grandes erros, começa-se pelos pequenos. Por falta de disciplina, acabam sendo incorporados aos hábitos; e daí...
O espírito Joanna de Ângelis, tratando dos deslizes morais através da psicografia do médium espírita Divaldo Franco (Iluminação Interior, Ed.Leal), nos alerta que todos somos candidatos a uma existência saudável. Sabedores da nossa condição de imortais, de continuidade da vida após a morte física, não nos permitamos a prática dos deslizes morais considerados de pequena importância. O erro é sempre um compromisso negativo, e toda lesão moral, particularmente as produzidas no organismo social, constitui grave comprometimento. E o responsável não poderá fugir dos efeitos provocados. Quem se permite a conivência com o erro aprende a viver com a deslealdade em suas atitudes. E recomenda: "Mantém-te na trilha da retidão, não aceitando as conveniências do mercado dos engodos humanos, que denigrem as conquistas da inteligência, em face do atraso das realizações íntimas de natureza moral. As fraudes buscam vantagens sob o comando medonho do egoismo, que elege para si, em detrimento do mínimo para os outros (...). Não te permitas subornar por valores materiais, nem morais, nem sociais, nem afetivos. Não te subornes a ninguém".
Felizmente, há um grande número de cidadãos de ambos os sexos, que se comportam com a dignidade necessária. Vez por outra, pessoas humildes e portadoras de carência econômica encontram objetos ou dinheiro perdido e de imediato procuram entregá-los a seus legítimos donos. Não raramente são criticados pelo ato, chamados de bobos, etc. Não custa, porém, lembrar a promessa de Jesus: aquele que for fiel no pouco, sobre o muito será colocado (Mateus 25:23). Tenhamos cuidado com as armadilhas do erro, das mentiras, da deserção moral, pois no final da nossa caminhada terrena, o encontro com a nossa própria consciência será inevitável. E o que fizermos da nossa existência, será o céu ou inferno de cada um.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

13º salário é pago antecipadamente em Severiano Melo
O 13° Salário dos servidores públicos municipais de Severiano Melo foi pago entre os dias 10 e 14 do corrente mês. A informação é do Chefe de Gabinete da Secretaria de Finanças do município, o Sr. Amaral Campelo.
Segundo Amaral, o décimo começou a ser pago no dia 10 último, apesar da crise financeira que aflige o municipio de Severiano Melo. Como é sabido por todos, Severiano Melo teve seu repasse de FPM reduzido de forma drástica em função da redução de coeficiente ocasionado pela contagem populacional realizada pelo IBGE em 2007.
Amaral ainda comenta que este é um motivo de comemoração, pois como se sabe, a administração foi praticamente execrada por diversas vezes durante o ano de 2009, sendo taxada, as vezes, de repassar os salários dos servidores em atraso. “Precisamos comemorar, pois diante de tantas necessidades, um dinheiro extra que chega, inclusive antes da data prevista, é sempre bem vindo”, conclui Amaral.


A FECAM RN CONVIDA A TODOS OS VEREADORES DO RN A PARTICIPAREM DO VI EVERN
"Gestão Responsável" é o tema do VI Encontro de Vereadores do Estado do Rio Grande do Norte - VI EVERN que será realizado em Natal, no Centro de Convenções do Hotel Praia Mar, em Ponta Negra, nos dias 16 e 17 de dezembro. O Deputado Federal pelo estado de São Paulo e Líder do PSDB na Câmara dos Deputados José Aníbal será um dos conferencistas do EVERN. A Federação das Câmaras Municipais do Rio Grande do Norte - FECAM/RN e a Câmara Municipal de Natal, anfitriãs do evento, chamam a atenção do legislativo de todo o Estado para a importância do encontro que irá reunir também os presidentes das câmaras municipais das capitais de todo o País.
A abertura oficial será na quinta-feira (17/12), às 9h, pela Governadora Wilma de Faria, a prefeita Micarla de Sousa e pelo presidente da CMN e FECAM/RN, vereador Dickson Nasser. Cerca de 1.000 congressistas, entre vereadores e funcionários, estão sendo esperados em um dos maiores eventos do legislativo municipal.
A programação envolve palestras, oficinas e o lançamento do programa "da Contravenção para a Educação" que faz parte do Projeto Caça-Cidadania. A Receita Federal abordará o tema: Gestão com Responsabilidade Fiscal, tendo como palestrante o Secretário Nacional do órgão Otacílio Cartaxo e os mediadores Alan Sanches, presidente da Câmara Municipal de Salvador e o jornalista Cassiano Arruda Câmara.
Na parte da tarde, a palestra de Astênio Azevedo, ex-diretor da ALE Combustíveis, destaca a "Inclusão Digital, como Ferramenta para uma Gestão Responsável". Os mediadores desta palestra são o presidente da Câmara Municipal de Maceió, vereador Eduardo Antônio Macedo Holanda e o jornalista Diógenes Dantas.
O deputado federal Rogério Marinho e o jornalista Marcos Aurélio de Sá, serão os mediadores. O encerramento festivo está previsto para as 18h com um show de Zé Lezin.
Para Dickson Nasser esse encontro foi adiado e é muito esperado pelos vereadores pois abordará temas de interesse e é uma oportunidadeque todos têm de se congraçar e trocar idéias.
A inscrição é gratuita e pode ser feita através do site fecamrn.org.br ou pelo e-mail: fecam@digizap.com.br, pelos telefones: - 084 32110845. Ligue também para Washington Dantas 084 9998-8494 / Gilenildo Santos 084 9985-1564 / Roberta Helena - 084 9961-7173
A FECAM/RN conta com o apoio e a parceria da Prefeitura Municipal do Natal, Câmara Municipal do Natal, SEBRAE/RN, Receita Federal, Banco do Brasil, CGU, TCU, Café Santa Clara, Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte - FIERN, Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte e Fecomércio.