sexta-feira, 11 de abril de 2008
















Comunidade se reúne e faz mutirão contra a dengue

A comunidade de Malhada Vermelha, no município de Severiano Melo, se reuniu e fez uma ação contra a dengue de causar inveja. A atitude louvável aconteceu no dia 04 último, onde a Diretora da Escola Municipal Malhada Vermelha, Maria Deovânia, coordenou junto com a líder comunitária Maria Ducarmo, uma limpeza geral em todos os recantos da comunidade.
Alunos da mobilizados
Segundo Deovânia, todos os alunos, professores e funcionários da Escola, agentes de saúde e de endemias, funcionários do posto de saúde, pais de alunos e comunidade em geral, decidiram dar um basta no mosquito transmissor da dengue. Ela comenta que foram visitadas todas as residências, onde foram vasculhados os muros, caixas d’água, alem de terrenos baldios onde havia suspeita de focos do mosquito, além do açude público que estava prestes a sangrar ( o que já ocorreu), onde foi feita uma profilaxia nas proximidades do sangradouro. “Foram recolhidos dezenas de pneus, garrafas, latas vazias, lixo de uma forma geral, e colocados em uma caçamba da Prefeitura”, diz a Diretora.
Moradora recolhendo foco do mosquito
Prefeitura entrou como parceira cedendo a estrutura, onde veio a caçamba, alguns trabalhadores e com os mantimentos para o lanche que foi servido após o trabalho de limpeza. Além disto, a Secretaria de Saúde forneceu panfletos educativos que foram distribuídos durante a tarefa.
Lixo recolhido na comunidade
Para Dona Ducarmo, a ação foi essencial, pois já existiam pessoas que estavam se queixando dos sintomas da dengue. “Fiquei muito preocupada quando percebi que algumas pessoas estavam adoecendo. Não podia ficar parada vendo tudo acontecer. Como filha desta comunidade convidei a comunidade escolar e tudo aconteceu. Acho que foi uma atitude necessária e importante e que deveria acontecer com mais freqüência na nossa e em outras comunidades também, pois não podemos brincar com esta doença que mata”, desabafa Ducarmo.
Atitude honrada
A atitude foi aplaudida pela comunidade, que participou ativamente, e pela administração do município, que reconheceu a importância do ato. Segundo o Prefeito Sivestre Monteiro, Se todos ajudassem com estas atitudes, teríamos menos casos de dengue e de outras doenças. “Parabenizo Dona Ducarmo e a comunidade em geral pela limpeza efetuada na Malhada. Acredito que por lá o mosquito não terá chance”, diz o Prefeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário