sábado, 19 de janeiro de 2008

Sindicato Trabalha desenvolvimento em Comunidades Rurais.


Sindicato Trabalha desenvolvimento em Comunidades Rurais.


O município de Janduis a cada dia se destaca pelo bom nível de organização e desenvolvimento em suas comunidades rurais. Isso em virtude da atuação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, que tem tido uma participação direta e decisiva tanto no processo de organização como na implantação de diversas políticas publicas para a zona rural do município. A atuação do Sindicato tem gerado um desenvolvimento econômico e social voltado para a economia solidária de Janduís. Atualmente são 19 Associações rurais que se organizam através do Fórum Municipal dos Movimentos Populares de Janduis. Esse movimento organizado já conseguiu mais de 270 cisternas de placas através do P1MC, e a Perfuração de cinco poços manual rasos, duas barragens subterrâneas e duas cisternas de 50 mil litros de água, cada uma dessas cisternas através do programa Água é vida.
“Temos priorizado a questão Hídrica tendo em vista as dificuldades que enfrenta as comunidades em relação a questão da água”, destaca o sindicalista Raimundo Canuto de Brito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais..

A formação e a capacitação dos agricultores e dirigentes tem sido outra prioridade do sindicalista dentro do seu modelo administrativo. Isso vem acontecendo em todas as comunidades rurais sobre o comando do STR, e os bons resultados desse processo tem possibilitado uma maior intervenção e participação dos agricultores no processo de definição das políticas públicas e no próprio fortalecimento das Associações Rurais. Outra conquista tem sido o aumento no numero de acesso por parte dos agricultores familiares aos financiamentos no programa Nacional de Fortalecimento a Agricultura Familiar “PRONAF”, na avaliação do Presidente do STR Raimundo Canuto de Brito, o aumento no acesso se deu com a fundação da ONG , Centro Padre Pedro Neefs que vem trabalhando as políticas de créditos o CCP, que também é parceiro do Projeto Dom Helder Câmara que atua nas comunidades Rurais de Arrimo , Verruma e Assentamento Pau de Leite, com 65 famílias nas três comunidades . O Centro Padre Pedro que surgiu com a iniciativa do STR e de um grupo de técnicos com atuação em vários segmentos, e ainda desenvolve outros projetos como, o Semeando a Agroecologia em parceria com a rede Pardal , o Projeto Saf-MDA que trabalhou vários aspectos da economia popular solidária como a experiências de hortas orgânica e discussão do sistema de agrofloresta no semi-árido e o programa em experiências piloto onde apenas dois municípios foram contemplados sendo Janduis um deles .

O Sindicato ainda tem participado na mobilização para que outras políticas também possam chegar á zona rural. Entre essas políticas, estão a Compra direta, garantia safra, Mova Brasil, Luz para Todos, Programa de Desenvolvimento Solidário, melhoramento Genético do rebanho Bovino e Caprino, campanha de documentação e outros, projetos e programas também foram articulados pela Prefeitura Municipal, parceira do Sindicato e um dos principais parceiros do projeto PDA Carnaúba, da Visão Mundial,que também tem atuação no município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário