sábado, 19 de janeiro de 2008


Uma vida de dedicação as lutas sindicais e sociais em prol de melhorias para o campo

Desde cedo Raimundo Canuto de Brito, mas conhecido como Raimundo do Sindicato, iniciou sua vida de militância. Suas primeiras experiências aconteceram nos grupos de jovens nas comunidades rurais, pertencentes á Pastoral da Juventude da Diocese de Mossoró. As comunidades Eclesiais de Base também foi um espaço onde o mesmo atuou a nível regional, no ano de 1988 e também iniciou sua militância no movimento Sindical Rural. Nesse período foi eleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Janduís. Ele também foi um dos principais responsável e articuladores da reorganização do movimento sindical na região através da criação do pólo Sindical, atualmente o sindicalista é coordenador de Formação da Federação dos Trabalhadores (a) na Agricultura Familiar, alem de diretor executivo da Central Única dos Trabalhadores (CUT-RN).

A disposição de Raimundo do Sindicato também foi decisiva para a criação e consolidação da CREDIOESTE –SOL, Cooperativa de Credito Solidário para a Agricultura Familiar do Médio Oeste Potiguar. Que tem atuação em 12 municípios. A Cooperativa é hoje uma realidade na vida dos agricultores(a) familiares onde já vem sendo trabalhados duas linhas de credito.Atualmente o sindicalista é vice presidente da CREDIOESTE. A militância política também faz parte de sua vida desde a infância. Inicialmente se filou ao PMDB, onde militou no PMDB Jovem até o ano de 1988. A partir daí decidiu e se filiou ao Partido dos Trabalhadores(PT), onde participou de todos as direções municipais como presidente em dois mandatos inclusive participando da direção estadual do PT onde atualmente é secretario de Formação Política .
A dedicação diária de Raimundo Canuto de Brito a esses movimentos tem sido também a forma encontrada por ele para mudar a difícil realidade de vida do seu povo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário