terça-feira, 25 de março de 2008

Chuvas abalam estrutura de Severiano Melo

As chuvas dos últimos dias causaram estragos de grandesproporções em Severiano Melo. Este ano choveu 585mm no município, e só neste mês de março, já ocorreu a precipitação de 421mm. Com a intensidade das ultimas chuvas, algumas estruturas não suportaram e desabaram.



Passagem molhada deteriorada
Na sede do município, ruíram os muros do Cemitério e do Posto de saúde, além da estação de tratamento de esgotos ter sido avariada. Mas é na zona rural que o estrago é maior. A passagem molhada que dar acesso à maioria das comunidades rurais afundou, e para ampliar o problema dos transeuntes, as estradas estão totalmente deterioradas pela ação das enchentes e alagamentos causadas pelos arrombamentos de cinco açudes.

Estrada que dar acesso à maioria das comunidades rurais

Não é possível calcular a dimensão dos prejuízos, mas sabemos que parte da lavoura está comprometida, pelo fato de ter sido carregada pelas águas, além de animais que morreram com a incidência de raios. Tudo isso causou um transtorno sem igual para os munícipes que ficaram sem serviços essenciais como: atendimento médico, educação e trafegabilidade.

A comunidade de Santo Antonio está ilhada
De acordo com o Prefeito Silvestre Monteiro, o município não tem condições de arcar sozinho com os prejuízos, e por isso, esta decretando estado de calamidade pública. “Gostaríamos muito de resolver toda essa problemática sem precisar de ajuda, mas sabemos que é impossível um município que tem uma arrecadação pequena como o nosso, assumir uma responsabilidade tão grande como esta. Esperamos que a Defesa Civil possa se sensibilizar com tamanho estrago, e ajude-nos”, comenta Silvestre.
Até o muro do cemitério ruiu
Pelo fato do município fazer parte do semi-árido brasileiro, a média pluviométrica é em torno de 700mm por ano. Sempre que ocorre uma maior incidência de chuvas e de forma intensa, ocorre estes transtornos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário