terça-feira, 1 de abril de 2008


A grande verdade
Contrariando a tradição da data, eis aqui uma grande verdade! Há exatos cinco anos, publicávamos neste espaço, o primeiro, de uma série de artigos com temática espiritista. Ato de pioneirismo do O Mossoroense, a quem seremos sempre gratos, concedendo aos seus leitores a oportunidade de tomar conhecimento do que ensina a Doutrina Espírita, esse manancial de bênçãos que ao longo dos anos tem esclarecido curiosos e aliviado aflitos.
Conjunto de princípios e leis revelados pelos Espíritos Superiores, o Espiritismo é também uma ciência que trata da natureza, origem e destino dos Espíritos e suas relações com o mundo corporal. Proporciona uma visão mais ampla ao conhecimento das coisas, permitindo que as pessoas saibam de onde vêm, para onde vão e porque estão na Terra.
Os ensinamentos básicos da Doutrina Espírita estão dispostos em cinco livros, chamados de Codificação Espírita. O Livro dos Espíritos é a primeiro deles. De autoria dos Espíritos Superiores e organizado por Allan Kardec - O Codificador -, traz um conjunto de informações através de mil e dezenove perguntas e respostas, acerca das causas primárias, do mundo dos Espíritos, das leis morais e das esperanças e consolações. A segunda obra, O Livro dos Médiuns, é um tratado sobre mediunidade, indispensável a todos que se interessam pelo conhecimento e pela realização de trabalhos mediúnicos. Aqui cabe um esclarecimento: prática mediúnica espírita só é aquela que é exercida com base nos princípios da Doutrina e dentro da moral cristã. O Evangelho Segundo o Espiritismo é a terceira obra da Codificação. Revive os ensinamentos de Jesus, especialmente os de ordem moral, sem a forma alegórica e a linguagem mística usuais no tempo em que foram escritos os Evangelhos, e sem os desvios interpretativos, os acréscimos e supressões nas idéias originais, muitas vezes dando sentido a interesses pessoais. Alerta o Espírito de Verdade que "no Cristianismo encontram-se todas as verdades; são de origem humana os erros que nele enraizaram". Na seqüência, vem O Céu e o Inferno, contendo o exame comparativo sobre a passagem da vida corporal para a vida espiritual, as penas e recompensas futuras, os anjos e os demônios e principalmente esclarecendo que céu e inferno não existem: são estados de consciência. Por último, A Gênese, mais um passo adiante nas conseqüências e aplicações do Espiritismo. Tem por objetivo o estudo de três pontos: A Gênese, os milagres e as predições ou profecias.
Através do Espiritismo, em termos claros e compreensíveis para as pessoas comuns, sem necessidade de intermediários exclusivistas, há uma nova ligação da criatura com o Criador. O Espiritismo consola os humildes de coração e dá força aos que procuram o caminho da conduta equilibrada. Mostra o sentido da vida, não somente na realidade do mundo em que vivemos, mas também nas esferas espirituais que nos esperam. É uma orientação permanente para as almas enfermas e sofredoras, conduzindo-as à certeza de dias melhores, desde que seja cultivado o propósito de amor a Deus e ao próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário