quarta-feira, 29 de julho de 2009

Presidente do Sintraf-Oeste participou de reunião do Pólo do Biodisel do Sertão do Apodi

O presidente do Sintraf-Oeste, João do PT, participou nesta terça-feira (28), em Caraúbas, da reunião no Pólo do Biodisel do Sertão do Apodi com representantes de prefeituras e entidades não governamentais dos municípios de Janduis, Campo Grande, Caraúbas, Umarizal, Itau, Rafael Godeiro, Apodi, Severiano Melo e Messias Targino.

Superintendente do Projeto Biodiesel nos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte, Edmilson da Cruz

A reunião foi coordenada pelo Superintendente do Projeto Biodiesel nos Estados do Ceará e Rio Grande do Norte, Edmilson da Cruz. Na abertura da reunião foi feita a Exposição sobre o PNPB, além da apresentação aos participantes do novo articulador do Pólo, que é Antonio Francisco, do município de Campo Grande. Outro ponto discutido foi a reestruturação do GT (Grupo de Trabalho), que terão novos membros que será oficializado junto ao Polo.
João do PT participou da reunião em Caraúbas.

Os técnicos e representantes de ONGs na reunião fizeram vários relatos do desenvolvimento da cultura do girassol pelas empresas de ASTEC. “Foi também discutido a elaboração de um Projeto para o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) que será elaborado por uma equipe de técnicos, garantindo a participação de dirigentes da Fetraf/RN e Fetarn”, esclareceu o sindicalista João do PT que esteve na reunião. Ficou definido que no dia 18 de agosto, será realizado um seminário regional para avaliar as dificuldades, os avanços e os desafios da implantação das ações do novo articulador do Pólo, Antonio Francisco. O seminário será realizado no município de Campo Grande.


Antonio Francisco novo articulador do Pólo

O novo articulador do Pólo, Antonio Francisco, vai visitar todos os municípios que fazem parte do pólo, para apresentar o projeto e definir a realização de seminários municipais. No dia 10 de agosto ele visitará o município de Severiano Melo, onde estará discutindo com os atores locais sobre as questões do biodíeesel em Severiano Melo. Os participantes do Pólo do Biodisel do Sertão do Apodi estarão participando de um Intercâmbio, no Estado do Ceará, para conhecer as expriências, envolvendo a questão do biodisel. A próxima reunião do pólo será dia 25, em Apodi.

De Severiano Melo ainda participaram da reunião, o Secretário de Agricultura Aldessandro Morais e Libério, ambos fazem parte da Ecoeste.




Um pouco sobre o biodiesel

Biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido p or diferentes processos tais como o craque amento, a esterificação ou pela transesterificação. Pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais, existindo dezenas de espécies vegetais no Brasil que podem ser utilizadas, tais como mamona, dendê (palma), girassol, babaçu, amendoim, pinhão manso e soja, dentre outras.Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. A mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.

Segundo a Lei nº 11.097, de 13 de janeiro de 2005, biodiesel é um “biocombustível derivado de biomassa renovável para uso em motores a combustão interna com ignição por compressão ou, conforme regulamento, para geração de outro tipo de energia, que possa substituir parcial ou totalmente combustível de origem fóssil”.



A transesterificação é processo mais utilizado atualmente para a produção de biodiesel. Consiste numa reação química dos óleos vegetais ou gorduras animais com o álcool comum (etanol) ou o metanol, estimulada por um catalisador, da qual também se extrai a glicerina, produto com aplicações diversas na indústria química.Além da glicerina, a cadeia produtiva do biodiesel gera uma série de outros co-produtos (torta, farelo etc.) que podem agregar valor e se constituir em outras fontes de renda importantes para os produtores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário