quinta-feira, 30 de julho de 2009

ESPIRITISMO E PSICOLOGIA

A partir de 1989 o meio acadêmico foi surpreendido com uma série de livros espíritas trazendo apontamentos psicológicos. As obras passaram a ser conhecidas como "A Séria Psicológica de Joanna de Ângelis".

O médium espírita Divaldo Franco, após psicografar o livro “O Homem Integral”, de autoria do espírito Joanna de Ângelis, ficou impressionado com o conteúdo do qual era intermediário. Desconhecia muitos dos termos utilizados, como também a profundidade da análise feita por Joanna. À época, ela esclareceu-lhe que se tratava de um esboço de um conjunto de obras que estabeleceriam uma ponte entre a psicologia do ponto de vista acadêmico, e a psicologia com um olhar Espírita.

Preocupado com o impacto que esses livros poderiam causar, Divaldo consultou um amigo especialista em Psicologia e Psiquiatria. Este ficou deslumbrado. Tanto os conceitos estavam corretos do ponto de vista acadêmico, quanto apresentavam uma análise especial de correlações com a Doutrina Espírita. Mesmo convencido da validade das obras, Divaldo questionou Joanna de Ângelis, como é que ela tendo desencarnado em 1822, poderia escrever assuntos da atualidade e fazer referências a autores e escritores, a psicólogos, psicanalistas e psiquiatras do século 20. Ela explicou-lhe que o conhecimento sempre flui do mundo espiritual para o terreno. Muitos daqueles que trouxeram diversas correntes psicológicas para a Terra passaram por uma preparação prévia e estiveram em convívio com ela e outros espíritos debatendo e construindo o que aqui apresentariam. Muitos estudiosos do comportamento humano reencar-naram sob a assistência desse grupo espiritual.

Esclarece Joanna que a tarefa da psicologia espírita é tornar-se ponte entre o pensamento espiritista e as notáveis contribuições dos estudos do passado apresentados por eminentes psicólogos. Oferece-lhes um elo que ilumina os recantos e os abismos do inconsciente individual e coletivo, as imagens psíquicas, os impulsos e tendências, os conflitos, os ideais, a busca da plenitude de cada ser na sua larga caminhada reencarnacionista. Mostra também que Jesus era o mais profundo conhecedor da psique.

Atualmente, além dos psicólogos transpessoais e analíticos, outras correntes também examinam a produção mediúnica de caráter psicológico e comprovam sua validade.

A Séria Psicológica do Espírito Joanna de Ângelis, psicografada pelo médium espírita Divaldo Franco atualmente é composta por 15 livros. Em ordem cronológica, são eles: “Jesus e Atualidade”, “O Homem Integral”, “Plenitude”, ‘Momentos de Saúde”, “O Ser Consciente”, “Autodescobrimento: Uma Busca Interior”, “Desperte e Seja Feliz”, “Vida: Desafios e Soluções”, “Amor, Imbatível Amor”, “O Despertar do Espírito”, “Jesus e o Evangelho à Luz da Psicologia Profunda”, “Triunfo Pessoal”, “Conflitos Existenciais”, “Encontro com a Paz e a Saúde” e “Em Busca da Verdade”.

Francinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário