terça-feira, 26 de maio de 2009

CGU fiscaliza aplicação de recursos federais
Itaú - Agentes da Polícia Federal, auditores da Controladoria Geral da União (CGU) e fiscais da Receita Federal desembarcaram ontem, às 7h, no município de Itaú, para investigar a gestão do prefeito Antônio Edson de Melo. Os técnicos vão investigar a aplicação de todos os recursos enviados pelo Governo Federal para o município, seja através da Prefeitura, associações ou sindicato.
Itaú foi um dos 60 municípios sorteados pelo CGU no dia 12 passado para passar por uma fiscalização federal. No Rio Grande do Norte, foram sorteados também São Miguel do Gostoso e Espírito Santo. Esta é a 28ª edição do Programa de Fiscalização dos Municípios. O sorteio aconteceu no Auditório da Caixa Econômica Federal, em Brasília (DF). O ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, disse que a iniciativa "inibe a corrupção dos gestores da administração pública".
Em Itaú, serão investigados os recursos enviados pelo Governo Federal para educação, saúde, assistência social, habitação, saneamento e urbanismo. No caso de Itaú, os fiscais do CGU vão encontrar obras como a construção do Abatedouro Público, que foi erguida pelo prefeito com recursos federais num terreno de um parente, nas margens da BR 405, e jamais funcionou.
Outra obra financiada pelo Governo Federal e que existem suspeitas de irregularidades é o anel viário, que foi feita pelo prefeito Antônio Edson uma parte e outra deixada sem nada. Também existem suspeitas sobre a construção de passagens molhadas nas localidades do Riacho do Saco Sujo e Belo Horizonte. Essas duas obras também serão fiscalizadas.
Ontem, no final da tarde, os fiscais do CGU, de posse da lista de beneficiados, foram à residência de uma mulher chamada Maria de Fátima Melo de Freitas, que é funcionária pública e tem outras três pessoas empregadas na mesma residência. Ela estaria recebendo os recursos do Bolsa Família irregularmente e foi flagrada pelo CGU. Provavelmente será excluída do programa federal.
Ontem, o vaivém dos carros da Polícia Federal, Receita Federal e do CGU movimentou o município. O trabalho seguirá até sexta-feira, 29, com inspeção de todas as obras no município financiadas pelo Governo Federal. Geralmente, o relatório da inspeção é divulgado no leito do CGU num prazo de três meses.

"É bom demais esta fiscalização"

Mulher do prefeito diz: 'fiscalização é bom demais'
O ministro-chefe do CGU, Jorge Haje, disse que são encontradas irregularidades graves em 70% a 80% dos municípios fiscalizados. Porém, no caso de Itaú, o prefeito Antônio Edson e a mulher Maria Lúcia Fernandes(foto) passam a ideia de tranquilidade e que a fiscalização é algo muito positivo para o município.
"É bom demais essa fiscalização, pois tira dúvidas da gente e ainda dá orientações", diz Maria Lúcia, chamando o secretário de Finanças, Marcos Morais, para dar mais informações a respeito do trabalho dos fiscais do CGU, Receita Federal e agentes da Polícia Federal.
A aparente tranquilidade revelada pela primeira-dama e pelo secretário de Finanças não reflete o que foi observado no município depois do sorteio. Fizeram verdadeiras fogueiras com documentos e desde sexta-feira, 22, que profissionais em contabilidade trabalham dia e noite para "arrumar" a Casa.
Segundo informa o CGU, as fiscalizações nos municípios têm encontrado obras inacabadas ou paralisadas, apesar de pagas; uso de notas fiscais frias e documentos falsos, simulação de licitações ou irregularidades em licitações, havendo inclusive a participação de empresas fantasmas; superfaturamento de preços, falta de merenda escolar e de medicamentos; gastos sem licitação; não-comprovação de aplicação de recursos; favorecimento de empresas, e irregularidades em cadastros de programas como o Bolsa Família.

Fonte: www.defato.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário