sexta-feira, 10 de julho de 2009

Severiano Melo desenvolve projeto "Conte Sua História"

Os representantes da ABDA - Agência Brasileira de Desenvolvimento Sócio-Ambiental, José salim e Maize, visitaram, pela segunda vez o municipio de Severiano Melo, onde realizaram reunião com a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, representante da ASSEM e o Presidente do SINTRAF-OESTE, João do PT, para discutir o andamento do Projeto Conte Sua História que está em andamento desde o mes de maio do corrente ano.

O SINTRAF-OESTE participará efetivamente do projeto

Conte Sua História é uma proposta de trabalho educativo permanente da ABDA e um instrumento norteador de ações que serão realizadas nas escolas e nas comunidades urbanas e rurais numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a representação local dos piscicultores envolvidos no projeto.

Estas ações visam desenvolver um trabalho de resgate da História do Município, ao longo de seus anos de existência; também mostrar aspectos de sua organização social e política, do patrimônio artístico, cultural e ambiental e de suas potencialidades econômicas e oportunidades de geração de renda, emprego e inclusão.

"Temos uma equipe bastante empenhada"

O resgate será feito de forma participativa, partindo da escola para o seio da família e daí estendendo-se para a comunidade, cada qual, contará sua história pessoal ou institucional, buscando não só lembranças, como também provas materiais dessa memória como escritos, fotos, imagens, partituras, gravações, objetos, instrumentos e outros.

O material recolhido será tratado e classificado nas diversas categorias e formatos para constituir um banco de dados e ser transformado em produtos e documentação do trabalho realizado que estarão à disposição do público em forma de livro, álbum, peças, DVD, museu, biblioteca, coleções visitáveis e abertas ao mundo na rede web.

Esse programa deve ser visto como uma atividade permanente na rotina administrativa da Secretaria de Educação e como integrador de projetos setoriais da pasta. Por tal razão, a Coordenação do programa estará cargo da referida Secretaria, contando com uma assessoria e grupos de trabalhos compostos de professores, estudantes, piscicultores e pessoas da comunidade.

Essa estrutura trabalhará o resgate da história com base nas dimensões que podem ser identificadas no recorte espacial do território do município: Meio Físico; Socioeconomia; História e Cultura; Político e Institucional; e o Científico e Tecnológico.

De acordo com a Secretária de Educação, Maria Antonia, já existem dados que servirão para a execução do Projeto, além de uma equipe bastante empenhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário