quarta-feira, 5 de agosto de 2009


ESPIRITISMO E MEDICINA CAMINHAM JUNTOS

Pesquisadores afirmam que a fé e a ciência são fortes aliados no tratamento de algumas doenças. Com uma visão mais ampla, faculdades de medicina país afora já incluem na grade curricular a disciplina "Medicina e Espiritualidade".

Não se pode desprezar o pensamento do físico alemão Albert Einstein: "A ciência sem a religião é paralítica; a religião sem a ciência é cega". O Espiritismo ensina que a ciência e a religião são as alavancas da inteligência humana: uma revela as leis do mundo material e a outra as do mundo moral.

De acordo com Eliane Oliveira, professora do Departamento de Morfologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) e coordenadora da disciplina Medicina e Espiritualidade, estamos em processo de intensa reflexão, onde a ciência se alia à espiritualidade por um mundo melhor.

"Principalmente com a física quântica, com a compreensão de que o universo é uma teia energética, onde todos estamos interligados, a Espiritualidade está em plena ascensão".

A dra. Marlene Nobre, presidenta da Associação Médico-Espirita do Brasil, afirma que a contribuição da Doutrina Espírita à medicina tradicional é enorme. "Primeiramente, ele muda a visão do mundo e do ser humano. Quando o médico espírita examina o paciente, sabe que tem diante de si uma alma imortal que está transitando, por alguns anos na Terra, vestindo um corpo físico e envoltórios espirituais, que vem sendo construídos ao longo de bilhões de anos e que adoecem segundo a lei de ação e reação. O médico sabe, portanto, que as doenças, em sua esmagadora maioria, estão relacionadas às imperfeições da alma e à lei do carma. E, principalmente, está consciente de que tem nos seus pacientes irmãos em humanidade aos quais compete servir, segundo os sentimentos de fraternidade exemplificados pelo Médico dos Médicos - nosso Mestre Jesus. O Espiritismo dá uma visão integral do ser humano: alma-mente-corpo e estimula o exercício da solidariedade entre todas as criaturas humanas".

A conceituada Universidade de São Paulo (USP) é uma das que criou o curso de extensão para a sua Faculdade de Medicina, denominado Medicina e Espiritualidade. O projeto foi elaborado pelo doutor Sérgio Felipe de Oliveira, psiquiatra, mestre em Ciências e destacado pesquisador na área da Psicobiofísica. A sua pesquisa reúne conceitos de Psicologia, de Física, de Biologia e do Espiritismo. Desenvolve estudos sobre a glândula pineal, estabelecendo relações com atividades psíquicas e recepção de sinais do mundo espiritual por meio de ondas eletromagnéticas.

Atualmente, nos Estados Unidos, mais de trinta cursos de medicina abordam a espiritualidade tanto através de palestras como de disciplinas obrigatórias no currículo acadêmico. O objetivo maior é a cura da alma através do conhecimento das crenças e de como a espiritualidade pode fazer parte de exames clínicos regulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário