sábado, 17 de abril de 2010

PERSEGUIÇÕES


Neste período de comemorações dos 100 anos de nascimento do médium espírita Francisco Cândido Xavier, é natural que uma onda de reportagens tome conta dos vários veículos de comunicação do País. É de se esperar que no meio delas haja alguém tentando distorcer fatos reais, de acordo, talvez, com as próprias convicções pessoais, como foi o caso de uma revista de circulação nacional. Também sabemos das perseguições que o Espiritismo sofre ainda nos dias atuais, certamente por desconhecimento. Fomos informados que determinado templo religioso da cidade dedicou parte do seu culto para convencer os seguidores de que Chico Xavier é o enviado do diabo. Respeitamos a opinião, mas não podemos deixar de tecer nossos comentários.
Perseguições ao Espiritismo vem desde o seu surgimento em 1857. Aos perseguidores, Allan Kardec, o Codificador, divulgou uma curta, porém firme resposta. Dizia ele que o exame e a crítica é um direito que não pode deixar de existir, ao qual o Espiritismo não tem pretensões de ficar isento, nem de satisfazer a todo mundo. Cada um está livre para aprová-lo ou rejeitá-lo. Mas que se faça isso com conhecimento de causa. O que a crítica tem feito muito frequentemente é mostrar sua ignorância aos princípios mais elementares, atribuindo-lhe o que não lhe pertence, confundindo-o com imitações grosseiras, com charlatanismo e outros equívocos mais.
Antes de se atribuir à Doutrina Espírita atos irrepreensíveis, o racional é que a examinem com visão ampla e sem preconceitos. Para conhecer as responsabilidades do Espiritismo, é necessário antes de tudo boa-fé. Buscar, não entre os adversários, e sim, na própria fonte, visto que é muito fácil, tudo é público, nada é secreto. O físico inglês Cromwel Varlei certa feita afirmou: " O ridículo que os espíritas sofrem somente parte daqueles que não se deram ao trabalho de estudar o Espiritismo. Não conheço um só exemplo de alguém que o havendo estudado com isenção de ânimo, não se lhe haja rendido à evidência".
O Espiritismo não é nenhuma criação pessoal de Allan Kardec nem um sistema pré-concebido. É o resultado de milhares de observações feitas em todos os pontos da Terra e que convergiram para o Codificador, que as organizou. "O Espiritismo é uma doutrina filosófica que tem consequências religiosas, como toda doutrina espiritualista; por isso mesmo toca forçosamente às bases fundamentais de todas as religiões: Deus, a alma e a vida futura". Tem por objeto o estudo do elemento espiritual em suas relações com o elemento material, e encontra, na união desses dois princípios, a razão de uma multidão de fatos até então inexplicados.

Francinaldo Rafael

Nenhum comentário:

Postar um comentário