terça-feira, 2 de novembro de 2010

O Brasil de ontem e o de hoje

Rafael Saldanha
O Brasil de ontem ficou marcado como um país que ignorou os seus aposentados. Um país do arrocho salarial. Um país que devia 20 bilhões de dólares ao FMI. Um país que privatizou diversos patrimônios energéticos e naturais e, ainda, os venderam a preço de “banana”! Um país que não aguentava nenhuma crise econômica vinda de países do exterior. Um país do “apagão”. Um país que abandonou os miseráveis e excluídos dessa nação. Um país da desigualdade social exacerbada. Esse foi o país de FHC/Serra e que quase privatizou a Petrobras.
O Brasil de hoje é o ver o filho de pedreiro formando em medicina graças ao ProUni. O Brasil de hoje é você ser livre para ter a sua crença em uma religião ou filosofia e saber que o Estado não pode interferir nela pois este é laico. O Brasil de hoje é o que concedeu emprego a mais de 15 milhões de brasileiros e brasileiras. O Brasil de hoje é ver motorista de ônibus fazendo churrasco no domingo. O Brasil de hoje é saber que mais de 20 milhões de brasileiros saíram da miséria. O Brasil de hoje é entender que a classe média cresceu, pois são mais de 30 milhões que adentraram nela. O Brasil de hoje deixou de dever o FMI para se tornar credor desta. O Brasil de hoje conseguiu enfrentar uma crise econômica mundial oriunda dos EUA e, ainda, teve a invejável maestria de ser o último a entrar nela e o primeiro a sair. O Brasil de hoje é respeitado no mundo todo e não abaixamos mais a cabeça para americanos e europeus dizendo: “Yes, sir”, pelo contrário, nós lideramos o G-20 e queremos mostrar ao mundo e, principalmente ao G-8, que todos os países tem liberdade e o direito de expressar as suas opiniões sobre questões ambientais, econômicas, políticas sem sofrerem sanções e invasões.
O Brasil de hoje é acreditar que existe um futuro ainda melhor. Entretanto, isso só irá se concretizar se você conhecer a dor do passado, perceber a alegria do presente e confiar que Dilma Rouseff fará um amanhã ainda de modo mais perfeito como nunca antes na história desse país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário