segunda-feira, 19 de maio de 2008

Educandos de economia solidária receberam capacitação em horta orgânica
Neste sábado dia 17, os educandos do curso de economia solidária de Severiano Melo, bem como uma equipe de educandos de Itaú, receberam uma capacitação sobre horta orgânica comunitária.


35 educandos participaram da capacitação prática
A aula de campo aconteceu na comunidade da Ipoeira, e foi ministrada pelo técnico agrícola Antonio Dário do Centro Padre Pedro Neefs de Janduis. Dário fez inicialmente uma explanação acerca da importância de se produzir de forma orgânica, respeitando o meio ambiente e a vida humana, uma vez que neste tipo de produção não se usam agrotóxicos.

Antonio Dário aplicou conhecimentos em horta orgânica
Depois da parte teórica o mesmo ensinou, de forma simplificada, como construir um canteiro de horta orgânica. Segundo Dário, nada se perde em uma produção orgânica, pois todos os "restos" são reaproveitados pela natureza, que faz a decomposição e transforma-os em adubo de excelente qualidade.

Experiência prática
Os educandos estavam sequiosos de informações, uma vez que o grupo está com a idéia firme de dar prosseguimento ao projeto de formação da horta. "O que estava faltando na nossa comunidade era exatamente um projeto que viesse dar estímulo a geração de renda, e a horta comunitária atenderá as nossa expectativas, pois a produção será feita por todos os envolvidos", diz Maria Vera, que é educanda do curso de economia solidária da Ipoeira.
Dário se mostrou muito seguro ao repassar os seus conhecimentos, e disse que ficou impressionado com a vontade que a comunidade tem de realizar um projeto solidário através desta horta. "Fico muito feliz quando chegamos em uma comunidade e encontramos as pessoas interessada em ouvir sobre preservação do meio ambiente, e mais ainda, em criar de forma coletiva, oportunidades de geração de emprego e renda", conclui Antonio Dário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário