sexta-feira, 30 de maio de 2008


Milagres: será que acontecem mesmo?
Conforme os dicionários, a palavra milagre pode ser atribuída à ocorrência extraordinária que não se explica pelas leis da natureza. Para a maioria das religiões, é qualquer manifestação ativa da presença de Deus na história humana, que cause alteração dos fatos, de forma diferente do naturalmente esperado. O Espiritismo apresenta explicações mais voltadas ao uso da razão para a relação das coisas.
No pensamento das pessoas, milagre é o mesmo que fato sobrenatural. No sentido teológico, é a anulação das leis da natureza, pelas quais Deus manifesta seu poder. Uma de suas características é a de ser inexplicável e a Igreja se fundamenta nesse ponto, chegando a taxar de herege quem não admite crer nos milagres.
Todos os dias a ciência faz milagres aos olhos dos que têm pouco conhecimento. Se um homem está em morte aparente, mas há nele vitalidade adormecida e a ciência ou uma ação magnética venha a reanimá-lo, para as pessoas esclarecidas é um fato natural, mas aos olhos do ignorante, passará por miraculoso. Os séculos de ignorância foram ricos em milagres, porque tudo cuja causa era desconhecida passava por sobrenatural.
Fatos narrados no Evangelho até os dias atuais considerados milagres, pertencem na maioria à ordem dos fenômenos psíquicos, ou seja, aqueles que têm como causa primeira a capacidade do espírito. Jesus, com sua superioridade sobre os homens, agia em virtude do seu poder pessoal. Espírito Superior de ordem elevada, é reconhecido como um mensageiro direto da Divindade. Ligado ao corpo físico por laços estritamente indispensáveis, tinha uma visão espiritual em grau supremo em seu estado normal, o que atesta grande número de atos de sua vida, e que são explicados hoje pelos fenômenos magnéticos e pelo Espiritismo. Um exemplo que pode ser citado é a pesca milagrosa no lago de Genesaré, quando Jesus diz a Simão para avançar nas águas e lançar as redes, mesmo estando ele e os outros já cansados da noite improdutiva de trabalho. Pescaram quantidade tão grande que a rede se rompeu. Jesus não produziu espontaneamente peixes ali onde eles não existiam. Com sua visão espiritual aguçada, pôde ver onde os peixes estavam, e com segurança dizer que lançassem as redes.
Milagres como teologismo não existe. Deus não seria inteligente, fazendo uma Lei para depois tornar nula, para provar (a quem?) que tem superpoderes. Felizmente Ele é a Inteligência Suprema, conforme nos asseguram os Espíritos Superiores: "Não sendo necessário os milagres para a glorificação de Deus, nada no Universo se produz fora do âmbito das leis gerais. Deus não faz milagres, porque, sendo como são perfeitas as Suas leis, não Lhe é necessário anulá-las".

Nenhum comentário:

Postar um comentário