quarta-feira, 29 de abril de 2009

O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO

No dia 28 de abril de 1864, foi lançado, em Paris (França), "O Evangelho Segundo o Espiritismo", um dos cinco livros da codificação espírita. A obra traz a explicação dos ensinamentos morais de Jesus, e sua aplicação às diversas circunstancias da vida. No seu prefácio, uma instrução do Espírito Verdade transmitida por via mediúnica, resume ao mesmo tempo o objetivo da obra e o verdadeiro caráter do Espiritismo: "Eu vos digo, em verdade, que são chegados os tempos em que todas as coisas devem ser restabelecidas no seu verdadeiro sentido, para dissipar as trevas, confundir os orgulhosos e glorificar os justos".

Analisando-se os Evangelhos, percebe-se que as matérias contidas podem ser divididas em cinco partes: os atos cotidianos da vida do Cristo, os milagres, as profecias, as palavras que serviram ao estabelecimento dos dogmas da Igreja e os ensinamento moral. As quatro primeiras têm sido objeto de controvérsias; a última, porém, conservou-se incontestável. É terreno onde todos os cultos podem reunir-se, bandeira sob a qual podem todos colocar-se, quaisquer que sejam suas crenças, visto que jamais ele constituiu matéria das disputas religiosas, que sempre e por toda a parte se originaram das questões dogmáticas. Como para os homens essa última parte é regra de proceder que abrange todas as circunstâncias da vida privada e da vida pública, o principio básico de todas as relações sociais que se fundam na mais rigorosa justiça e, acima de tudo, o roteiro infalível para a felicidade vindoura, é dessa parte o objetivo exclusivo de "O Evangelho Segundo o Espiriti smo", sem deixar de lado o levantamento de uma ponta do véu que nos oculta a vida futura. Afinal de contas "Fé inabalável só o é a que pode encarar frente a frente a razão, em todas as épocas da humanidade", conforme afirmava Allan Kardec, o codificador.

Muitos pontos dos Evangelhos, da Bíblia, e dos autores sacros em geral, parecem pouco compreensíveis por falta do instrumento que lhes dê o verdadeiro sentido. O Espiritismo apresenta esse instrumento, conforme pode conferir quem o estuda com seriedade.

Para complementar cada ensinamento, foi acrescentado ao "Evangelho Segundo o Espiritismo", acrescentamos algumas instruções escolhidas, dentre as que os espíritos ditaram em vários países e por diferentes médiuns. Se elas fossem tiradas de uma fonte única, poderiam talvez ter sofrido uma influência pessoal ou a do meio.

Esta obra é para uso de todos. Dela podem extrair os meios em conformidade com a moral do Cristo e o respectivo proceder, isentos de qualquer alegoria.

(publicado - jornal O Mossoroense - 28/04/2009)

Francinaldo

Nenhum comentário:

Postar um comentário